Uma janela sobre o mundo bíblico

Quem escreveu o livro de Jó?



  • Pergunta de Sandro, Carapicuiba
  • 4198
  • 31/10/2013
Luiz da Rosa

Leia mais sobre | Autores da Bíblia |


Como já tive oportunidade de dizer em outro momento, não sabemos quem escreveu o Livro de Jó, que faz parte da literatura sapiencial do Antigo Testamento. Não sabemos quem escreveu a maioria dos livros do Antigo Testamento. Era comum o uso de um pseudônimo ou o nome de uma pessoa famosa como autor, para dar importância à obra.

Em relação a Jó, não sabemos nem mesmo se ele existiu. É provável que um autor inspirado tenha criado esse personagem, usando essa forma de literatura sapiencial para transmitir uma mensagem divina.

Há alguns que dizem que Moisés foi o autor desse livro, como teria sido também o autor dos primeiros 5 livros da Bíblia, do Pentateuco. Mas o estilo do livro e principalmente o vocabulário colocam essa obra em período muito tardio, provavelmente escrito depois da volta do exílio em Babilônia. Portanto, estamos falando de mais de 700 anos depois da morte de Moisés.

Como vários livros da Bíblia, é difícil falar de um autor. Para várias obras, houve uma pessoa, as vezes chamada de redator, que reuniu material e ideias que circulavam, normalmente de forma oral, dando uma uniformidade e criando uma obra original.

Como última parágrafo, queria sublinhar que para a antiguidade, quem escrevia uma obra não tinha a pretenção de ficar famoso e/ou rico, como pode acontecer com os autores de hoje. O objetivo fundamental era divulgar a ideia, transmitir a mensagem. O importante é a obra e o autor pode desaparecer, ou usar um nome de fantasia, quem sabe de um personagem importante, que dê autoridade à obra.

4198 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook