A imagem da "pedra de esquina" (também conhecida como "pedra angular") deriva das palavras de Jesus ditas em ocasião da parábola dos vinhateiros homicidas, presente nos sinóticos (Mateus 21,33-46; Marcos 12,1-12 e Lucas 20,9-19). Em todas essas passagens Jesus relembra aos fariseus a passagem presente em Salmos 118,22:

A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular.

Trata-se de uma metáfora através da qual Jesus condena os seus interlocutores, que o rejeitam, Ele que é o ponto de partida para a construção da Igreja.

Como toda metáfora, a interpretação tende a um significado elevado, mas parte de uma realidade concreta. Nesse caso tem a ver com a arquitetura das construções antigas, quando não existia o ferro e o cimento armado. O ponto de partida era a "Pedra Angular", a primeira pedra colocada na esquina, no ângulo de duas paredes. Precisava ser uma pedra importante, grande, pois teria que suportar a estrutura das duas paredes. A imagem acima pode nos ajudar a entender a metáfora. A Pedra Angular é a maior, aquela mais clara.

Nós cristãos ajudamos na construção do Novo Templo, do qual Cristo é a Pedra fundamental. Nós, como lembra 1Pedro 2,5, somos pedras vivas, apoiadas e suportadas pela pedra angular, que é Cristo.