Conta o primeiro capítulo de Daniel que Nabucadonosor, tendo conquistado Jerusalém e conduzido os judeus em exílio, pediu que fossem escolhidos jovens judeus sem defeito para servir no palácio real. Entre eles, diz Daniel 1,6-7, "encontravam-se Daniel, Ananias, Misael e Azarias que eram judeus. O chefe dos eunucos deu-lhes outros nomes: Daniel se chamaria Baltassar; Ananias, Sidrac; Misael, Misac; e Azarias, Abdênago".

Ananias, Misael e Azarias (Sidrac, Misac e Abdênago) são os 3 personagens jogados na fornalha ardente, como conta Daniel 3. Eles não sofreram com o fogo e, dentro da fornalha, louvavam a Deus. O rei caldeu reconheceu então o poder do Deus dos judeus.

O episódio da "cova dos leões" é contado em Daniel 6. Daniel não aceitou a proibição de rezar a Deus (era permitido orar somente ao rei Dario) e foi jogado para os leões. Eles, porém, não machucaram o profeta e, diante disso, o rei reconheceu o poder do Deus de Israel.

Portanto, são dois episódios diferentes, ambos contados no livro de Daniel. No primeiro o personagem "Daniel" não estava presente.

Leia mais sobre esse livro muito interessante.