Olá Valéria Garcia Oliani, Alta Floresta / MT!

A pergunta não é tão complicada quanto pareça. Tanto o vocábulo conhecimento como o verbo hebraico conhecer é de uso muito comum nos escritos do Antigo Testamento e Novo Testamento.

O significado da palavra hebraica conhecimento “ידע” (com pronuncia yādha):

Conhecer, conhecimento no hebraico vem do verbo regular hebraico “ידע”, (yādha), ou encontramos o substantivo que se origina do verbo e podemos traduzir como conhecimento “דּע”, com a pronuncia (da‛ath). O vocábulo conhecimento muito usado nos escritos gregos vem do verbo  "γινώσκω", com pronuncia (ginōskō), οῖδα, com pronuncia “oída” significando “conhecer/saber plenamente”. (Encontramos outros derivado como o verbo “ἐπιγινώσκω”, (epiginṓskō), o substantivo "γνώσις", (gnṓsis) " ἐπίγνωσις", (epignōsis): Em poucas palavras podemos dizer que “Conhecimento estritamente falando é a apreensão pela mente de algum fato, ou verdade, em harmonia com sua real natureza; em uma relação pessoal, o ato intelectual é necessariamente conjuntado com o elemento da afeição e vontade (escolha, amor, favor, ou repugnância, desgosto, etc.)”. O conhecimento é distinguido de “opinião”.

Nota:Conferindo a expressão árvore do conhecimento em Gênesis 2,9 podemos dizer que o vocábulo conhecimento vem do verbo hebraico (yadha). E a segunda expressão significa a árvore que estava no centro do paraíso do conhecimento do bem e do mal chamada em hebraico (etz  da’ath). (conforme Edel em Hebräish-Deutsche Präparation zu Genesis 1-25)

 ידע   =  conhecimento

  עץ דעת    =  árvore do conhecimento

 

Textos bíblicos com a palavra conhecimento:

- "9Iahweh fez crescer do solo toda espécie de árvores formosas de ver e boas de comer e a árvore da vida, no meio do Jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal” (Gênesis 2,9) Bíblia de Jerusalém

- “O mais alto conhecimento possível ao homem é o conhecimento de Deus, e embora haja isso na infinidade de Deus que transcende o poder do homem de compreensão”. (Jó 11,7-9)

- “Iahweh conhece o caminho dos justos” (Salmos 1,6).

- “Esse conhecimento de Deus em Jesus Cristo é a vida eterna”  (João 17,3)

- “o orgulho doconhecimento intelectual é condenado; ele deve estar aliado com o amor (o conhecimento incha)”, (1 Coríntios 8,1).

Penso que este seja um bom início na busca do entendimento e o conhecimento da Palavra de Deus.

Fonte:

International Standard Bible Encyclopedia de James Orr, M.A., D.D., Editor General.

EDEL, Reiner Friedemann, Hebräish-Deutsche Präparation zu Genesis 1-25, Ekumenischer Verlag, Marburg/L, Alemanha, 1968 pág.8