Siga-nos no FaceBook




Lugares bíblicos

Quanto custa hoje o perfume que Maria Madalena ungiu aos pés de Jesus Cristo?

Pergunta de Marlon Fernandes, Volta Redonda / RJ
Resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 15/07/2013


Olá Marlon Fernandes de Volta Redonda!

Gesto intrigante este da mulher que fala Marcos 14,3-10, (colocas como Maria Madalena, o texto só diz “uma mulher”, esta discussão escapa a resposta, deixamos para outra pergunta, mas este episódio tem um ensinamento que ultrapassa o nosso nível de compreensão. Permanecemos no arrazoado mais material e baixo. Com certeza falaríamos como os presentes, para que tal desperdício de dinheiro. É um perfume que custa mais de 300 denários. Quantos pobres poderíamos alimentar.

Respondendo a tua pergunta pelo preço, vamos nos conduzir pela aproximação. O texto fala em 300 denários. Esta é a referencia. Traduzindo para os dias atuais entendemos assim:

Qual o valor de 1 denário?

Denário - era uma moeda romana, feita de prata, e valia um dia de trabalho de um lavrador. 300 denários correspondiam a 300 dias de trabalho...

Assim imaginamos que hoje um trabalhador ou diarista ganha em torno de 50 reais. Totalizaria 300 denários hoje a quantia de 15.000 reais. De fato seria uma quantia razoável.

2474 visitas

6 comentários

Postar um comentário

  • LENIVAN ELIAS DA SILVA (OLINDA) - 24/06/2014

    Olhe,nós judeus somos excelentes joalheiros.Perfumistas...Ihh

  • Ademil Pires (Angra dos Reis) - 24/06/2014

    A páz do senhor irmãos, Embora um pouco tardio, a explicaçaõ com relação ao nome da mulher que ungiu a Jesús, não está nos livros sinóticos,e sim no evangelho de João 12,1-3 que nos esclarece que realmente foi Maria. Também o evangelho de João 12,4-5 nos diz que foi Judas Iscariotes que reclamou da atitude de Maria. Estas explicações não se encontram nos outros evangelhos. Deus Abençoe.

  • edson (sao paulo ) - 18/08/2013

    mas fala alguns historiador que o vaso era mais caro que o perfume

  • Wellington Barbosa de Oliveira (Diadema SP) - 20/07/2013

    Em Marcos fala:É,PASSANDO O SÁBADO,MARIA MADALENA,E MARIA, MÃE DE TIAGO..... MARCOS 16,1.A MINHA DÚVIDA É;QUAIS DAS MARIAS UNGIU A JESUS.

  • Paulo Favero (PontaGrossa) - 16/07/2013

    Lendo Marcos 14,3-10, não encontrei o nome Maria, nem que tenha sido Judas que falou que era desperdício de dinheiro e que por causa disso procurou o Sumo Sacerdote. Sr. Antonio (Curitiba) gostaria de saber as referências bibliográficas para seu comentário.

  • ANTONIO (CURITIBA) - 16/07/2013

    E SE TIVESSE SIDO ASSIM...........Nada de extraordinário aconteceu até perto do final do festim, quando Maria, a irmã de Lázaro, saiu do grupo das mulheres espectadoras e, indo até onde Jesus estava reclinado como hóspede de honra, pôs-se a abrir um grande frasco de alabastro de um ungüento muito raro e caro; e, depois de ungir a cabeça do Mestre, começou a ungir os seus pés e logo tomou os próprios cabelos para, com eles, enxugar-lhe os pés. Toda a casa começou a preencher-se com o odor do ungüento, e todos os pre...