Olá Nice de Osasco / SP !

A iniciativa em fazer o TCC com o assunto mulheres no poder das Igrejas é muito sugestivo e acredito que ajudará muita gente.

Sabemos que a Igreja nasceu em uma sociedade constituída pela família patriarcal com poucos espaços para a participação da mulher. Hoje devido a inúmeros fatores começa a se abrir espaços maiores para a participação da mulher. Mas quando se fala da participação da mulher no poder das Igrejas o assunto é mais difícil ainda e o caminho é longo e lento.

Sugiro que utilize textos bíblicos para servir de base a teu trabalho. O Novo Testamento contém muitos textos bíblicos importantes. Jesus em sua atividade sempre valorizou a atuação da mulher. Este ponto é importante. São Paulo embora seja considerado antifeminista, nas comunidades que organizou encontramos muito a atuação da mulher. Nestes textos aparece, Lidia, Priscila etc.

Nas aulas de Novo Testamento que acompanhei, sempre reservei um espaço para mostrar a importância da participação da mulher. Sempre aconteceram debates e estudos.

Para que este trabalho possa se realizar, deverás antes de tudo encontrar uma professora de Novo Testamento que te acompanhe, penso que te ajudará mais, pois o assunto diz respeito também a ela. Faça um levantamento da bibliografia, para ver se existe material de pesquisa suficiente, de acordo com a linha que desejas abordar (no caso é sobre o poder). Faça um levantamento dos TCC que já foram feitos com o tema isto poderá mostrar caminhos E no mais, mãos a obra, muita leitura e diálogo com tua orientadora. Bom trabalho.

 

Nota: Poderá te ajudar no início da Pesquisa:

 

Jesus e as Mulheres: A Mulher nos Evangelhos Sinóticos, Odalberto Domingos Casonatto, Pesquisador – Professor Doutor em Teologia Bíblica e Rosalir Viebrantz, Professora e Doutora em Educação/PUCRS em 06/03/2011.

Fonte: http://www.abiblia.org/ver.php?id=1623#.UZn_faIU-IA

 

A Presença Da Mulher Nas Comunidades Paulinas, Odalberto Domingos Casonatto, Pesquisador – Professor Doutor em Teologia Bíblica e Rosalir Viebrantz, Professora e Doutora em Educação/PUCRS em 22/01/2010.

Fonte: http://www.artigonal.com/evangelho-artigos/a-presenca-da-mulher-nas-comunidades-paulinas-1766375.html