Olá Filipe de Vila Velha - ES

A sua pergunta é muito interessante, porque muitas vezes o que encontramos nos Atos dos Apóstolos, a respeito de Paulo não confere com o testemunho do próprio Paulo em suas cartas. Iniciamos comparando At 9,26-28, que diz que Paulo queria estar junto com os apóstolos em Jerusalém, com o testemunho de Paulo em Gl 1,13-20. Em At 9,26-28 encontramos que Saulo (Paulo), de Damasco foi a Jerusalém e procurava juntar-se aos discípulos e depois que foi aceito no grupo, permaneceu em Jerusalém (sem a determinação de um período), pregando corajosamente o nome do Senhor. Já em Gl 1,13-20 o próprio Paulo diz que após seu chamado por Jesus Cristo no caminho para em Damasco e a cura de sua cegueira naquela cidade, ele não consultou ninguém, nem mesmo aos apóstolos e que muito menos subiu a Jerusalém. Informa que partiu para a Arábia e só depois voltou para Damasco (Gl 1,15-17).  A respeito de sua ida para Jerusalém em Gl 1,18-22, afirma que foi para essa cidade apenas 3 anos depois para conhecer Cefas (Pedro) e que encontrou apenas Tiago, tendo permanecido lá apenas por 15 dias.

Mas na sua pergunta você quer saber quanto tempo Paulo permaneceu no anonimato em Tarso. Levando também em consideração Gl 2,1, ele afirma que apenas 14 anos mais tarde depois de seu encontro com Jesus Cristo, no caminho para Damasco, ele subiu a Jerusalém levando Tito com ele. A respeito da permanência dele em Tarso não há um tempo específico, isso encontramos em At 11,25-26, quando Barnabé enviado a Antioquia para ver como  a comunidade cristã estava se desenvolvendo, resolve ir a Tarso buscar Paulo e trazê-lo para ajudar na evangelização em Antioquia, onde permaneceram por um ano inteiro, antes de saírem nas viagens missionárias.

Provavelmente Saulo, para ser conhecido posteriormente como Paulo, levou um bom tempo para elaborar tudo o que lhe aconteceu no caminho de Damasco, comparando com toda a formação judaico- farisaica em que havia sido formado. Deve ter sido um processo difícil abandonar todas as suas convicções a respeito do Jesus de Nazaré, para aceitá-lo como o Messias esperado por Israel e filho de Deus, Salvador de todos. Creio que não importa tanto o tempo em que ele permaneceu no anonimato, mas sim a sua atuação missionária com sua equipe por toda a Síria, Chipre, Ásia Menor, Macedônia (Europa), Grécia e finalmente em Roma. Ele saiu, se desinstalou para anunciar Jesus Cristo. É o apóstolo das nações. Enfrentou inúmeros perigos e até perseguições para tornar Jesus Cristo conhecido e amado. Que tenhamos a mesma coragem de Paulo em abandonar convicções e até mesmo crenças que nos escravizam para aderir a tudo o que nos liberta e saibamos com coragem anunciar a ação salvadora e amorosa de Jesus cristo para todas as pessoas.