Pergunta de Carlos Silva (01/09/2013)Olá Carlos Silva do Rio de Janero / RF

Vamos encontrar esta passagem no livro do Eclesiastes no capítulo 4 que fala da vida em sociedade. Nesta vida na sociedade encontram a vivência da vaidade que causa enorme dificuldade em ser superada. O Autor do Eclesiastes comenta que entre os males da vida da sociedade esta a opressão que sofre o pequeno pelo abuso do poder dos poderosos e o desamparo do homem isolado. Para este argumento conferimos o texto de Eclesiastes 4, 9-12:

 9 Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. 10 Pois se caírem, um levantará o seu companheiro; mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá outro que o levante. 11 também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentar 12 E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa. (livro do Eclesiátes,

Salomão argumenta em seu falar: se alguém quiser prevalecer contra outro, se unindo a um segundo terão mais facilidade. Isto nos comprova que um cordão dobrado oferece maior resistência. Entretanto se optarmos em acrescentar uma terceira dobra, ele fica ainda mais resistente! Se há benefícios na união de dois, haverá muito mais quando incluirmos uma terceira corda!