O livro que você cita é normalmente conhecido como Carta aos Hebreus e, na Bíblia, aparece no final, depois das cartas de Paulo. Na parte oriental da Igreja, no passado, sempre se atribuiu essa carta a Paulo, embora no Ocidente isso, desde o início, foi contestado. Há elementos incontestáveis, que nos permitem dizer com certeza que não foi Paulo que escreveu esse texto: o estilo, a meniera de citar e utilizar textos do Antigo Testamento, a falta de partes tradicionais de uma carta (endereço e preâmbulo). É verdade que em relação ao tema da fé, por exemplo, há sintonia com o pensamento paulino.

Por causa dessa afinidade, muitos exegetas dizem que o autor é alguém que vem do ambiente paulino. É um escrito anônimo e hoje podemos apenas fazer suposições sobre o seu autor. Foram sugeridos vários nomes, tais como Barnabé, Aristião, Silas, Aplo, Priscila, etc. Mas nunca se chegou a um acordo.

Todavia, não é difícil traçar o perfil desse autor, embora não saibamos o seu nome: trata-se de um judeu de cultura helenística (mundo grego), conhecedor da arte da oratória, capaz de fazer interpretações pontuais das passagens do Antigo Testamento (utiliza a versão grega - LXX - dos livros do AT).

Sobre o lugar de composição e data, também não é fácil de dizer com exatidão. Fala-se de um texto composto na Itália (veja 13,24) e que teria sido redigido antes da destruição do Templo de Jerusalém, que aconteceu no ano 70 depois de Cristo. Mas isso também não parece ser unânime entre os estudiosos. Lendo o texto, percebe-se uma distância temporal dos apóstolos, que faz pensar a uma composição mais tardia do texto, quem sabe no final dos anos 80.