Por que, em relação ao versículo onde Jesus fala "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja", a maioria dos católicos diz que se fala sobre a igreja católica?

Pergunta de Kyssilla, Vila Velha
Resposta de Luiz da Rosa, em 20/04/2009


Leia mais sobre Pedro

A passagem que você cita é presente em Mateus 16,18. Ela, em si, sublinha o papel do apóstolo Pedro dentro do grupo dos discípulos de Cristo. É dita por Jesus depois da resposta que Pedro deu à sua pergunta: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” E Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo”. Foi então que Jesus afirmou: “Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne ou sangue que te revelaram isso, e sim meu Pai que está nos céus. Tambéu eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edifiicarei minha Igreja, e as portas do Hades nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus”. (Mateus 16,13-19 – veja também Marcos 8,27-30 e Lucas 9,18-21).

A ligação entre o nome pessoal Petros (em grego) e rocha (de fato Pedro se chamava “Kepha”, que, além de ser um nome pessoal, significa também “rocha”, em aramaico) quer sigificar o papel do apóstolo não só como líder dos apóstolos, mas também o seu protagonismo na fundação da igreja (ekklesia, em grego). Ekklesia é uma palavra que traduz qahal, vocábulo usado muitas vezes no Antigo Testamento para indicar a comunidade do povo eleito, principalmente no deserto (veja Deuteronômio 4,10 e confrontar com Atos dos Apóstolos 7,38 onde se diz: “Foi ele – Moisés - quem, na assembléia (ekklesía) do deserto, esteve com o anjo que lhe falava no monte sinai e também com nossos pais.”).

Normalmente essa passagem não é usada para afirmar que a verdadeira igreja é a aquela católica. Invés é verdade que o mundo católico usa essa citação para fundamentar a doutrina do primado do Papa, da autoridade dele sobre toda a igreja católica. Além do texto de Mateus, para esse doutrina são importantes as afirmações de Jesus feita ao apóstolo em João 21,15 seguintes (“apascenta as minhas ovelhas”) e em Lucas 22,32 (“confirma teus irmãos”).

Pedro teria sido bispo de Antioquia e depois passou a ser considerado bispo de Roma, onde sofreu o martírio e foi sepultado.

Os papas que seguiram na história são considerados, pela igreja católica, como susbstitutos de Pedro e vigários de Cristo. Obviamente tal doutrina não foi aceitada pelos protestantes, que não reconheceram nenhuma autoridade do bispo de Roma. A igreja ortodoxa aceita o primado de Pedro apenas parcialmente. Ao lado de Pedro, com a mesma autoridade, estão os outros apóstolos. De fato, para a Igreja Ortodoxa não existe um papa, mas um grupo de bispos, liderados pelo patriarca de Constantinopla.

3205 visitas

65 comentários

Postar um comentário

  • Rita de Cássia (Rio) - 27/09/2013

    "...a ICAR matou as pessoas simplesmente pq eram contra suas doutrinas..." Argumento falho: leia sobre inquisição protestante! Não é por aí que vais encontrar mita diferença entre uma igreja e outra. Aliás, por que os cristãos de determinada seita se preocupam tanto com os cristãos das outras seitas? Por que cada seita não vive, simplesmente, suas crenças?

  • Gabriel (Palmas-TO) - 27/09/2013

    Por que alguns padres faziem coisas erradas vou deixar de ser católico? De maneira nenhuma! Quem não é pecador? Apenas Jesus. Até mesmo um dos escolhidos foi o maior dos traidores. A crença católica, do mesmo modo que parece ser contestada, ela é aceita em outros trechos bíblicos. Assim como Jesus rezou(ou orou, até nisso há implicância.) repetidamente, também podemos. E isso é contestado nas Escrituras.

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 26/09/2013

    Gabriel os verdadeiros ensinamentos de Cristo estão nas escrituras,tudo que vc precisa saber sobre a vontade de Deus está na nela...o protestantismo surgiu pois a ICAR dominava as escrituras,e assim q pessoas começaram a ver as heresias da ICAR começaram a protestar,e vc sabia q a ICAR matou as pessoas simplesmente pq eram contra suas doutrinas,sacerdotes matavam por cargos superiores, ñ existia o celibato no inicio,alguns padres tinham várias esposas e amantes,mulheres eram abusadas sexualmente,o tesouro da ICAR f...

  • JOSÉ DO cARMO (Rio Branco) - 26/09/2013

    Nós católicos acreditamos sim que Pedro seja a pedra fundamental da ICAR. Pedro recebeu ordem imediata de Cristo para que isso acontecesse. Tu és pedra e sobre esta pedra edificarei minha igreja (repare que ele falou no singular (igreja). Recebeu as chaves do céu, e os pecados que ele perdoasse aqui na terra também seriam perdoados no céu. E se ele não perdoasse aqui na terra, seria também retido no céu. Cristo disse que estaria com ela até os finais dos tempos.O titulo pastor deverá receber somente os que vem de P...

  • Gabriel (Palmas-To) - 26/09/2013

    Como todos nós sabemos, o protestantismo veio muito depois do Catolicismo. É o que predisse a bíblia: os falsos doutores vieram, enganando até mesmo os escolhidos. Eu quase me tornei protestante, mas Deus me abriu os olhos.

  • EVERALDO (Minas Gerais) - 29/08/2013

    Erivaldo, no evangelho de Lucas que vc citou temos muito haver , somos a continuação da igreja Cristo, convidados a concretizar o reino de deus. Em Atos 10,20-32, Jesus nos diz que devemos respeitar as diferenças culturais de cada povo, mas que isso não nos impeça de nos aproximarmos uns dos outros Judeus de pagãos etc... Cristo que sim a união vc deve compreender isso.

  • Claudio (RJ) - 29/08/2013

    Graça e paz! Cristiano, amado católico, a igreja não morreu porque a Bíblia está aí para quem quiser ler e ter relacionamento com Deus, nosso SENHOR e PAI! Não precisamos de Papa nenhum! Esta historinha de que Pedro foi o primeiro Papa é anátema! E onde estiverem dois ou três reunidos no nome do Senhor (lendo a Bíblia, louvando, o adorando, buscando segui-lo em espírito e verdade), aí estará Ele no meio deles! Como você disse a igreja de Jesus Cristo é a invisível, ou seja, somente Deus que sonda nossos corações e ...

  • ad (aracruz) - 28/08/2013

    vou repetir: se é para usar a Bìblia, digo que é uma grande baboseira discutir papado de Pedro: Em Mateus 18:18, Jesus diz a mesma coisa a Pedro, mas para os discípulos, e depois ainda Pedro vem com aquelas perguntas de quem não entendeu nada...por essas e várias outras que a estoria de Pedro ser papa é uma besteira sem base bíblica alguma.

  • cristiano (Rio de Janeiro) - 28/08/2013

    Caros Irmãos separados, sei da dificuldade do entendimento protestante, o qual infelizmente um dia eu fui, qdo falamos que A ICAR é a igreja de Jesus Cristo, não dizemos que ao costume protestante, que Cristo procurou um cartório e registrou o CNPJ da sua igreja, claro que não! A Igreja de Cristo é muito mais invisível do que visível, pois quem age é o E. Santo, prometido por Jesus a sua igreja, pois não suportaríamos tanto ensinamento (Jo 16:12). Mas a igreja são pessoas, que evangelizaram, escreveram, morreram po...

  • Claudio (RJ) - 28/08/2013

    Graça e paz a todos! Dizer que Jesus Cristo fundou a ICAR é muita heresia! Jesus não fundou nem ICAR, nem evangélicas, nem Testemunha de Jeová, nem Adventista, Jesus fundou a sua igreja, que são todos os que O aceitaram como seu Salvador, todos os que tem Ele como único e suficiente Salvador, todos que leem a Bíblia e a tem como única fonte verdadeira como Palavra de Deus e que nos dá a vida eterna caso a entendamos! Me perdoem amados o que vou dizer, nem Católico, nem Evangélico, nem Testemunha de Jeová, nem Adven...

  • Erivaldo (Salvador) - 27/08/2013

    Everaldo, quando eu digo que Jesus, os Apostolos, dizem algo, quase sempre é referente as ESCRITURAS, isso é realmente HISTORIA, ´não minha ESTORIA, quanto a meu amigo Cristiano, rapaz- Claro que Jesus Cristo sabia que os seus Discipulos iriam morrer, e o versiculo que voce citoiu - Luc.10;16- É só Jesus dando instruções ÁQUELES discipulos, O QUE É QUE VOCE OU EU TEMOS COM ISSO? NÃO ESTÁVAMOS LÁ e sim quais? Luc.10;17- E, voltaram OS SETENTAS, com alegria;.. Cristiano o nosso problema continua= sempre queremos pega...

  • Everaldo (Minas Gerais) - 27/08/2013

    Tenho plena consciencia que você é quem não entendeu Erivaldo e sempre criando histórinhas para cada comentério.

  • Cristiano (Rio de Janeiro) - 27/08/2013

    A Igreja é de Jesus Cristo, para todas as nações (Mt 28:19), por isso é Católica (universal), leia Hb 12:23, coluna e sustentáculo da verdade (1Tm3:15), pois ele é a pedra principal, porém o seu fundamento está nos apóstolos (Ef2:20), a quem prometeu que estaria até o fim do mundo (Mt28:20), a quem mandaria o E. Santo e revelaria tudo aquilo que não poderíamos suportar (Jo 16:12). Será que esta igreja de Jesus faliu? Será que Ele mentiu? Será que Ele não sabia que os apóstolos iriam morrer? Lembre-se: Aquele que vo...

  • Erivaldo (Salvador) - 26/08/2013

    Everaldo, voce ainda não entendeu? Jesus- Judeu- falando com quem? Com seus DISCIPULOS JUDEUS? Sim, meu amigo Everaldo, o dialogo entr ELES (judeus) quasee na sua totalidade é BASEADO nas ESCRITURAS, Everaldo, porque voce não entende que Jesus é um JUDEU? Everaldo, porqu voce não OBSERVA os versiculos que coloquei no comentário? Amigo, a representação e aprsentação de DUAS ou TRÊS pessoas- tem significado porque? Está na LEI, voce não vê que Jesus está citando os versiculos da ESCRITURA? Leia e entenda que JUDEUS c...

  • EVERALDO (Minas Gerais) - 26/08/2013

    Erivaldo, em MT;18, 15-20, você pode refletir que Jesus, pede a ação comunitária em relação ao erro de um irmão e não somente em despreza-lo (excluir) da comunidade, dai a importância de um Pastor para pastorear as ovelhas perdidas, orientando sempre a seguir o bom caminho. Neste caso é necessário uma pessoa para ouvir essa pessoa (pecador), se não obter êxito, a comunidade deve agir com prudência e justiça. Cristo nos falo que duas, três, ou mais pessoas são igreja, não descartando a possibilidade de multidões ser...

  • Erivaldo (Salvador) - 25/08/2013

    Everaldo, meu amigo, voce ainda não entendeu o que foi que Jesus Cristo falou em Mat.18;20? Amigo o texto é em referência ao Antigo Testamento, quando Jesus e os Seus Apostolos falam, ELES estão muitas vezes e na sua maioria, citando o ANT. TEST. veja= Mat.18;16-..DUAS ou TRÊS testemunhas... porque?- ESTA ESCRITO- Deut.17;6 DUAS ou TRÊS testemunhas- Deut.19;15- DUAS ou TRÊS testemunhas - Mat.18;16 DUAS ou TRÊS testemunhas.- 2 Cor.13;1. - 1 Tim.5;19. - Heb.10;28- DUAS ou TRÊS testemunhas. Meu amigo Everaldo, nós est...

  • Antonio de Mello (Londrina) - 24/08/2013

    A ICAR é uma farsa constatada. No ano 321 o Imperador Constantino contribuiu para o cumprimento da profecia do Profeta Daniel: 7:25 E mudarão os tempos e as LEIS...Do ano 321 até hoje o dia de adoração foi adulterado. Veja o que disse Davi no relato do Salmos que também é a Palavra de Deus...As Tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos Teus justos juízos dura para sempre” (Sal. 119:159, 160)....Então por que as pessoas ensinam que a lei foi dada pra Mosés! Davi disse que AS TUA PALAVRAS SÃO...

  • EVERALDO (Minas Gerais) - 24/08/2013

    Erivaldo, esta copletamente enganado, pois o próprio Jesus vivia e vive no meio das multidões, (LC; 5,1-11), (MC; 3,7-12), (MT; 6, 30-44), (LC; 9, 10-17) e (MT; 5, 1-5) além de outros trechos bíblicos que fala de Jesus com o povo, aquela passagem citada por você (ONDE DUAS OU TRÊS PESSOAS ESTIVEREM REUNIDAS EM MEU NOME ALI ESTAREI) nos fala que mesmo poucos mas unidos na fé, temos uma força, pois Cristo não vê somente quantidade mas sim qualidade. Se somos de fato cristãos devemos transmitir nossa fé como verdadeir...

  • Claudio (RJ) - 23/08/2013

    Graça e paz a todos! Os católico dizem que este versículo fala da Igreja Católica por pura tradição humana. Um mito dito milhões de vezes se torna verdade. E foi isto que aconteceu, as pessoas visitam a ICAR e seguem o que a liderança diz, e assim, a liderança religiosa tem mais veracidade do que a própria bíblia, até porque cristão lê muito pouco a Palavra de Deus (um erro fatal). Isto acontece também com os evangélicos. Tanto Católico como Evangélico não refletem/estudam/meditam os versículos bíblicos apenas repe...

  • Claudio (RJ) - 23/08/2013

    Graça e paz a todos! Os católico dizem que este versículo fala da Igreja Católica por pura tradição humana. Um mito dito milhões de vezes se torna verdade. E foi isto que aconteceu, as pessoas visitam a ICAR e seguem o que a liderança diz, e assim, a liderança religiosa tem mais veracidade do que a própria bíblia, até porque cristão lê muito pouco a Palavra de Deus (um erro fatal). Isto acontece também com os evangélicos. Tanto Católico como Evangélico não refletem/estudam/meditam os versículos bíblicos apenas repe...

  • Erivaldo (Salvador) - 23/08/2013

    Everaldo, eu te entendo, já fui assim, achava que deveria seguir uma religião para ter a comunhão, más aprendi com as Palavras do NOSSO SENHOR JESUS CRISTO- Mat.18;20- DUAS ou TRÊS pessoas - Everaldo o proprio Jesus não fala em RELIGIÕES, multidões, pois para Jesus basta: ONDE ESTIVEREM DUAS OU TRÊS PESSOAS REUNIDAS EM MEU NOME, AÍ ESTAREI NO MEIO DELES. Só isso? Meu amigo, voce sabe porque só basta DUAS ou TRÊS pessoas reunidas? Voce sabe porque Jesus coloca esse QUANTITAVO de DUAS ou TRÊS pessoas? Amigo Everaldo,...

  • EVERALDO (Minas Gerais) - 23/08/2013

    Erivaldo, não sei você mas eu sou um seguidor de CRISTO, a religião vem a ser o caminho para que eu possar entrar em comunhão com os demais irmãos, pois Cristo chama a todos, não quer individualismo é na igreja que encontro a verdadeira partilha.

  • EVERALDO (Minas Gerais) - 23/08/2013

    Erivaldo e Márcia, não acredito somente em religião, apenas a uso para seguir a Deus, e quando proclamo as Sagradas Escrituras paro para refletir, não somos nós quem inventam isso mas foi o próprio Cristo quem deixou e os apóstolos deram continuidade, como nos dias de hoje, repito estou muito acordado para a vida e Deus é minha Vida.

  • ad (aracruz) - 23/08/2013

    Em Mateus 18:18, Jesus diz a mesma coisa a Pedro, mas para os discípulos, e depois ainda Pedro vem com aquelas perguntas de quem não entendeu nada...por essas e várias outras que a estoria de Pedro ser papa é uma besteira sem base bíblica alguma.

  • Erivaldo (Salvador) - 23/08/2013

    Marcia, é comentarios como os seus que eu ainda tenho a esperança, não estou sozinho, voce é totalmente correta, disse tudo, más Marcia, muitas pessoas ainda estão cegas, seguindo igrejas e seguindo homens, alguns já mortos inclusive, lamentável, pessoas inteligentes, más sendo absorvidas pelos seus desejos carnais, Marcia- Heb13;13 e essas todas igrejas e religiões- Jud.1;11, esse são os versiculos que exemplificam essas coisas, lamento dizer más voce está CERTA. o Everaldo acredita na Igreja Católica, alguns tamb...

  • EVERALDO (Minas Gerais) - 23/08/2013

    Gente depois desta passagem qual religião deu sequencia aos pedidos de Jesus, os protestantes ainda não existiam, as outras religiões não seguiram os ensinamentos de Deus, não tem como duvidar que foi a católica.

  • Rosemeire (São Paulo SP) - 23/08/2013

    Cesar, não leve em conta aquele meu comentário queria me referir ao Everaldo de Minas e postei na pergunta incorreta, desculpas espero que entenda.

  • MARCIA (BHTE) - 22/08/2013

    TEM GENTE QUE LEU E NÃO ENTENDEU FOI NADA, ONDE O SR. JESUS IRIA PREGAR RELIGIÃO, NADA A VER, AS RELIGIÕES FORAM CRIADAS PELO O CONHECIMENTO HUMANO E NÃO POR JESUS, NÓS É SOMOS A IGREJA, O CORPO DE CRISTO, AS IGREJAS CONSTRUIDAS E OS TEMPLOS CONSTRUIDOS, É SÓ UMA REPRESENTAÇÃO DE CADA RELIGIÃO QUE EXISTE NO MUNDO, QUE IGNORÂNCIA É ESSA MEU DEUS, NÃO LEEM A BÍBLIA DIREITO E ACHAM QUE A RELIGIÃO CATÓLICA FOI JESUS QUEM DISSE, NADA A VER, ELE NÃO FALOU NADA DE IGREJA CATOLICA E NEM PROTESTANTE E NEM ESPIRITA, VAMOS ES...

  • ad (aracruz) - 15/08/2013

    kkk

  • Erivaldo (Salvador) - 15/08/2013

    Mat.18;20- Porque, onde estiverem, DOIS ou TRÊS reunidos em meu NOME, aí, ESTOU EU no meio deles- MÁS- AGORA - temos o complemento da PROFECIA pois agora sim é que podemos aprender com o "ENVIADO PREGADOR DE DEUS" ELI SORIANO, o Filipino.

  • Erivaldo (Salvador) - 15/08/2013

    Não Mateu, o Filipino é mesmo a profecia das escrituras sagradas- Eli Soriano é o "ENVIADO PREGADOR DE DEUS" Só ELI SORIANO sabe do PROPRIO DEUS pois DEUS mandou ELI SORIANO ENSINAR A NOS, TUDO QUE É PRA SER ENSINADO POR DEUS para a nossa SALVAÇÃO.

  • Mateus (Rio) - 15/08/2013

    O fim do mundo e o profeta salvador!!! Essa história de novo? Haja paciência para esses malucos!

  • Erivaldo (Salvador) - 15/08/2013

    Pedro é a PEDRA- E o "VERDADEIRO PREGADOR ENVIADO POR DEUS" é ELI SORIANO o Filipino, o UNICO que pode ENSINAR TODA a verdade das ESCRITURAS, ninguem no MUNDO pode PREGAR a não ser o ELI SORIANO, pois DEUS deu uma PROFECIA que no FIM DO TEMPO, SERIA enviado O VERDADEIRO PREGADOR DE DEUS para nos pregar o EVANGELHO.

  • Luiz ferreira santana (Feira de santana) - 14/08/2013

    Quero dizer que devemos discutir e comentar um assunto como este , em pauta, com embasamento gramatical; como fez San (Salguero). Pois não se trata apenas de convicções religiosas, mas sim de uma interpretação textual; e portanto, requer coerência gramatical. Lembrando que: ESTA É A PESSOA QUE FALA- JESUS. Portanto Pedro significa pedra ; mas como Jesus se referiu , não foi À PEDRO mas a ele próprio- JESUS.... Observem a estrutura gramatical por favor.

  • ad (aracruz) - 26/07/2013

    Estuda isso Fagner:http://www.arqueologia.criacionismo.com.br/2010/11/veredito-ossuario-do-irmao-de-jesus-e.html

  • Fagner (Aracaju) - 26/07/2013

    Concordo com o Abel sobre a importância de estudarmos os textos bíblicos em suas traduções mais antigas (foi o q eu estava buscando quando cheguei neste site), mas como professor de história e estudante de Teologia não posso deixar de denunciar que não é sustentável a afirmação de que a Igreja Católica é a "primeira". A "primeira" Igreja não possuía nenhum título. Não são apenas as Escrituras que revelam isso, a história e a Teologia confirmam que a denominação oficial "Igreja Católica Apostólica Romana" não é do p...

  • Fagner (Aracaju) - 26/07/2013

    De fato, como observaram o Raydelmo e o Alexandre, para entender o que Jesus disse a respeito de Pedro é necessário considerar o texto deste mesmo apóstolo, o qual observou que todo cristão é uma pedra viva na construção do edifício espiritual que é a Igreja de Cristo. O que Jesus afirmou em relação a Pedro se aplica a todo aquele que compreende quem é Jesus (como Pedro compreendeu). E todo aquele que compreende quem é Jesus tem as chaves do reino dos céus. Quanto ao "primado" de Pedro, o livro de Atos e outras pas...

  • Erivaldo (Salvador) - 25/07/2013

    Alexandre, é isso aí, pelo menos alguem. Agora Alexandre não vai adiantar nada voce comentar essas coisas, porque? Esses pseudo entendedores da Biblia não querem saber do seu comentário, ESTES estão com as suas convicções formadas, estão ALIENADOS a SISTEMAS RELIGIOSOS- defendem esse SISTEMA, lamento meu amigo, más ELES não querem saber dessa VERDADE que voce colocou no seu comentário, aqui Clodoaldo faz o mesmo, de uma maneira bem compreensivel, más os "CARAS" NÃO QUEREM SABER TAMBEM, não adianta meu amigo.

  • LUCIANO WALLI (serra) - 24/07/2013

    Caros amigos e irmãos em Cristo, acredito que muitos anos se passaram e muitas coisas mudaram neste periodo, concordo com alguns comentarios, porem gostaria de enfatizar que o ser humano deve viver conforme manda o seu coração, pois não adianta fazermos as coisas para aparecer, seguir doutrinas ou religiões, temos e que amar a Deus sobre todas as coisas, e amar ao proximo, vejo hoje muitas pessoas que convivem dentro da igreja, ocupam cargos, porem esquecem do amor familiar, pois como pode uma pessoa amar a Deus e ...

  • SAM (ITATIBA) - 24/03/2013

    Só pode ser uma e indestrutível esta pedra, ela é: "AMOR". Só as religiões e religiosos que constroem sua "casa" sobre Ela permanecerão até o fim dos tempos,a fé que esta sobre dogmas, atos exteriores, dinheiro, esta sobre areia.

  • alexandre (curitiba) - 23/03/2013

    Meu Deus Quanta ignorância existe ainda sobre esse versículo?! Se Jesus estivesse aqui para responder Ele diria: Eu Sou a Pedra, Eu Sou a Rocha... Eu disse a Pedro que Eu cresceria, que Eu seria edificado através de Pedro para que eu me tornasse conhecido. Qual é o único que o inferno não prevalece? Pois quanto sabemos nós homens estão sujeitos ao céu ou ao inferno e o Único que pode nos Salvar é Jesus e não Pedro, muito menos a igreja católica, ao contrário, essa tem todas as chaves que envia para o inferno as al...

  • Raydelmo (Salvador) - 28/11/2012

    olha espero ajudar quanto as duvidas deste texto, a respeito da referencia de Jesus a Pedro. Basta somente lerem primeira de São Pedro 02:04-09 e encontraram a resposta todo cristão é uma pedra ou rocha porem Cristo é a principal, é base de toda igreja ou eclésia. Espero que ao lerem compreendam o que Jesus realmente quis dizer, existem outros textos mas se não encontrarem a resposta neste texto citado provavelmente não encontraram nos outros. Deus abençoe a todos.

  • Abel (Vitória) - 26/11/2012

    Depois de ter lido quase todos os comentários cheguei a uma conclusão: como que o mundo cristão precisa estudar mais a Biblia, as traduções, os escritos dos primeiros séculos, a história dos Concílios Ecumênicos ( os sete primeiros). A história dos martires, a tradição oral dos ditos de Jesus e as tradições dquilo que disseram de Jesus. Gente há um fundamentalismo bíblico, que não chega a lugar nenhum. Vamos estudar os originais em Grego koiné, os pápiros e os códigos. Vamos estudar a história bíblica com um olhar...

  • Abel (Vitória) - 26/11/2012

    Depois de ter lido quase todos os comentários cheguei a uma conclusão: como que o mundo cristão precisa estudar mais a Biblia, as traduções, os escritos dos primeiros séculos, a história dos Concílios Ecumênicos ( os sete primeiros). A história dos martires, a tradição oral dos ditos de Jesus e as tradições dquilo que disseram de Jesus. Gente há um fundamentalismo bíblico, que não chega a lugar nenhum. Vamos estudar os originais em Grego koiné, os pápiros e os códigos. Vamos estudar a história bíblica com um olhar...

  • Pb Edson Luiz de Oliveira (Ponta Grossa) - 18/10/2012

    Jesus nesta passagem, refere-se a resposta que Pedro fez "Cristo do Deus Vivo", é na resposta de Pedro que Jesus diz que edificara a igreja, e nao que iria edificar a igreja em Pedro. Pois nao foi Pedro que morreu por meus pecados, e nem o que ressuscitou para que eu tivesse vida. Coitado de nós se dependessemos de Pedro para algum fundamento. É Jesus que é a pedra fundamental, pedra de esquina que os construtores rejeitaram, e agora a igreja catolica rejeita-o querendo colocar Pedro como pedra?

  • San (Salgueiro) - 20/08/2012

    A paz do senhor Jesus seja com todos!! Texto: Mateus 16:18 Meus caros, eu sou evangélico, assim como o foram todos os apóstolos de Jesus (porque eles pregavam o evangelho). Não quero atacar ninguém aqui, mais apenas deixar a minha opinião. Examinando o texto Jesus como homem, viveu em plena perfeição, e como Deus nem se fala. Pedro foi um homem imperfeito! Diversas vezes foi repreendido por Jesus (Mateus 20:20-28); (Marcos 9:35); (Marcos 10:35-45); (Mateus 16:23); (Marcos 8:33)... etc. No texto em pauta Jesu...

  • Henrique Coutinho (Taubaté) - 16/11/2011

    Vejam o que a teologia católica diz sobre a confusão em torno das palavras \"petra\" e \"petros\". A conclusão é de que Jesus estava se referindo mesmo a Pedro, quando fala da rocha sobre a qual construiria a sua igreja. Segundo o texto neste link (http://www.bibliacatolica.com.br/blog/biblia/quem-e-a-pedra-jesus-ou-pedro/), o nome Kepha (do aramaico), nome que foi atribuído a Pedro por Jesus, significa \"rocha\". O texto original em aramaico não se preservou, mas essa era a língua falada por Jesus. Portanto, Jesus...

  • Julio Cameijo Capelo (Arujá) - 11/08/2011

    È triste ver tanta discussão e o falar de religião ou não , na verdade Jesus disse; Conhecereis a Verdade e ela vos libertará, com quem esta a Verdade?Quem é dono dela ou a possui? O sujeito nasce católico vai a missa no domingo,vai pra casa ver o Faustão e o Fantastico e acha que esta inteirado de tudo, não le a Biblia porque acha que é careta, mas da opinião do que leu na materia de revista , editada por um ateu. Saba o que significa ser Católico, ou Evangélico ou como mesmo diz Protestante, com certeza não. Na ...

  • Luiz Claudio (Brasília) - 29/07/2011

    Vamos a realidade da coisas. O fato é que nosso povo que é o povo de Deus, que somos todos nós, não é interessado pelo estudo, pela cultura. É certo o jargão: "Católico ignorante, futuro Protestante". Inegável tal afirmação. Deus é e sempre será organizado ao extremo e Cristo assim o foi. A oração do Pai Nosso é exemplo claro disso. A Eucaristia foi instituída por Cristo na Santa Ceia: "tomai todos e comei, esse é o meu corpo que será entregue por vós... fazei isso em memória de mim". Muito claro o que Cris...

  • mary (sp) - 22/04/2011

    Jesus disse para as 45.000 igrejas protestantes: vcs são pedras e em cima dessas pedras eu edificarei as minhas igrejas.

  • Bruna (Aeapongas Parana) - 30/10/2010

    * DEus nunca sinto nomes de igrejas e nem nome de religião so queria que todos nos acreditasem Nele porque Ele criou tudo, Ele conhece o nosso coração e nossa mente, E Deus quer que nos sejamos Adventuos então procurem na Biblia o significado de Adventuos. Fiquem com Deus ...

  • leila (pari) - 20/06/2010

    Eu tb não conheço nenhum protestante martir,muito menos algum q ja tenha ganhado o premio nobel da paz.nunca ouvi falar q algum protest.deu a sua vida por Jesus.nunca vi nenhuma grande obra criada por protest para ajudar os outros.E nunca vi nenhuma nenhum paralitico andar e nem cego de nascença enchergar...Faço um pedido formal nesse site,Se alguem souber de alguma coisa nesse sentido , me mostre por favor!!pois a minha tia vive me perguntando isso.obrigada , a todos!!

  • Antonio - 02/05/2010

    Com sua permissão e amor no evangelho eterno, gostaria de apresentar minha posição, sem ofender nem criticar a nenhum dos queridos que postaram seus textos e suas conclusões aqui neste espaço ao qual admiro de coração e que Deus os ilumine. O Objetivo deste blog é aprender juntos estes temas que as vezes são complicados. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre ESTA pedra edificarei minha igreja Jesus edificou a igreja em Pedro ou Nele? Eu acredito que Deus edificou Sua igreja em Cristo! Aqui acontece um problema...

  • Fancisco Souto (Araripe) - 30/12/2009

    Bom,eu não sei se pedro é a pedra que jesus disse q adificase sua igreja,mais eu creio que seja, nos dias de hoje vc ver tanta igreja protestante sendo formada em capítulo ou vercículo da biblia ai diz isso,diz aquilo a seus fiéis,tem igreja q diz as sua mulheres não faça depilação e não use saia curta não assistir novela e nunca ir a uma festa dançante, mais tem outras que diz faça tudo isso e mais um pouco,e esquece de fazer aquilo que jesus mandou fazer , ama o próximo fz caridade da a vida pelo evangelho...

  • davi (taubate) - 28/10/2009

    Simples: ou eles ñ entende de gramática, ou finge não entender.-Explico: Quando Jesus diz (TU),está se referindo a Pedro. Quando diz (sobre ESTA pedra), está se referindo a ele mesmo. Isso porque um pouco antes, e depois também nas escrituras, ele mesmo afirma claramente que é "ele" a pedra "angular",(pedra de toque, ou a principal do alicerce),pois algo tão importante e grandioso ñ poderia ser alicerçado sobre um humano falho e falível como Pedro e qualquer outro.( lembrem-se que Adão era perfeito e assim mesmo fa...

  • arcanjo (nova) - 27/09/2009

    Em querem conhecer a Deus vao alem da Religiao façam o que Deus mandou ame a ale a cima de tudo e adorem ele acima de tudo e nao adoram estatutuas de pedra nem venerem por que isso vai contra sua lei e seu proposito nao estou pra fala de Religiao mais do mao de Deus

  • Peterson Teofilo (Cruzeiro-SP) - 10/09/2009

    Acho q oq tem q ficar claro,é q o Senhor JESUS disse,"...edificarei a minha igreja.."portanto com todo respeito aos amigos católicos a igreja não é do papa,nem do padre,a igreja é de JESUS CRISTO,e pelo q sei meu JESUS deu a vida pelas pessoas,e não mandou q fossem queimadas na fogueira.Acho incoerente dizer q o apostolo Pedro fundou uma igreja com nome de igreja cato´lica apostólica ROMANA,sendo q eu não conheço nenhum apostolo romano,e foram os mesmos q mataram o proprio apostolo Pedro.Até porque mesmo q ele tive...

  • Paula (Natividade-Rj) - 27/08/2009

    Entrei no site para procurar uma coisa e encontrei outra. Desrespeito com minha religião. Por favor,pode haver diferenças, mas para ser um bom evangélico não é preciso agredir os católicos. Nem os bons evangélicos querem gente assim no meio deles. Quanto ao que você afirma, que nós somos idólatras, sinto pena de você.Está confundindo culto de veneração com culto de adoração. Há muitíssimos homens de Deus nas Igrejas evangélicas que ensinarão a você como ser um bom cristão e como respeitar a religião dos outros. ...

  • ana (rgt) - 07/06/2009

    eu não disse,q essa ou aquela esta certa.Eu disse q tudo começou qd Jesus disse a S.Pedro.PEDRO TU ÉS PEDRA E SOBRE ESSA PEDRA,EDIFICAREI A MINHA IGREJA.e qual é certa? q eu saiba nenhuma!

  • kyssilla (vila velha) - 05/06/2009

    Na minha opiniao, quando Jesus disse isso p Pedro era p que nos dias de hoje independente de reliao seguisse-mos da maneira q ele seguiu, com muita fe e SACRIFICIO - algo q POUQUISSIMAS pessoas fazem.Nao existe essa de igreja. mais ta e se tivesse sido a igreja catolica? isso nao quer dizer q seria certo ter q obedecer e ficar adorando santos, aprendendo certas coisas q nao sao biblicas, concerteza nao foi nesse objetivo q Jesus disse aquilo para Pedro. Intao ANA, para pense, e releia tua biblia, quem sabe assim D...

  • ana (rgt) - 26/05/2009

    São Pedro e S.Paulo,foram os q levaram o evangelho de Cristo a se espalhar pelo mundo.Não só eles como tb os outros.As igrejas apostolicas seguem esse ensinamento.Claro q Cristo é o fundador.Mais entregou essa missão à S.Pedro,se ele foi papa ou não,não vem ao caso.Todos foram mártires inclusive os primeiros papas.Graças e esses mártires o cristianismo chegou ao terceiro milenio.paz e bem!

  • paulo roberto (rio de janeiro) - 23/05/2009

    quando Jesus falou isto,estava dizendo que era por pedro que começaria a primeira igreja e que iria levar a Verdadeiro Evangelho ao mundo.

  • Michel (Tailândia - Pará) - 22/05/2009

    Pedro nos dias de hoje teria vergonha de ser católico por praticar idolatria, costumes não "Evangelhos", adorarem santos, deixar que fazem dele santo em imagem e adoração EX: No templo chamado formosa curou um homem e não deixou que ele se prostrasse diante dele, por isso acho que estão dizendo de outro Pedro quando dizem que edificou a igreja católica

  • jovani s lara (poa) - 16/05/2009

    gostaria desaber como vai ser o arebatamento de cristo com detalhes

  • ana (rgt) - 14/05/2009

    PEDRO TU ÉS PEDRA! E ECIMA DE TI EDIFICAREI A MINHA IGREJA E AS PORTAS DO INFERNO,NÃO PREVALECERÃO CONTRA ELA.É CLARO Q É A IGREJA CATÓLICA APOSTOLICA ROMANA