Olá Orlando de Toni, de Ampére / PR!

 A pergunta que estas fazendo envolvem uma série de outras perguntas que poderão ir juntas. Colocando tuas dúvidas e dificuldades, demonstras que estas no caminho certo, estas buscando respostas e com o estudo e leituras poderás abrir o horizonte na compreensão a respeito dos quatro evangelhos. Farei uma tentativa de resposta em poucas palavras, mas sei que com o espaço limitado não poderei dar todas as informações que gostarias de saber. Poderás continuar teu estudo, e mais adiante fazer outras perguntas.

Começo com a pergunta. Porque aparecem na transfiguração os apóstolos Pedro, Tiago João. Existem alguns esclarecimentos para isto. O primeiro é que estes três apóstolos são os escolhidos por Jesus para acompanhá-lo são três testemunhas. Qualquer acontecimento segundo a lei judaica necessitaria três testemunhas, e os três apóstolos seriam estas testemunhas se fossem necessárias após o acontecido, comprovar o acontecido. Estas três testemunhas aparecem em outros acontecimentos do evangelho, lembro alguns: Quando Jesus antes da sua morte vai até o Jardim das Oliveiras para rezar, leva consigo três testemunhas, Pedro Tiago e João. Na ressurreição da filha de Jairo, Jesus leva para o interior da casa somente Pedro Tiago e João.

Outra pergunta, porque João que esteve presente na transfiguração não colocou a transfiguração no seu Evangelho. Só entenderemos este fato, a partir da Comunidade Joaninas que receberam este evangelho. Estas comunidades estavam na Ásia menor, não eram judias, mas pagãs vindas do helenismo, romanos e gregos, e que não conheciam nada de judaísmo. Na transfiguração aparece o nome de Moises, que resume toda a Lei, e Elias que resume os profetas, e depois Jesus que completa o Antigo Testamento. Para os pagãos falar de acontecimentos do Antigo Testamento, seria assuntos muito distantes e sem compreensão. João sabedor disto, não colocou este acontecimento que envolve conhecimento bíblico. Como também, não encontramos em João Parábolas, que é uma literatura típica judaica e nem exorcismos.

João escreveu não somente o livro do Apocalipse, mas também o evangelho que faz uma releitura existencial da mensagem de Jesus. Seria o projeto de Jesus para ser entendido pelos pagãos.

Marcos que apresenta a transfiguração em 9,2-9 tem as informações de Pedro, pois Marcos era um secretário de Pedro em Roma e seu evangelho é considerado uma catequese de Pedro. Os outros dois evangelhos Mateus e Lucas, que falam da Transfiguração certamente tiveram oportunidade de conhecer o escrito de Marcos.

Caro, Orlando, hoje as Igrejas aceitam que a Biblia seja a palavra de Deus, com a colaboração humana. O homem o redator do texto, deixou as suas marcas, seu conhecimento da língua etc. Por isto os quatro evangelhos são uma riqueza, pois mostra o quanto as primeiras comunidades em quatro pontos diferentes do império Romano, Roma, Jerusalém, Efeso, Antioquia, viveram a palavra de Deus escreveram esta palavra de Deus para serem conservadas para as gerações futuras. Os quatro evangelhos que estão no Novo Testamento é uma riqueza enorme de conhecimentos e mostra a forma e os caminhos das primeiras comunidades.