Olá Dom Wilson de Cambinda Angola!

A resposta é sim, com algumas restrições que o povo hebreu hoje tem. Por exemplo. O Templo de Jerusalém hoje é um lugar sagrado para o Islamismo, no lugar do Templo esta a Mesquita de Omar. A pratica religosa de Israel, não é acompanhada por toda a população, existem judeus religiosos e judeus ateus e os que não praticam a religião. Isto é, vão a sinagoga apenas alguma vez na vida.

Respondo a pergunta a partir dos seis anos que eu vive em Jerusalém, como estudante de bíblia, morando a 50 metros da esplanada do templo. Assim acompanhei da janela do quarto o movimento na mesquita de Omar, as praticas religiosas muçulmanas e as judaicas.

As Festas judaicas citadas no Levítico 23 celebradas hoje em Israel.

1 - O sábado: (em hebreo Shabat) Hoje ele é observado pelo estado de Israel, como dia de descanso, em Jerusalém não circula transporte coletivo nem abre o Comércio ou Restaurantes. Começa ao anoitecer de sexta feira e termina no crepúsculo do sábado. Nas sinagogas são realizadas as cerimônias religiosas do sábado. Na noite do sábado o país retoma sua vida normal.

2 – As cerimônias da Páscoa e ázimos ( 15 a 21 de Nissan) são observadas pelos judeus ortodoxos de forma especial, se preparando com o consumo do pão ázimo etc. Não se realizam os sacrifício que eram feitos no Templo.

3- Festa Shavuot (Primicias) (seis de Sivan) E a festa das Primícias sendo observada nas sinagogas.

4 – Festa dos Tabernáculos ou chamada de Sucot (15-21 Tishrei) . É muita festejada, com preparação nas casas de família de um local para a refeição externa lembrando a vida no deserto do povo Judaico.

5 – Festa das Expiações (Yom Kipur) 10 de Tishrei. Um dia todo especial em Israel. Se observa o silêncio total e as celebrações nas sinagogas.

6 - Festa do ano novo Judaico (Rosh Hashana)  Acontecendo dia 1 e 2 de Tishrei