Não temos uma resposta, pois não se sabe o número de autores dos textos bíblicos.

A Bíblia tem 73 (bíblia católica) ou 66 (bíblia protestante) e geralmente pensamos que cada livro foi escrito por um autor. Isso obviamente não é verdade e é muito evidente sobretudo no Novo Testamento. Paulo, por exemplo, teria escrito 13 livros do Novo Testamento, deixando de fora as dúvidas dos críticos. Lucas escreveu tanto o Evangelho quanto Atos dos Apóstolos. E também João teria escrito vários livros (Evangelho, 3 cartas e Apocalipse), também sem considerar os estudos sobre a autenticiade da autoria. De acordo com a sua pergunta poderíamos continuar a lista desta maneira, mas a situação é muito complicada, sobretudo se entramos no Antigo Testamento.

Os livros do Antigo Testamento não tem autor definido. Quando lemos o livro de Isaías, por exemplo, não podemos pensar que foi escrito pelo próprio profeta. Não sabemos quem colocou por escrito aquilo que profetizou. Não sabemos se foi a mesma pessoa, pois há partes distintas uma da outra que, por causa de pensamentos diversos, supõem autores diversos. Isso aparece praticamente em todos os livros do Antigo Testamento. Outro caso emblemático são os Salmos. Costumamos dizer que os salmos são “de Davi”, mas é quase certo que o rei não escreveu nenhum deles. Cada Salmo tem uma história diversa e pode ter tido um autor diverso (são 150!).

Complicamos mais ainda a questão, para ajudar a esclarecer. O Gênesis, primeiro livro, no capítulo 1 conta a criação de uma forma, enquanto no capítulo 2 contra de outro jeito. Ora, se fosse o mesmo escritor não teria usado duas narrações diferentes. Isso revela aquilo que aconteceu com muitos livros da Bíblia: existiam histórias que eram transmitidas oralmente, de geração a geração; não existiam livros escritos. Num momento determinado, alguém decidiu colocar por escritos essas tradições orais, às vezes acrescentando alguma coisa de próprio, organizando do seu modo o desenrolar-se dos acontecimentos. Seria essa pessoa o autor do texto bíblico ou somente um redator?

Nos tempos passados escrever um livro não significava necessariamente um modo de tornar-se famoso e muitas vezes o objetivo era simplesmente transmitir uma mensagem. Nesses casos era comum o autor verdadeiro se esconder atrás de um nome famoso. Esse é o caso, por exemplo, do livro da sabedoria, cujo texto diz que o autor é Salomão. Contudo nós sabemos que salomão viveu cerca de 900 anos antes que o livro fosse escrito.

Dessas poucas linhas se conclui quanto difícil seja dizer o número dos autores dos livros bíblicos. Uma boa bíblia, antes de cada livro, tem uma introdução onde trata também sobre o seu eventual autor. É um modo elementar, mas eficaz de se aproximar da temática.