Olá Marciano de Oliveira, de Oliveira!

Perguntas por Moisés, e para tirar dúvidas desta personagem bíblica já foram dirigida mais de 3 dezenas para o site. Poderão ser lidas as respostas no tema “Moisés”. A pouco tempo respondi a respeito do lugar em que foi sepultado Moisés.

Agora porque ele aparece no momento da transfiguração não quer dizer que ele esteja vivo, no sentido material que entendemos. A compreensão é outra. Morreu conforme esta descrito no livro do deuteronomio e vive com Deus pela eternidade. A explicação do seu aparecimento junto com Elias no momento da transfiguração merece outro estudo. Naquele momento Elias representava os profetas bíblicos, ele que foi o maior. E Moises representava a Lei. Assim Jesus se apresenta como complemento da Lei antiga e dos profetas.

O que a Bíblia nos diz.

O texto bíblico de deuteronômio 34 que trata da morte de Moisés está escrito assim em deuteronômio 34,5-6:

"Moisés, o servo do Senhor, morreu ali, na terra de Moab, conforme a palavra de Iahweh. E Ele o sepultou no vale na terra de Moab, defronte a Bet-Fegor, e até hoje ninguém sabe onde é sua sepultura" Deuteronômio 34,5-,6 (Bíblia de Jerusalém)

O versículo mais conhecido sobre o assunto, diz que o túmulo de Moisés não pode ser encontrado. Os comentários do livro do deuteronômio argumentam que isso foi feito para que o local de sepultamento de Moisés não se transformasse num ponto de peregrinação e idolatria à pessoa de Moisés, já que ele foi uma pessoa de importância indescritível para o povo de Israel. Os cristão passaram a venerar este local em que lembrava este acontecimento, da visão da terra prometida por Moisés. No período bizantino foi ai erguido um convento e uma Igreja, com um piso de ricos mosaicos, já que toda esta região as Igreja utilizavam esta técnica para tornar o piso bonito. Sabemos que muito colaborou para isto foi a Escola de Mosaicos em Madaba, cerca de 30 Kilometros do local.

Mas o fato de hoje não termos provas escritas do local da sepultura, não deve alimentar a nossa imaginação que Moises não tenha morrido.