Olá Marília Turetta de Muriaé / MG

A Carta a Filemon, ou Epístola a Filemon é uma das 13 cartas escritas por Paulo, a mais breve e pessoal é uma carta escrita de seu próprio punho, envolvendo Onésimo um escravo fugitivo e dirigida a Filemon, seu patrão. (Fm 1, 2, 19) A época mais provável da escrita desta carta é por volta de 60-61 d.C., o apóstolo Paulo tinha a esperança de ser “posto em liberdade” (v. 22) da prisão.

Qual o objetivo desta carta de Paulo a Filemon?

O objetivo que apóstolo Paulo tinha em escrever esta carta era animar Filemon para que abri-se seu coração num gesto de bondade aceitasse de volta seu escravo fugitivo, Onésimo.

Paulo não quis usar sua autoridade de evangelizador e apóstolo forçando a Filemon a ter esta atitude. Paulo usou outro expediente ele apelou à base do amor e da amizade pessoal. (Fm 8, 9, 17). Paulo conhecia Filêmon a muito tempo e sabia que era um homem de fé e amor, Paulo estava certo de que Filemon em um gesto humano e cristão receberia novamente seu escravo, anteriormente inútil, mas agora Onésimo era batizado e cristão pelo ensinamento do apóstolo Paulo. (conf. v v. 10, 11, 21)

Também a carta tem com o objetivo mostrar a beleza da benignidade, do perdão e da misericórdia que o cristão vive. A carta nos diz algo sobre a vivência e o relacionamento dos primitivos cristãos. Eles se reuniam em lares particulares, para ouvirem a palavra de Deus e celebrarem a Eucaristia, tratavam uns aos outros de “irmão” e “irmã” (Fm 1, 2, 20), rezavam juntos ( v v. 4, 22) e se encorajavam mutuamente pela fé e pelo amor.

Fonte:

Carrez, M., O Bilhete a Filemon, em Cartas de Paulo, Tiago, Pedro e Judas, São Paulo, 1987, pág 237-238.

CEBI, Paulo e suas cartas, Roteiros para reflexão X, Cebi, São Leopoldo 2000. pág.135-140