Para não dizer apenas é ou não lícito, melhor ver o que a Bíblia, ensina para os que creem em seus ensinos.

Divorcio: Dissolu√ß√£o do casamento. A lei sobre o div√≥rcio no Antigo Testamento, Dt. 24. 1-4. No Novo Testamento Mt. 5.32. O matrim√īnio n√£o √© uma conveni√™ncia social inventada pela humanidade para preencher uma necessidade ou condi√ß√Ķes tempor√°rias, e, portanto, para ser revisado ou abandonado conforme os caprichos de qualquer homem, ou grupo de homens. O matrim√īnio foi institu√≠do por Deus Alt√≠ssimo e a sua rela√ß√£o com a ra√ßa humana √© tal que n√£o se pode modificar, nem a parte considerada mais insignificante, sem graves conseq√ľ√™ncias. ‚??N√£o tendes lido que o Criador desde o principio os fez homem e mulher, e que disse: Por esta causa deixar√° o homem pai e m√£e, e se unir√° a sua mulher tornando-se os dois uma s√≥ carne? De modo que n√£o s√£o mais dois, por√©m uma s√≥ carne. Portanto, o que Deus ajuntou n√£o o separe o homem‚?Ě. Mt. 19. 3-6. N√£o julgue que a legisla√ß√£o humana pode dissolver uma uni√£o feita por Deus. Cristo disse mais: ‚??Mois√©s, pela dureza de vossos cora√ß√Ķes, vos permitiu repudiar as vossas mulheres, mas ao princ√≠pio n√£o foi assim. Eu, pois vos declaro que todo aquele que repudiar sua mulher, se n√£o √© por causa da fornica√ß√£o, e casar com outra, comete adult√©rio‚?Ě, Mt. 19.8,9.

A vers√£o de Figueiredo √© mais precisa, usando a palavra ‚??fornica√ß√£o‚?Ě, desfazendo a suposi√ß√£o de muitos crentes, de que um dos c√īnjuges tem direito de repudiar, o outro somente por causa da infidelidade. Para compreender isto devemos notar como as Escrituras distinguem entre fornica√ß√£o e o adult√©rio. ‚??Porque do cora√ß√£o √© que saem os maus pensamentos, os homic√≠dios, os adult√©rios (grego moicheia), as fornica√ß√Ķes (grego porneia)‚?Ě, Mt. 15.19. ‚??Mas as obras da carne s√£o patentes; como s√£o a fornica√ß√£o (porneia), a impureza (adult√©rio moicheia)‚?Ě, Gl. 5.19. ‚??Nem os fornic√°rios (gr. porn√īs), nem os idolatras, em os ad√ļlteros (gr. moichos)... h√£o de possuir o reino de Deus‚?Ě, 1¬™ Co. 6.9,10. ‚??Porque Deus julgar√° aos fornic√°rios e aos ad√ļlteros‚?Ě Hb. 13.4. Cristo n√£o disse que a lei de Mois√©s concedia o direito de div√≥rcio, por causa de adult√©rio. Ele disse: ‚??Quem repudiar sua mulher, n√£o sendo por causa de fornica√ß√£o (gr. porneia) e casar com outra, comete adult√©rio (gr. moich√£o)‚?Ě Mt.19.9. se o homem depois de casar-se, achasse que a mulher n√£o era virgem, podia repudi√°-la. Compare Mateus 5.32; 19.9 com Dt. 24.1. mas se ela era virgem, n√£o podia repudi√°-la enquanto vivesse, Dt. 22.19. A lei de Mois√©s concedia o direito de div√≥rcio no caso de fornica√ß√£o, mas n√£o de adult√©rio; os ad√ļlteros morreram apedrejados Lv. 20.10; Dt. 22.22.

Nota-se: a fornica√ß√£o √© o pecado de pessoas n√£o cassadas, com pessoas casadas ou n√£o. O adult√©rio √© o pecado de pessoas casadas com outras que n√£o seus pr√≥prios c√īnjuges. Se um pai maltratar um filho, a lei deve abolir a rela√ß√£o paternal ou castigar o pai? Se ele abandonar seus filhos, a lei deve ajud√°-lo em criar outros filhos, os quais ele pode, tamb√©m, abandonar. N√£o deve antes puni-lo? O que a lei pode fazer no caso de pai e filho, pode igualmente, fazer no caso de dois c√īnjuges. As leis civis, sobre o div√≥rcio, nunca podem substituir ou invalidar os deveres dos crentes diante de seu Deus. Mesmo no caso de um dos dois c√īnjuges descobrir que o outro foi infiel, seria melhor perdo√°-lo do que repudi√°-lo, Mt. 6.14,15; 18. 15-20. O amor conjugal entre os crentes sinceros, √© um mandamento divino (Ef. 5.22-33; 1¬™ Pe.3.1-9), n√£o um capricho como entre os mundanos.

A quest√£o do div√≥rcio, quando um dos c√īnjuges n√£o √© crente, √© ventilada em 1¬™ Co. 7. 10-17. Se aquele que n√£o √© crente exigir a separa√ß√£o, o crente pode ceder, mas a atitude deve ser sempre a de ganhar seu companheiro para Cristo; nunca pode tomar a iniciativa na separa√ß√£o. No caso de se separarem, por√©m, a Palavra √© clara, que o crente n√£o tem o direito de casar-se com outrem: ‚??Que n√£o se case‚?Ě, 1¬™ Co. 7.11.

Procuramos responder como está na Bíblia, mas sei que é um assunto difícil para quem está passando por ele, para quem não tem essa dificuldade é fácil dizer que não aprova o divórcio. Então tire você mesmo a conclusão, se é lícito ou não.

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