Uma janela sobre o mundo bíblico

Em que dia do calendário Jesus morreu?



  • Pergunta de Ester Barbosa, Sarandi / RS
  • 52119
  • 09/06/2013
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Jesus Calendário


Encontramos entre os povos vários tipos de calendários. O Judaico, islâmico, chinês etc. Todos tem seu início em algum fato marcante na história ou religião destes Povos.

Para responder a tua pergunta utilizo o calendário de uso comum de todos nós. Este calendário tem início com o nascimento de Jesus Cristo, datado para o ano 0 (zero) hoje estaríamos, portanto há 2013 anos do nascimento de Jesus Cristo. Quanto às datas encontramos muitas controvérsias, como a data do nascimento de Jesus. O nosso calendário durante todos estes anos sofreu algumas adaptações, que não vem o caso na resposta da pergunta no momento nos preocuparmos. Poderá ser respondida em outro momento.

Assim por base de informação utilizo o livro de:

Galbiati, Henrique, e outros, O Evangelho de Jesus, tradução do italiano de Pe. José Dias Goulart, co-edição Paulinas Caxias do Sul, RS e Ist. S. Gaetano de Vicenza, 1971. (É o texto dos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João em uma única narração).

Esta publicação do evangelho, ricamente ilustrada, possui uma guia cronológica do dia e ano dos fatos acontecidos, demonstra igualmente o dia da morte de Jesus segundo o nosso calendário desta forma:

Dia da Semana: Sexta feira

Dia do mês: 7 (sete)

Mês do ano: Abril

Ano: 30 d.C

Hora da morte de Jesus: 15 horas.

 

Curiosidades: Em 18.05.2003, o jornal Pravda da Romênia noticiou que dois astrônomos rumenos Liviu Mircea e Tiberiu Oproiu, após pesquisa declararam que possivelmente a data da morte de Cristo foi:

“Jesus Cristo morreu às 3 da tarde de sexta-feira, dia 3 de Abril do ano 33 d.C e ressuscitou às 4 da manhã do dia 5 de Abril. Para obter essa informação, os astrônomos recorreram antes de mais à Bíblia e então começaram trabalhando com alguns programas de computador. No entanto, o Novo Testamento diz que Jesus morreu no dia após a primeira noite de lua cheia após o equinócio de Verão.”  (fonte: http://port.pravda.ru/news/mundo/18-05-2003/2057-0/).

Noticias semelhantes a esta do Jornal Pravda da Romênia, seguidamente ouvimos, entretanto permanece a dúvida até que ponto poderemos considerá-las verdadeiras.

52119 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook


Comentários mais antigos

  • João Batista (Brasilia) - 22/04/2016

    Eu quero refutar o Sr. Leonardo que escreveu quase 8 folha para refutar que Jesus não morreu numa quarta feira, mas em uma sexta feira. É muita informação carregada de muitos equívocos, principalmente quando ele quer colocar palavra na boca dos leitores desta matéria. Leonardo diz: Observe que são sete contra um, e o mesmo Mateus relata outras três vezes apenas três dias. Ora, se uma vez informa “três dias e três noites” e se três vezes menciona “três dias”, é evidente que mais peso deverá ter a referência repeti...

  • Rômulo (Belém) - 12/04/2016

    Olá, lee sua matéria e percebi que ela procede de uma visão histórica católica romana, a matéria diz que Jesus morreu no ano 30 numa sexta-feira, isso profeticamente seria impossível, já que conforme êxodo 12, deixa claro que o cordeiro deveria ser sacrificado em 14 de nizan na nona hora, ( 15 horas da tarde), se foi o ano 30 em 14 de nizan que caiu numa quarta-feira, se foi no ano 33 caiu em um sábado. Pra ter sido no sábado estaria em contradição com os evangelistas que declaram o domingo como o dia em que as mul...

  • Leonardo (Quelimane) - 25/03/2016

    Quarta ou Sexta-feira? Páscoa é um termo hebraico “que significa passagem (o anjo da morte ‘passou’ sobre as casas dos israelitas”). “Os judeus computavam o tempo pelo sistema inclusivo. O dia inicial era o ‘primeiro’ dia, mesmo que dele só restassem algumas horas; o dia imediato era o ‘segundo’; e as primeiras horas do dia que vinha em seguida já eram consideradas ‘terceiro dia.’” GRÁFICO DOS DIAS Há um grupo religioso que defende com muita determinação a idéia de que Jesus morreu na quarta-feira e...

  • Ricardo santos (Porto alegre) - 18/03/2016

    Juses não morreu na semana da Páscoa, e segundo a biblia a Páscoa é 15 de janeiro.

  • olimpio (Caucaia) - 13/03/2016

    Livro de João 20:01 diz que ainda de madruga Maria Madalena foi ao sepulcro e la já não estava mais jesus. Segundo o google Earth o dia amanhece em Israel as 2 Hrs da manhã então de forma nenhuma ele ressuscitou as 4 Hrs da manhã.

  • Sergio (Duque de caxias) - 23/01/2016

    Neri, da onde VC tirou essa " quarta feira ", segundo a bíblia ?

  • Adailton (São José) - 27/04/2015

    neri leite (santo antonio do sudoeste), para o judeu, o "dia" começa no anoitecer que o antecede. Assim, o Sábado judaico começa no anoitecer da sexta-feira, e termina no anoitecer do sábado. As mulheres foram ao sepulcro antes do amanhecer de domingo, mas após o anoitecer de sábado, portanto, para o judeu, já era domingo! Nós contamos o tempo de forma diferente, mas da meia-noite (0 hora) de domingo até o amanhecer, já é domingo, tanto para nós quanto para os judeus!

  • neri leite (santo antonio do sudoeste) - 27/04/2015

    jesus não ressuscitou domingo e sim no sábado , Mateus 28 fala que quando findava o sábado e começava o domingo Maria foi ao sepulcro e Jesus já não estava lá. Jesus morreu as 15 horas de quarta-feira , foi para o seio da terra as 18 horas completando 3 dias e três noites as 18 horas de sábado.

  • MARIA INES (SAO JOSE DOS CAMPOS) - 27/04/2015

    Que quer dizer a palavra nizzan ou Nissan Obrigada

  • Flaviano (Timóteo, MG) - 18/04/2015

    Se Em que dia da semana foi Cristo crucificado? Mateus 12.40 declara: "Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem ficará três dias e três noites no coração da terra". Se a tradição em geral aceita que Cristo foi crucificado na sexta-feira da Semana Santa, morrendo às quinze horas (à hora nona dos romanos), ressurgindo na madrugada do domingo, estiver certa, como é possível dizer-se que Jesus esteve três dias e três noites na sepultura? Ele havia si...

  • henrique ferreira do nascimento (quarto centenario) - 03/04/2015

    analizando a escritura jesus morreu numa quarta feira,se seguirmos os relatos da biblia ele ficou três dias e três noite no seio da terra , no passado era contado noite e dia de 12 horas e nâo 24 h.elele ficou a noite da quinta ,a noite da sexta e a noite do sabado,e ficou o dia da quinta ,o dia da sexta ,e o dia de sabado e ressucitou no domingo de manhã.assim que entendi, obrigado agora quero saber o dia do mês

  • Luciano (Natal) - 17/02/2015

    Ao Silvano e ao André Gouveia. Absolutamente vocês estão certos. Calendário Judaico é o Calendário que foi dado pelo Criador. O Juliano ou o Gregoriano não teem nenhuma serventia para para especificar algo em torno do Messias. O Calendário que está Valendo é o que o Povo Hebreu RECEBEU DO CRIADOR. A História é e está vinculada a um CALENDÁRIO. GREGOS OU JÚLIO? ? NÃO SERVEM E ESTÃO SENDO USADOS PARA ENGANAR VOCES PATETICOS RELIGIOSOS.

  • silvano (FLORIANÓPOLIS) - 17/02/2015

    Exatamente, Cristo nâo nasceu em Dezembro, muito menos dia 25, que é o dia do "deus sol" dos pagãos. Cristo morreu no dia 14 de nisã ou abib do calendario hebraico que corresponde aos meses de Março e Abril do calendário gregoriano. Jesus morreu numa quarta-feira e ressuscitou no sábado ao pôr-do-sol, fechando exatamente 3 dias e 3 noites como Ele havia dito que ia ficar no seio da terra. (Confira Mateus 12:38-40; Mateus 28:1-6).

  • andre gouvea (hortolandia) - 31/10/2014

    Aos mais desavisados, a data do nascimento de Jesus, assim como a sua morte acontece SEMPRE no mesmo dia do ano.... a questão está no referencial que tomamos para encontrá-la... Primeiro Jesus NÃO nasceu em 25 de dezembo, esta data foi escolhida pelo papa Julio 1, pois quando o cristianismo foi declarado como religião oficial do imperio romano a data de comemoração ao nascimento do deus sol: "Natalis Solis Invicti" foi cristianizada. Jesus nasceu 6 meses depois de João Batista, que havia nascido na páscoa (c...

  • Adailton (São José) - 31/10/2014

    Odalberto Domingos Casonatto, já que você não entrou na questão do calendário, vou tentar esclarecer: O calendário juliano foi implantado por Júlio César, em 46 a.C., passou por várias pequenas reformas e era usado até 1582, quando o Papa Gregório XIII fez a última "reforma" do calêndário, que passou a ser chamado de "gregoriano". É o nosso calendário atual, embora os cristãos ortodoxos ainda utilizem o calendário juliano. Pelo calendário juliano, Cristo teria nascido entre os anos 6 e 4 antes do ano 1 (6/4 a.C.) e...

  • Gil (Rio) - 30/10/2014

    Pelos comentários, Jesus teria morrido várias vezes, em datas diferentes!!!

  • helicassio f alves (saõ paulo.) - 30/10/2014

    jesus cristo morreu na terça feira. as 15; 00

  • helicassio f alves (saõ paulo.) - 30/10/2014

    jesus cristo morreu na terça feira. as 15; 00

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 17/04/2014

    Dia 14 de nissan do ano 30, quarta feira.

  • elder batista (Campo Grande) - 17/04/2014

    Voltemos um pouco na história da vida de Jesus. Em Mateus 12:39-40 temos uma antecipação de Jesus para entendermos a história: O sinal de Jonas. Ele, Jesus, estaria três dias e três noites no coração da terra. Então usemos de coerência e raciocínio. Se depois do shabbat as mulheres foram comprar aromas, e se essas mesmas mulheres foram no primeiro dia da semana ao sepulcro logo cedo, podemos concluir que, à luz de informações anteriores sobre o shabbat, nessa semana houve dois shabbat, um religioso e um semana...

  • marisa (portugal) - 17/04/2014

    Mais propriamente em 14 de nisã.

  • Eliezer (Belo Horizonte) - 15/04/2014

    Por favor comente sobre o que Jesus disse em Mateus 12:40, sobre o sinal de Jonas, que Ele iria ficar 3 dias e 3 noites no seio da terra.

  • angela lima dos santos (itabuna/bahia) - 19/06/2013

    o mês é o de nisã que corresponde a março ou abril.