Olá Raquel Cardoso Carvalho de Barretos / SP !

Encontramos o fato descrito como Armagedon (Harmagedôn) no livro do Apocalipse, na descrição da sete pragas das sete taças (estas pragas que caíram sobre a babilônia evoca as pragas do Egito), mesmo assim as nações não se convertem e se reúnem para combater contra Deus. Em apocalipse 16,16 narra o fato:

Eles se reuniram então no lugar que em hebraico, se chama “Harmagedôn” (Apocalipse 16,16) Bíblia de Jerusalém.

Onde se localizaria este Armagedon (Harmagedôn):

Embora Pra muitos a localização deste monte é apenas simbólica, é melhor considera-lo como sendo Megido, cidade da planície que serpenteia a cadeia do Monte Carmelo em direção a cidade de Haifa atual. Também Megido é conhecido como o lugar em que o rei Josias foi derrotado pelos seus inimigos descrito em 2Rs 23,29. Megido devido aos acontecimentos do passado se tornou um símbolo de desastre total para os exércitos que ali se reuniam para fazer batalha. (ver também Zc 12,11). Do mesmo modo este lugar agora chamado de Armagedon (Harmagedôn) é o local onde os reis das nações se reúnem para combater a Deus caindo em desastrosa derrota.

Este local Armagedon (Harmagedôn) descrito em Apc 16,16, onde os três espírito impuros reunirão os reis do mundo, é considerado como “monte de Magedo”, localizado ao Sul do monte Carmelo. Identifica-se com a narrativa do livro do Apocalipse onde Deus coloca em derrota os reis opositores que se reúnem neste local chamado de monte da assembleia.

Fonte:

VAN DEN BORN, A, Dicionário Enciclopédico da Bíblia, Editora Vozes, Petrópolis, 1977, pág. 114.

DOUGLAS, J. D., O Novo Dicionário da Bíblia, vol. I, edições Vida Nova, São Paulo, 1986, pág. 116.

MESTERS, Carlos, Esperança de um povo que luta o apocalipse de São João uma chave de leitura, Paulinas, São Paulo, 1982, pag. 68-71.