Olá Ozeni de Serra / ES!

 É justa a preocupação que tens em não entender a Bíblia quando lês. Mas também não é motivo de nenhum desespero. Além do teu esforço em conhecer a palavra de Deus, na medida que iras lendo e repetindo trechos e passagens biblicas Deus vai te iluminando para  entender melhor. Se é o caso do Novo Testamento é colocar em prática os ensinamentos de Jesus que ali estão escritos.

Como indicativos para te ajudar a entender a palavra de Deus, deixo os seguintes:

O melhor é começar por aqueles livros e passagens que são mais fáceis de entender.

Exemplo. Comeces ler um dos 4 evangelhos. Poderá ser o de Marcos. Ele narra praticamente uma biografia de Jesus. Seu nascimento, vida púbica e ministério.

Ou ainda escolha: Por exemplo: ler os milagres de Jesus são mais de 50  milagres narrados no Novo Testamento. Tente ler um milagre e repeti-lo com tuas palavras.

- Outra indicação: Ler as Parábolas de Jesus são muitas que estão narradas no Novo Testamento. Depois da leitura, procure meditar e repetir.

- Identificar ditos de Jesus, como faziam os primeiros discípulos. São semelhantes aos ditos populares que utilizamos hoje na conversa. Por exemplo: Os últimos serão os primeiros os primeiros os últimos.

- Ler a narrativa da Paixão e morte de Jesus.

- Ou ler as viagens de São Paulo riscando em um mapa bíblico os lugares que ele passou.

- Ler a historia de personagens da Bíblia: José do Egito, Abraão, Moises, Rei Davi, Salomão, a história de Judite ou Débora, ou Ester.

Penso que pouco a pouco iras criando gosto e entendimento. O importante e como nos diz o evangelho tomar o arado para lavrar a terra sem olhar para trás, sempre em frente. Pouco a pouco poderá ler narrativas mais difíceis.

Boa leitura.