Olá Fernanda Soares de São Paulo / SP!

Ester tem o significado de “estrela” (origem babilônica Ishtar ou persa stareh). Jovem judia de grande beleza e órfão, sendo sobrinha de Mardoqueu, e que segundo as narrativas do livro de Ester (livro que leva seus Nome) tornou-se uma heroína judia na corte persa do rei Assuero. Ester na sua impressionante intuição casou-se com o Rei e tornou possível a libertação do povo hebreu.

Ela era descendente dos deportados de Jerusalém junto com o Rei Joaquim em 617 a. C. (conforme Ester 2,5-7). Era filha de Abiail, tio de Mardoqueu. (Ester 2,15) . Teve como seu defensor na corte do Rei o primo, Mardoqueu, um dos “servos do rei que estavam no portão do rei”, do palácio em Susã, durante o reinado do rei persa Assuero (Ester 3,2). Assuero depos a rainha Vasti por sua desobediência, e escolheu uma nova Rainha, que entre tantas é escolhida Ester. Ester estava entre as levadas à casa do rei e confiadas aos cuidados de Hegai, guardião das mulheres. Segundo a orientação de Mardoqueu, ela manteve em segredo que era judia. (Ester 2,8-10) Ester foi escolhida como rainha no sétimo ano do reinado de Assuero. (Ester 2,16-17).

O livro de Ester: É um escrito pertencente ao conjunto dos livros sapienciais do Antigo Testamento, que apresenta o itinerário de Ester como protagonista de libertação do povo hebreu do jugo dos Persas.

Fonte:

Biblia de Jerusalém, Livro de Ester, São Paulo 1981, pág. 519-529.

VAN DEN BORN, A, Dicionário Enciclopédico da Bíblia, Vozes, Petrópolis, 1977, pág. 497.