Olá Ana Milene Jaguaribe/ CE !

 Mais um pergunta por Jezabel, outras já foram respondidas e poderão ser conferidas no site em perguntas respondidas, buscando pelos assuntos tratados.

Respondendo a pergunta encontramos no livro dos Reis o episódio de Jezabel.

O texto não fala diretamente de prostituta, mas faz com que entendamos a sua atitude como tal. Muitos comportamentos que apesar de não serem classificados como pecado, são hábitos que fortalecem a iniquidade (é o caso da maquiagem) ou a vaidade especificamente.

A vaidade, ostentação, orgulho e erotismo que Jezabel cultivava usando a maquiagem, costume vindo da Fenícia provoca naquela que a usa o ato do pecado propriamente dito.

A maquiagem sempre esteve associada nos livros sagrados como de uso de pessoas pagãs, o exemplo clássico é Jezabel, 2 Reis 9,30:

"Jeú voltou para Jezabel, Sabendo disso Jezabel,  pintou os olhos, adornou a cabeça e se pôs janela". (2 Reis 9,30) Bíblia de Jerusalém.

Jezabel de origem Fenícia; chegou em Israel através de um casamento ilícito com o Rei Acabe; os reis de Israel eram proibidos pela Lei de se casar com estrangeiras. A vaidosa e propotente rainha importou para Israel os primeiros cosméticos...