Siga-nos no FaceBook




Lugares bíblicos

O que significa a palavra baal? Qual é a abreviação?

Pergunta de Rodrigo Martins, Juiz de Fora
Resposta de Luiz da Rosa, em 05/08/2013


Leia mais sobre Baal

Baal é o deus fenício, figura central da religiosidade de Ugarit, que ameaçava o monoteísmo em Israel. Em hebraico a palavra significa "senhor", "padrão" ou "marido". Às vezes, na Bíblia, se o vocábulo é acompanhado por um sufixo, tem esse significado, mas na maioria das vezes significa um nome próprio que designa o Deus principal de Canaã, o povo inimigo dos hebreus quando entraram na Terra Prometida. Através de outros documentos, sabemos que tinha como esposa Astarte e é chamado de "filho de Dagon". Há casos (Juízes 10,10; 1Reis 18,18, etc) em que a palavra pode significar outros deuses pagãos, principalmente quando se usa o plural.

Um confronto importante entre Baal e Deus de Israel acontece no monte Carmelo e tem como protagonista a Elias (1Reis 18,16-40).

O Novo Testamento menciona Baal somente em Romanos 11,4.

Não conheço uma abriação para esse nome. Em relação ao termo hebraico usado, como aparece na bíblia, as letras são 3: bet (b), ain (y) e lamed (l). Nas nossas línguas os dois "as" derivam dos sinais massoréticos colocados embaixo das consoantes bet e ain, para ajudar na leitura do texto.

487 visitas

Nenhum comentário

Postar o primeiro comentário