Olá Vilmar Mariano de Souza de Florianópolis / SC!

 Para as Comunidades Joaninas que encontram dificuldade de seguir os ensinamentos de Jesus Cristo e que constantemente eram tentadas a voltar às praticas do gnosticismo. João reforça a ideia que conhecer é importante, mas que vem junto com a observância dos mandamentos! Coloco no plural porque o texto assim se expressa “os seus mandamentos”, em outras palavras os mandamentos de Deus. Que no ensinamento de Jesus o filho de Deus pode se resumir na pratica do mandamento do amor. Assim o mandamento que sou convidado a observar é este sem dúvidas: o mandamento do amor de Cristo Jesus.

Comentando: A obediência aos mandamentos de Deus, não é inferior ao conhecimento “gnose” que os gregos tanto buscavam e estavam confusos. O que o apóstolo João nesta carta primeira afirma é que o comportamento ético do cristão, não é uma busca exagerada e escrupulosa com a perfeição, mas sim a procura da obediência à perfeição de Deus, tendo como espelho a imagem de Jesus filho de Deus. Nesta primeira Carta de João ele reage duramente contra os que afirmam que a busca da perfeição exclua a exigência moral, e a “submissão” da lei divina. As cartas vem responder ao pensamento de muitos membros das comunidades Joaninas que queriam interpretar o evangelho de João com esta orientação.

Concluindo: O autor das cartas convida aos leitores para descobrirem como Jesus amou seu Pai, como ele cumpriu sua vontade e realizou sua obra de amor. Também nós somos convidados a realizar esta obra de amor. Este é o mandamento que 1 João 2,4 fala.