Olá  Carol Ferreira de Carvalho de Caetite /. BA!

 Você pergunta por duas línguas em que a Biblia Sagrada, a palavra de Deus esta escrita.(textos originais) Os livros do Antigo Testamento estão em hebraico, isto é a língua dos hebreus. O Hebraico era a língua sagrada usada no Templo para proclamar a palavra de Deus, não era a língua falada pelo povo hebreu no seu dia ou no mundo dos negócios. Assim no Templo em Jerusalém quando era lida a palavra de Deus sempre era em hebraico. Os escribas eram os especialistas na língua hebraica.

Quanto à segunda parte da pergunta deve ser o Aramaico. Esta é uma língua falada pelo povo hebreu. Tem origem num antigo reino Aram, na atual Síria, com apogeu nos séculos XI e VIII a.C. Jesus falava aramaico, era a língua dos hebreu se comunicarem. É muito semelhante na a forma escrita é a mesma usada no hebraico e a formação gramatical, segue as mesmas características, com algumas alterações.

Alguns capítulos do Antigo Testamento estão em Aramaico, digo isto do livro de Daniel, (2,4-7,28) e Esdras (4,8-6,18; 7,12-26) mas apenas pequenas porções.

Para detalhes maiores recomendo a leitura da resposta que esta neste site, para pergunta semelhante.

“Jesus falava aramaico, língua popular da época.”, Estudo de Odalberto Domingos Casonatto, em 18/11/2012.

Fonte: http://www.abiblia.org/ver.php?id=5291