Uma janela sobre o mundo bíblico

Em que dia do calendário Jesus morreu?



  • Pergunta de Ester Barbosa, Sarandi / RS
  • 57649
  • 09/06/2013
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Jesus | Calendário |


Encontramos entre os povos vários tipos de calendários. O Judaico, islâmico, chinês etc. Todos tem seu início em algum fato marcante na história ou religião destes Povos.

Para responder a tua pergunta utilizo o calendário de uso comum de todos nós. Este calendário tem início com o nascimento de Jesus Cristo, datado para o ano 0 (zero) hoje estaríamos, portanto há 2013 anos do nascimento de Jesus Cristo. Quanto às datas encontramos muitas controvérsias, como a data do nascimento de Jesus. O nosso calendário durante todos estes anos sofreu algumas adaptações, que não vem o caso na resposta da pergunta no momento nos preocuparmos. Poderá ser respondida em outro momento.

Assim por base de informação utilizo o livro de:

Galbiati, Henrique, e outros, O Evangelho de Jesus, tradução do italiano de Pe. José Dias Goulart, co-edição Paulinas Caxias do Sul, RS e Ist. S. Gaetano de Vicenza, 1971. (É o texto dos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João em uma única narração).

Esta publicação do evangelho, ricamente ilustrada, possui uma guia cronológica do dia e ano dos fatos acontecidos, demonstra igualmente o dia da morte de Jesus segundo o nosso calendário desta forma:

Dia da Semana: Sexta feira

Dia do mês: 7 (sete)

Mês do ano: Abril

Ano: 30 d.C

Hora da morte de Jesus: 15 horas.

 

Curiosidades: Em 18.05.2003, o jornal Pravda da Romênia noticiou que dois astrônomos rumenos Liviu Mircea e Tiberiu Oproiu, após pesquisa declararam que possivelmente a data da morte de Cristo foi:

“Jesus Cristo morreu às 3 da tarde de sexta-feira, dia 3 de Abril do ano 33 d.C e ressuscitou às 4 da manhã do dia 5 de Abril. Para obter essa informação, os astrônomos recorreram antes de mais à Bíblia e então começaram trabalhando com alguns programas de computador. No entanto, o Novo Testamento diz que Jesus morreu no dia após a primeira noite de lua cheia após o equinócio de Verão.”  (fonte: http://port.pravda.ru/news/mundo/18-05-2003/2057-0/).

Noticias semelhantes a esta do Jornal Pravda da Romênia, seguidamente ouvimos, entretanto permanece a dúvida até que ponto poderemos considerá-las verdadeiras.

57649 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook