Qual a passagem da Bíblia onde Jesus fala a Pedro que lhe dará a chave do céu?

Pergunta de Thiago Ferreira do Nascimento, Caruaru
Resposta de Luiz da Rosa, em 01/07/2009


Leia mais sobre Pedro

A passagem se encontra em Mateus 16,15-20:
Então lhes perguntou: “E vós, qum dizeis que eu sou?” Simão Pedro, respondendo, dsse: “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo”. Jesus respondeu-lhe: “Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne ou sangue que te revelaram isso, e sim meu Pai que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha igreja, e as portas do Hades nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus”.

Essa passagem sublinha o papel do apóstolo Pedro na “cidade de Deus”, o Reino dos Céus. Como a cidade dos mortos (Hades, em hebraico Sheol), também a cidade de Deus tem portas e as suas chaves são entregues a Pedro, a quem cabe abrir ou fechar o acesso. “Ligar” e “desligar” são dois termos usados no mundo judeu com o sentido de “condenar” e “absolver”, respectivamente, em relação à disciplina. É também usada em relação às decisões doutrinais ou jurídicas e nesse âmbito tem a função de “proibir” (ligar) ou “permitir” (desligar). Nesse contexto, a mensagem dessa passagem indica que Pedro exercerá a função disciplinar.de admitir ou excluir as pessoas na comunidade administrando também todas as coisas em relação à doutrina e à moral. As decisões serão confirmadas por Deus.

O mundo católico acredita que essas promessas não são destinadas somente a Pedro, mas também aos papas, que são seus sucessores.

7670 visitas

31 comentários

Postar um comentário

  • João (Manaus) - 19/06/2014

    Então ao me dizerem: "Oi João", estão querendo dizer "Oi Deus é cheio de graça", quando uma pessoa fala meu NOME é a mim que ela quer falar e pronto. Sou Católico Apostólico Romano.

  • Marlim (Ponta Grossa PR) - 26/02/2014

    Gente. o que o (ARIVALDO) ta querendo dizer é o seguinte. O assunto pode ser um pouco complexo pelo alto indice de V.D.B.F.P.M. Mas o que o Erivaldo quer dizer é muito simples de entender...é que todo sistema cosmoplasta, democrático que desenvolve uma lógica hermenêutica de base fundamentalista, é que da sustento ao besteirol cósmico que determina uma reação química dentro da cultura religiosa, que combate ao racismo filosófico. Que, em contrapartida bate de frente com a filosofia gregoriana, que tenta implantar u...

  • Erivaldo (Salvador) - 25/02/2014

    CLAUDIO,coloca na tua cabeça que so vai seguir o VERDADEIRO MESSIAS, O SALVADOR AQUELE QUE " CRER SEGUNDO AS ESCRITURAS " agora CLAUDIO nessas ESCRITURAS o NOME DO SALVADOR nao seria o de JESUS, porque? porque o NOME do MESSIAS ira levar tambem o NOME do PAI, ira levar o NOME DO CRIADOR. CLAUDIO se voce tem FILHO? Voce por acaso nao percebeu que o seu filho ira LEVAR PARTE DO SEU NOME AO DELE? CLAUDIO voce um pai, um HOMEM NATURAL de carne assim como todos os HOMENS, nao percebe que o seu filho LEGITIMAMENTE esta ...

  • Erivaldo (Salvador) - 25/02/2014

    Meu amigo, quem te diss que alguem me seue, voce esta maluco? Porque voce nao vai ler alguns textos, por exemplo o de JOAO 10? Leia o capitulo todo e voce vai ver quem esta seguindo quem, deixa de ser preguiçoso, porque voce nao procura saber a verdade desses NOMES? JESUS-CRISTUS-? ao inves de voce procurar a verdades dos NOMES BLASFEMADOS, voce fica parecendo um ABESTALHADO querendo entender os meus comentarios, va procurar saber primeiro se existe algo de verdade no que comento, faça isso para depois voce colocar...

  • Claudio (Santana) - 25/02/2014

    Erivaldo você diz pra não seguir o Cristo pra não seguir o Papa pra não seguir o Pastor pra não seguir ninguém! Então ninguém vai te seguir! mas quem é que você tá seguindo? Será que você tá seguindo o Erivaldo? Cara para de seguir o Erivaldo que o Erivaldo tá perdido

  • Erivaldo (Salvador) - 25/02/2014

    PAULO TRINDADE, veja o que aconteceu a PEDRO e a JOAO quando foram no TEMPLO daquela RELIGIAO? PREGARAM CONTRA A RELIGIAO, PREGARAM CONTRA O TEMPLO, PAULO TRINDADE veja o DISCURSO de ESTEVAO? ELE PREGA CONTRA A RELIGIAO E CONTRA O TEMPLO e foi MORTO por isso, e agora? Voce nao vai tambem querer me matar porque estou fazendo a mesma coisa, estou te pregando contra o TEMPLO e contra RELIGIAO, a mesma coisa que o SALVADOR fez, PAULO pregou contra o TEMPLO, ESTEVAO tambem PEDRO e JOAO, e agora Sr. PAULO TRINDADE? o que...

  • Erivaldo (Salvador) - 25/02/2014

    Paulo Trindade, eu nao sou de RELIGIAO nenhuma, veja que voce esta sendo mais JUDAIZANTE que ERIVALDO= veja PAULO o que era o JUDAISMO? adoravam no TEMPO? SIM mas isso voce tambem FAZ, eu nao ADORO NO TEMPLO mas voce ADORA. PAULO veja o quanto voce esta sendo um JUDAIZANTE porque? ELES levavam os DIZIMOS ao TEMPLO? sim, mas isso voces TEMPLARIOS de IGREJAS tambem fazam a mesma coisa? sim fazem. Veja PAULO- os JUDAIZANTES tinham um SACERDOTE no TEMPLO? SIM mas isso voce tambem tem um SACERDOTE que e o seu PASTOR da ...

  • Paulo (Trindade) - 25/02/2014

    Erivaldo não entendo porque você defende tanto a volta ao judaismo, você é judeu? mas porque se diz cristão? E Pedro tinha religião sim! Ele, Estevão, Paulo e muitos outros eram judeus, mas que passaram a pregar o Evangelho, porque acreditaram em Jesus, por isso eram chamados "cristãos"! Larga essa tua teoria maluca e busque o Salvador, que é Jesus Cristo! E não precisa gritar que aqui ninguém é "surdo"

  • Erivaldo (Salvador) - 25/02/2014

    FRANCISCO, voce sabe ler? Voce entende porque mataram ESTEVAO? FRANCISCO, voce sabe porque prenderam PEDRO e JOAO? FRANCISCO, voce sabe quais foram as pessoas que deram as 30 moedas a JUDAS ISCARIOTES? FRANCISCO voce sabe qual foi o DISCURSO de ESTEVAO antes de ser APEDREJADO? RAPAZ, o SALVADOR nunca construiu TEMPLO, PEDRO nao tinha nenhuma RELIGIAO nem IGREJA NENHUMA, PAULO? qual era a RELIGIAO DE PAULO? FRANCISCO acorda! PAPAS foi uma invençao do DEMONIACO de CONSTANTINO, voce sabe disso, se voce sabe que o ESP...

  • Francisco (São Paulo) - 24/02/2014

    os papas são sucessores de são Pedro sim se vocês só acreditam na parte do evangelho que os convém vai em frente.

  • Erivaldo (Salvador) - 05/06/2013

    Gente, pelo amor de Deus- Então Mat.23;13? Farizeus tambem tinham as CHAVES DOS CEUS? Mat.13;11 Os MISTERIOS DO REINO DOS CEUS- revelado por DEUS ao PEDRO- gente, essa é a chave a que se REFERE JESUS CRISTO, não é a pessoa PEDRO e SIM AO QUE A ELE FOI REVELADO. Pedro conhecia a JESUS- isso foi lhe revelado- Leiam a 1 Ped. que iremos entendera mensagem de AMÒS.3;7 E tudo foi revelado aos APOSTOLOS por Jesus Cristo- Veja Heb.1;1- Efes.3;4,5,6- ou 1 João.1;34- Por isso é que Pedro é recebedor das chaves? O problema é ...

  • Aparecido (vinhedo) - 05/06/2013

    Irmãos, vamos parar de complicar as coisas, Jesus deu ou não deu poder à Pedro quando disse por três vezes tu me amas, apascenta as minhas ovelhas. Jo 21 vrc15-17. Ou bem ou mal é isso que a Igreja católica faz até hoje. Se nossa mãezinha querida se tornasse uma prostituta, ela deixaria de ser nossa mãe?

  • Nadson (Genebra) - 04/06/2013

    Eu só quero saber onde tem na bíblia DEUS mandando nos adorarmos a homens e a muito menos imagens de esculturas q tem o desenho d uma boca mais não fala, tem nariz mais não sente cheiro algum tem mãos mais não pegam e tem ouvidos mais não ouvem. Enquanto vcs ficam orando a deuses mortos pedindo milagres o meu DEUS com sua infinita graça atende aos seus pedidos. e depois ainda vem dizer q tem orgulho de ser calolico apostolico romano vai aprender mais d DEUS porque o espirito santo é luz e testifica aos seus, e q...

  • ad (aracruz) - 16/05/2013

    o céu não tem porteiro. Parem de acreditar em pica-pau!

  • Erivaldo (Salvador) - 16/05/2013

    As chaves do Reino? Cristo ainda irá entregar esse REINO AO PAI.

  • Erivaldo (Salvador) - 16/05/2013

    Deixa de ser bobo, O REINO É DE CRISTO e é CRISTO que irá entregar ao PAI para que? Para que; TUDO E TODOS SEJAM APENAS UM COM DEUS, agora vá procurar isso que estou co0locando aqui na biblia. Essa é a verdade, o que está escrito é isso aí O REINO PERTENCE A CRISTO e CRISTO não entregou chaves de REINO A Pedro e a Papas, isso é criação de fieis catolicos, fieis as doutrinas CATOLICAS e não fieis as DOUTRINAS DE CRISTO, é mentira.

  • LUIZ DIMAS GRAÇA BINAS (São Paulo) - 16/05/2013

    Do filho de Deus á pedro, é divino e sobre a pedra á Igreja que passou a chamar católica uma obra do divino que esta firme e forte até nos tempos de hoje....anos e anos de pois mercenários fundaram suas ceitas e até nos dias de hoje tentam atrair fiéis por meios de mentiras e provocações?quando na verdade o deus deles é o deus da vaidade,ouro e prata ;como já era previsto! os lobos em pele de carneiro por isso defendo os seus fiéis \\\\\\\\\\\\\\\"inocentes\\\\\\\\\\\\\\\" e não os demônios e que Deus tenha piedad...

  • LUIS ANTONIO DO VALE (Barbacena) - 24/03/2013

    ESTA CONFIRMAÇÃO ESCRITO NA BIBLIA , MOSTRA FIELMENTE QUE A IGREJA DE DEUS TEVE COMO SEU PRIMEIRO PAPA PEDRO.NÃO ADIANTA TRAZER A TONA PONTOS DE VISTA DE HOMENS INCRÉDULOS OU QUE UTILIZAM A PALAVRA DE DEUS PARA CONSEGUIR AS RIQUEZAS NA TERRA. INFELIZ DAQUELE QUE VIVE EM CRENÇAS QUE NÃO LEVAM AOS CÉUS . E TRISTE SÃO OS IGNORANTES DA FÉ . DIGO MAIS SOU CATÓLICO APOSTÓLICO ROMANO, E PECADOR COMO TODOS.

  • ad (aracruz) - 20/09/2012

    Vixe! Eu sabia que a confusão era grande mas não sabia que chegava a esse ponto! Gente...a ICAR absorveu a doutrina da Disney! Aonde essa confusão vai parar? Pedro sendo vigia do céu? isso não tem nada de Bíblico! Eu tenho até medo de perguntar quem tem a chave da cidade dos mortos?? Sabe, essa aberração teológica do Luiz da Rosa dá até um filme de Hollywood, como aquele "Imortais" ou qualquer outro que trás crenças mitológicas. Mas tais declaração são ótimas para provar que não basta conhecer um milhão de mentiras...

  • fabricio (Rio de janeiro) - 20/09/2012

    a chave que Jesus deu a Pedro nao é a chave da porta dos céus mas a do reino dos céus, quer dizer que nenhum homem pode abrir a porta dos céus , so Jesus po de abrir esta porta e ja esta aberta, homen nenhum pode fazer obra que possa passar por esta porta so pela graça sois salvos (Ef 2:8) a chave que Jesus deu a Pedro eque tambem deu a igreja (Ap 3:7-8) é a chave das revelaçoes é a chave que nos momentos dificil voce abri a porta do escape do livramento so Jesus po de fazer vc passar pela porta do ceu se a chave ...

  • claudemar (mococa) - 30/06/2012

    quem nos salva a Igreja católica foi a primeira a divulgar como igreja, nosso irmão está mal informado e não sabe interpretar e é logico que foi cristo que deu a vida por todos nós, informa-se primeiro e depois dê sua opinião certo irmãozinho sem conhecimento seu Joel Vicente Pereira (pindamonhangaba) - 10/07/2009

  • Alessandro de A Moreira (Estreito) - 23/01/2011

    Quero fazer este outro comentário para que não cause nenhum estranhamento ou equivocos em relação ao que eu disse em relação a minha Igreja. Quando digo que sou cristão católico isso quer dizer necessariamente que acredito em Jesus Cristo e que do ponto de vista teológico pastoral, sigo a primeira das Igrejas pois albergo em meus pensamentos e convicções a maioria do que esta Igreja específica adota em suas práticas. Agora nem por isso, preciso concordar com tudo que esta mesma Igreja diz ou adota.Foi apenas isso o...

  • Alessandro de A Moreira (Estreito) - 23/01/2011

    Bravo Luiz como sempre! Uma das coisas de que mais gosto neste site é que questões polêmicas são debatidas sem grosserias. Sou Católico mas antes de o ser, sou cristão com muito orgulho e destarte, não posso concordar com algumas coisas de minha Igreja que no meu entendimento estão equivocadas. O Sr Antônio fez um belíssimo trabalho de aprofundamento e concordo ipsi literis com ele.Agora,não quer dizer com isso que critico as pessoas que não acreditam.

  • ana (rgt) - 22/01/2011

    ENTÃO O Q ESTA ESCRITO EM MT 16-18.É MENTIRA? BOM SABER.

  • Washington (São Paulo) - 06/09/2010

    Aló pra todos irmãos, pois assim Jesus nos fez com obra redentora da salvação. Respeito opnião de todos mas quero parabenizar pelo esfoço do Luiz em escrever sobre esse assunto do versiculo de Lucas 20:17, pedra angular, pois estavo procurando resposta sobre essa frase, ele deu a tradução de Pedro para grego de (Petros) e o significado que é Pedrinhas Mas tentou agregar ensinos particulares de uma religão, mas mesmo assim você é nosso irmão e nada mudará isso. Não posso deixar de agradecer a explicação do Anton...

  • ana (rgt) - 26/08/2010

    Incrivel!fazem de tudo pra mudar o q esta escrito na sagrada escritura.O texto é bem claro.PEDRO TU ÉS PEDRA .E SOBRE ESTA PADRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA.E AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA ELA.estão ha quase quinhentos anos tentando mudar isso e ainda não conseguiram e nem, vão conseguir. Não gostar é uma coisa,agora tentar mudar é outra.Isso é só se vcs escreverm outra biblia.Façam isso vai ser melhor pra vcs.

  • Carlos Alberto Santana (Feira de Santana) - 19/05/2010

    Caro amigo respeito sua defesa do ponto de vista do catolicismo ,mais esta concepção é uma aisegese um abuso ao texto.Quando usamos as regras da hermenêutica para interpretação de textos biblicos uma das regras diz que tem-se que levar em conta o fator da língua original no caso de Mt 16 o grego: Pedro no grego è PETROS e significa pedrinha,Jesus aparece nas escrituras como : PETRA - grande pedra

  • Antonio (Londrina) - 21/04/2010

    Thiago Ferreira. Com sua permissão e amor no evangelho eterno, gostaria de apresentar minha posição, sem ofender nem criticar a nenhum dos queridos que postaram seus textos e suas conclusões aqui neste espaço ao qual admiro de coração que Deus os ilumine. O Objetivo deste blog é aprender juntos estes temas que as vezes são complicados. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre ESTA pedra edificarei minha igreja Jesus edificou a igreja em Pedro ou Nele? Eu acredito que Deus edificou Sua igreja em Cris...

  • VASO DO SENHOR (LONDRINA) - 26/07/2009

    CRISTO DEU A PEDRO ESSE PODER ENQUANTO DISSIPULO VIVO. AGORA VEJA ATOS 4.12:E EM NENHUM OUTRO HA SALVAÇAO,PORQUE TAMBEM DEBAIXO DO CEU NENHUM OUTRO NOME HA, DADO ENTRE OS HOMENS PELO QUAL DEVAMOS SER SALVOS. VEJA TAMBEM JOAO:14.6 QUE O SENHOR OS ABENÇOE.

  • ana (rgt) - 16/07/2009

    se vc discorda do evangelho,problema seu.Eu concordo com a resposta de Luiz da Rosa.

  • Joel Vicente Pereira (pindamonhangaba) - 10/07/2009

    Um grave erro de interpretação,no contexto Jesus pergunta a opinião das pessoas sobre si e Pedro na orientação do Pai diz: tu és o Cristo o Filho de Deus vivo e sobre esta pedra (Cristo,rocha)edificarei a minha igreja.As chaves representam a autoridadeque Deus delegou a Pedro. Foi Cristo que deu sua vida por mim e não Pedro.