Siga-nos no FaceBook




Lugares bíblicos

Gostaria de saber se tem algum versículo que fala que devemos fazer a obra de Deus.

Pergunta de flavia, sao paulo
Resposta de Luiz da Rosa, em 17/05/2009


Leia mais sobre Discípulo

Flávia, literalmente poderia citar, segundo a tradução Almeida, Eclesiastes (Coélet) 7,14, que diz: Atenta para a obra de Deus; porque quem poderá endireitar o que ele fez torto?.

Confesso que a sua pergunta me fez refletir. Soa mais comum para mim ouvir falar sobre a ‘vontade’ de Deus e não tanto sobre o seu ‘agir’. Contudo é verdade que conhecemos a ‘vontade’ divina graças sobretudo as suas ações contadas pela Bíblia. Isso revela que para alguns Deus é mais pragmático e para outros mais volitivo.

De acordo com minha formação, acredito que poderíamos entender “obras de Deus” como a vontade de Deus realizada na experiência diária de nossas vidas. E eis que aqui aparece a dúvida de tanta gente: como posso entender qual é a vontade de Deus para mim? Gosto, neste caso, de citar o Salmo 37:
Confia em Iahweh e faze o bem,
Habita na terra e vive tranquilo,
Põe tua alegria em Iahweh
E ele realizará os desejos do teu coração.
Entrega teu caminho a Iahweh
Confia nele, e ele agirá;
Manifestará tua justiça como a luz
E teu direito como o meio dia.
(Salmos 37,3-6).

Com relação á vontade de Deus, gosto ainda de lembrar a passagem da vida de Francisco de Assis: diante de Cristo crucificado rezava: “Senhor, que queres que eu faça?”

Falando diretamente em “obra de Deus”, é importante notar que Êxodo 32,16 se refere aos mandamentos, ás Tábuas da Lei, como “obras de Deus”: E aquelas tábuas eram obra de Deus; também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas.. Outra passagem diz: OS céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos (Salmos 19,1). O mesmo livro adverte: E todos os homens temerão, e anunciarão a obra de Deus; e considerarão prudentemente os feitos dele (Salmos 64,9).

Ao mesmo tempo a Bíblia lembra que a obra de Deus é sempre um mistério e encontrá-la é um desafio para nós: Então vi toda a obra de Deus, que o homem não pode perceber, a obra que se faz debaixo do sol, por mais que trabalhe o homem para a descobrir, não a achará; e, ainda que diga o sábio que a conhece, nem por isso a poderá compreender (Eclesiastes 8,17). Embora descobrir a obra de Deus seja difícil, Jesus nos indica a estrada, quando diz: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou (João 6,29).

2770 visitas

4 comentários

Postar um comentário

  • Antonio (Londrina) - 28/04/2010

    Só precisamos ter cuidado em querer fazer alguma coisa ou obras para nos salvar. Se pudéssemos fazer alguma coisa para nos salvar, Jesus não precisaria ter morrido na cruz. Essa expressão que A FÉ SEM OBRAS É MORTA é verdade mas deve ser entendida que JA FOI SALVA POR JESUS ENTÃO PRODUZ BONS FRUTOS. Esses frutos são resultados da salvação em Jesus. Jesus dá a fé pra produzir frutos. A pessoa sem fé prossui obras mortas.

  • levita-yerudiktus (Rio de Janeiro) - 05/03/2010

    Olá, É oportuna esta indagação, sobretudo por trazer a oportunidade a uma reflexão sobre este assunto tão importante para trazer a luz, a verdadeira excência do que podemos considerar como válido(aqui).Para a distinta Irmã fica um primoro convite a uma reflexão que por sinal deve ser feita por cada de (Nós) que pensamos estar fazendo a verdadeira OBRA, quando muitas vezes, fazemos (apenas) àquela (obra) que gostamos de fazer, quando o correto é fazê-la, da forma como nos é ordenado. Sem o implemento de MATEUS 25...

  • Luiz Carlos F. de Oliveira (Rio de Janeiro) - 07/07/2009

    Prezado Luiz. Creio, que em Marcos 16:15, esteja a resposta mais comum. " E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura " A Paz do Senhor.

  • Edivan Fernanades de Lucena (Santa Rita) - 31/05/2009

    Ora a bíblia esta repleta de versículos falando que devemos fazer a obra de Deus. Ex: os dez mandamentos que levava o homem do velho testamento a cumprir com a obra de Deus, portanto leia a bíblia que é a boca de Deus falando com o povo que vc vai entender o que são as obras de Deus, mas não esqueça que o tudo que é e reto, honesta, sincero e feito com amor é a obra do Deus vivo todo poderoso ass: Edivan.