Há dois textos que falam do choro de Jesus. O primeiro encontramos em Lucas 19,41-44, quando da lamentação sobre Jerusalém:

E, como estivesse perto, viu a cidade e chorou sobre ela, dizendo: "Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos. orque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todos os lados; E te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação."

Jesus gostaria que a cidade de Jerusalém conhecesse a paz, lembrada em Isaías 11,6, mas Jerusalém não está pronta para acolhê-lo. A tradição diz que o local onde Jesus chorou foi no Monte das Oliveiras e hoje há uma igreja conhecida com a expressão latina "dominus flevit" que recorda o choro do Senhor.

A outra passagem que narra o choro de Jesus se encontra em João 11, na narração da ressurreição de Lázaro. Quando ele vê o lugar onde colocaram Lázaro morto, diz João, "ele chorou".