Olá Dulce Terezinha Agnoletto Savoldi  de Mangueirinha /PA!!

Respondo tua pergunta a partir do Curso sobre Novo Testamento que estou acompanhando sobre o “Evangelho de Lucas” as lideranças da Comunidade. O estudo esta seguindo o subsídio “Jesus no Evangelho de São Lucas”, que trata de 24 temas importantes que aparecem no Evangelho de Lucas. Na parte introdutória encontramos chaves de leitura, que em outro modo de dizer, são palavras que mais aparecem no texto tornando-se chaves de leitura. Segue um elenco delas:

Palavras Chaves do Evangelho de São Lucas:

1 - Evangelho que dá prioridade ao Espírito:

A presença do Espírito Santo como força que acompanha, conduz e inspira a missão de Jesus e da Igreja. Ele age em Jesus, Zacarias, Isabel, João Batista, Maria, Simeão, profetisa Ana e muitas outras pessoas.

2 - Evangelho que fala da misericórdia de Deus:

Misericórdia, o carinho e acolhida para com os pecadores é outro ponto forte de Jesus, segundo Lucas. Lucas escreve para os pagão, considerados como cães pelos judeus e mostra a acolhida de Jesus para todos.

3 - Evangelho dos pobres e marginalizados:

A primeira tarefa da missão de Jesus: evangelizar os pobres. Qual relação com os ricos. Lucas escreve para uma população que vive nas periferias dos centros urbanos e zonas portuárias do mediterrâneo.

4 - Evangelho da valorização da mulher:

Lucas cita um número maior de mulheres do que os outros. Evangelista das mulheres. (Personagens). Não esta apegado a estrutura patriarcal da família Judaico e do menosprezo do judaísmo pela mulher que a considerando impura. Em Lucas a mulher participa da evangelização, acompanha o grupo dos discípulos atua na obra de Jesus.

5 - Evangelho do “caminho”:

O discipulado traz exigências radicais porque é o seguimento de Jesus no caminho da Galileia a Jerusalém.

Fonte:

Arquidiocese de Porto Alegre, Jesus no Evangelho de São Lucas, Animação Bíblica da Vida Pastoral, edições Calábria, Porto Alegre, 2013.

 

CRB, Seguir Jesus: Os evangelhos, coleção tua palavra é vida 5, Edições Loyola São Paulo, 1994, pág.172ss.