Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual a cor do cavalo da morte. Que está escrito na Bíblia em apocalípse?



  • Pergunta de Aldja Meire de Lima Santos, Coruripe / Al
  • 3280
  • 2
  • 05/11/2013
Odalberto Domingos Casonatto

Olá Aldja Meire de Lima Santos de Coruripe / Al !

 A resposta a esta pergunta encontramos no texto Bíblico do livro do apocalipse: 6,8

8 E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava montado nele chamava-se Morte; e o inferno seguia com ele; e foi-lhe dada autoridade sobre a quarta parte da terra, para matar com a espada, e com a fome, e com a peste, e com as feras da terra” (Ap 6,8) Bíblia Almeida

Jesus abre o primeiro selo, Ele começa, portanto a julgar a história do passado longínquo, desde o ano 33 d.C. ate o fim. No quarto selo, nos é apresentado a simbologia do cavalo amarelo (Bíblia de Jerusalém traduz como esverdeado). Esta era a cor dos cadáveres, trazendo presente as doenças, peste e a morte. Pelo que se sabe, muitas foram as pestes, epidemias e mortes ocorridas principalmente no cerco de Jerusalém pelas legiões romanas e, além dessas como causa de exclusão social. Um povo fraco, desnutrido vai se tornando vítimas de uma série de doenças.

Fonte:

MESTERS, Carlos,Esperança de um povo que luta o apocalipse de São João uma chave de leitura, Paulinas, São Paulo, 1982, pag. 48.

3280 visitas



2 comentários

Postar um comentário

  • Paulo André Couto de Aragão (Macapá) - 22/04/2016

    A mim parece que os 4 cavaleiros são figuras de acontecimentos que permanecerão até a volta de Jesus em definitivo. O cavalo branco simboliza o evangelho pregado aos 4 cantos do mundo como sendo o único evento capaz de se tornar "vencedor" aos olhos de Deus. Os outros cavalos e cavaleiros simbolizam , respectivamente, as guerras (vermelho), a fome (preto) e a morte (amarelo) sempre presente até o final dos tempos. Eles ainda estão "cavalgando" pelo mundo até os dias de hoje.

  • Jaime Dias (Curitiba Pr.) - 11/02/2014

    Errado Sr. Odalberto! Deu pra ver que tens dificuldades para entender escatologia! Nada a vê com julgamentos a partir do ano 33 d.C; isso é pregação errônea Adventista. ===Na verdade, o primeiro Selo aberto por Cristo no céu, diz respeito A GRAÇA DE DEUS DERRAMADA A TODAS AS NAÇÕES DO PENTECOSTES EM DIANTE (At. 2 – Tt. 2:11). A figura do cavaleiro do cavalo branco trouxe p/ o povo de Deus, três perspectivas: UM ARCO, UMA COROA, E A VITORIA. ===O ARCO, fala de armas mortais contra os inimigos do povo de Deus: ===(S...