Por que Jesus é chamado nazareno se ele nasceu em Belém da Judéia?

Pergunta de Andre, São Paulo
Resposta de Luiz da Rosa, em 20/04/2009


Leia mais sobre Nazareno Jesus

De fato Jesus nasceu em Belém (Mateus 2,1; Lucas 2,4), a cerca de 100 quilômetros de Nazaré. Porém, como sublinha a narração evangélica (veja Lucas 2), José era de Nazaré e, por causa de um censo, encontrava-se, com Maria, em Belém, quando Jesus nasceu.

Se buscamos “Nazareno” na Bíblia, aparece 17 vezes (Almeida), nos evangelhos e em Atos. O grego usa “nazoraios” (Mateus, João e Atos) e também “nazarênos” (em Marcos e Lucas, que usa também “nazoraios”). Nazaré também aparece diversas vezes e o vocábulo grego usado é “Nazaret”. Basicamente Jesus é apelidado de “Nazareno”. Também os primeiros cristãos eram chamados assim pelos judeus. No mundo grego prevaleceu o adjetivo “cristão” para designar os seguidores de Jesus.

Normalmente se identifica o adjetivo “nazareno” ao nome da localidade onde teria vivido Jesus com sua família, antes de sua missão pública. Há algumas hipóteses, baseadas sobretudo em Mateus 2,23, que defendem outra origem para esse adjetivo. O texto de Mateus diz: “E chegou, e habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno.” Não sabemos a qual oráculo profético Mateus se refere. Alguns pensam em Isaías 11,1, onde o profeta usa “neçer” (rebento), ou em Isaías 42,6 e 49,8, onde é utilizado o vocábulo “naçar” (guardar), do qual deriva “naçur” (o resto).

Há algumas hipóteses alarmistas que falam que Nazaré nem existia e que portanto “Nazareno” teria a ver com “nazireu”, pessoas que faziam um voto a Deus. Os testemunhos históricos são inúmeros e confirmam a existência da cidadezinha da Galiléia. Provavelmente, no tempo de Cristo, era um lugar pequenino. Os cristãos, contudo, há muito tempo visitam o local e recordam ali a vida da infância e juventude de Cristo. Isso foi confirmado pelas descobertas arqueológicas feitas nos anos 60, quando foi construída a atual basílica da anunciação.

Creio que não há suficiente argumentação para questionar a ligação de “Nazareno” com “Nazaré”. Aquilo que poderíamos aceitar é o uso do adjetivo, por parte de Mateus, para sublinhar o aspecto messiânico de Jesus, anunciado pelos profetas.

13796 visitas

9 comentários

Postar um comentário

  • Erivaldo (Salvador) - 12/04/2014

    BELEM da JUDEIA? BELEM de NAZARE - que Ficava a 7 KM DE NAZARE? CISJORDANIA - PALESTINA o MESSIAS nasce na PALESTINA. e todas as vezes que esta sendo ameaçado sempre vai para onde? que eu entendo o EGITO sempre foi O LUGAR SEGURO PARA O MESSIAS E COMO ALGUNS OUTROS.

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 12/04/2014

    Ele não nasceu em Belem da judeia, nasceu em Belem da Galiléia.

  • Renato Cunha (Niterói) - 21/12/2013

    Tudo indica que era de forma pejorativa que o chamavam de NAZARENO pois a intenção era mostrar que o Messias viria de Belém como profetizado em Miquéias 5.2 e fazendo todos acreditaram na mentira de que ele era de Nazaré lhe TIRARIA a credibilidade que deveria ter ; observem que até mesmo aqueles que vieram a ser seus discípulos duvidaram ; "Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê. João 1:46 "; isto pq Nazaré era uma cidade tida como de má referência . Além do que també...

  • Luciana (Londrina) - 02/08/2013

    José pai de Jesus era da cidade de Belém e foi por isto que ele foi até la por causa do censo, que na época o governador exigiu e não da cidade de Nazaré como disse a Cris de Fortaleza. Por ser da família de Davi e este era de Belém.

  • cris (fortaleza) - 07/05/2013

    Alguns autores e historiadores com YOSEFF AKIVA fala que o chamavam de Jesus de Nazare pois ele viveu e criou-se em Nazaré pois era a cidade de seu pai Jose por isso Jesus de NAZARE ERA COMO UM SOBRENOME (TIPO JOSE DE ARIMATEIA)E JOSE DO EGITO e por contar da geneologia pois maria ela era de belem mas não contava mulheres no senso da epoca. veja a pregação no youtube!

  • Gavriel Bar-Netz (Manaus, AM) - 20/12/2012

    correção onde se lê "homens exemplares", leia-se "homens de sinais"

  • Gavriel Bar-Netz (Manaus, AM) - 20/12/2012

    שמע נע יהושע הכהן הגדול אתה ורעיך הישבים לפניך כי אנשי מופת המה כי הנני מביא את עבדי צמח "Por fav...

  • joel (maringa) - 25/08/2011

    para entender a profecia a qual Mateus se refere é preciso fazer uma analse exegetica de Zc3.8, e estudAR o termo Renovo ali está a resposta,confirmando que Ele seria chamado o nazareno.

  • Taíso Adriano (Viamão - RS) - 17/05/2009

    O problema do texto mencionado é a afirmativa que apos retorna do Egito Jose passou a habitar em Nazaré, quando outro relato afirma que ele ja habitava em Nazare antes do nascimento do Messias. O autor inspirado se refere a uma profecia do AT, mas que não é encontrada nele. esses dois fatos, aparentemente contraditórios, são temas de discórdia em relação a veracidade do texto biblico