Flávia, literalmente poderia citar, segundo a tradução Almeida, Eclesiastes (Coélet) 7,14, que diz: Atenta para a obra de Deus; porque quem poderá endireitar o que ele fez torto?.

Confesso que a sua pergunta me fez refletir. Soa mais comum para mim ouvir falar sobre a �??vontade�?? de Deus e não tanto sobre o seu �??agir�??. Contudo é verdade que conhecemos a �??vontade�?? divina graças sobretudo as suas ações contadas pela Bíblia. Isso revela que para alguns Deus é mais pragmático e para outros mais volitivo.

De acordo com minha formação, acredito que poderíamos entender �??obras de Deus�?� como a vontade de Deus realizada na experiência diária de nossas vidas. E eis que aqui aparece a dúvida de tanta gente: como posso entender qual é a vontade de Deus para mim? Gosto, neste caso, de citar o Salmo 37:
Confia em Iahweh e faze o bem,
Habita na terra e vive tranquilo,
Põe tua alegria em Iahweh
E ele realizará os desejos do teu coração.
Entrega teu caminho a Iahweh
Confia nele, e ele agirá;
Manifestará tua justiça como a luz
E teu direito como o meio dia.
(Salmos 37,3-6).

Com relação á vontade de Deus, gosto ainda de lembrar a passagem da vida de Francisco de Assis: diante de Cristo crucificado rezava: �??Senhor, que queres que eu faça?�?�

Falando diretamente em �??obra de Deus�?�, é importante notar que �?xodo 32,16 se refere aos mandamentos, ás Tábuas da Lei, como �??obras de Deus�?�: E aquelas tábuas eram obra de Deus; também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas.. Outra passagem diz: OS céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos (Salmos 19,1). O mesmo livro adverte: E todos os homens temerão, e anunciarão a obra de Deus; e considerarão prudentemente os feitos dele (Salmos 64,9).

Ao mesmo tempo a Bíblia lembra que a obra de Deus é sempre um mistério e encontrá-la é um desafio para nós: Então vi toda a obra de Deus, que o homem não pode perceber, a obra que se faz debaixo do sol, por mais que trabalhe o homem para a descobrir, não a achará; e, ainda que diga o sábio que a conhece, nem por isso a poderá compreender (Eclesiastes 8,17). Embora descobrir a obra de Deus seja difícil, Jesus nos indica a estrada, quando diz: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou (João 6,29).