Olá Ediones de Souza e Silva de Ji Paraná / RO!

Como já respondi no site três ou quatro perguntas que retratam esta personagem o Cego Bartimeu, curado por Jesus em Jericó, tomo a liberdade de responder a pergunta.

O que aconteceu com Bartimeu em sua cegueira. Na Bíblia não encontramos passagem alguma que fala desta forma cruel dos Romanos terem arrancado seus olhos. Não encontramos nenhum referimento para este fato.

O que se tem conhecimento se apresenta de forma um pouco folclórica em varias histórias contadas por autores de comentários do cego Bartimeu. Muitos colocam para Bartimeu filho de Timeu, que tenha sofrido punimento por causa da rebeldia de seu Pai. Contam que Timeu era um general aposentado do exercito israelita. Em resumo Timeu foi perseguido, preso e morto crucificado por causa da organização de revoltas na região. Após a morte de Timeu, o mal passa para o filho e os romanos mandam arrancar os olhos de Bartimeu para evitar que se tornasse um revoltoso tão perigoso como foi seu pai. Embora os que citam esta história do cego Bartimeu em seus comentários, afirmam que Flávio Josefo, narre em seu livro Antiguidades Judaicas, fiz uma acurada pesquisa mas nada encontrei com referência a este fato. Assim esta narrativa da cegueira de Bartimeu, não tem comprovação literária consistente, acabando a pertencer ao grupo dos fatos considerados lendários.