O que Paulo quis dizer na frase combati com bom combate?

Pergunta de mirian cristina batista, Sao Paulo
Resposta de Luiz da Rosa, em 07/05/2013


Leia mais sobre Paulo

A frase que você menciona se encontra na segunda carta de Paulo a Timóteo, no capítulo 4. O texto tem um pouco de diferença daquele que você cita. O "combate" é um complemento do verbo e não um instrumento. Vejamos:

Quanto a mim, já fui oferecido em libação, e chegou o tempo de minha partida. Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Desde já me está reservada a coroa da justiça, que me dará o Senhor, justo juiz, naquele dia; e não somente a mim, mas a todos os que tiverem esperado com amor sua aparição (2Timóteo 4,6-8).

Para entender essa passagem poderíamos lembrar aquilo que Paulo escreve no início da primeira carta a Timóteo, recordando as suas responsabilidades:

Esta é a instrução que te confio, timóteo meu filho, segundo as profecias pronunciadas outrora sobre ti: combate, firmado nelas, o bom combate, com fé e boa consci~encia; pois alguns, rejeitando a boa consciência, naufragaram na fé (1Timóteo 1,18-19).

Fica claro que o combate de Paulo não é literalmente uma batalha, uma guerra, mas uma imagem que descreve a vida do cristão, o seu comportamento sobretudo em relação ao perseverar na fé. A vida do cristão é feita de escolhas e a liberdade que nos foi dada faz com que cada vez tenhamos que decidir qual estrada tomar; o bom cristão deve seguir fiel ao ensinamento divino. Esse processo é chamado por Paulo de "combate". O êxito final vai defini-lo como "bom" ou "mau".

20288 visitas

5 comentários

Postar um comentário

  • cleciane dos reis dias rodrgues (colinas do tocantins) - 13/04/2014

    A HISTÓRIA DE PAULO É UM EXEMPLO A SEGUIR POIS TODOS PECAMOS MAS JESUS ESTA SEMPRE PRONTO A NOS PERDUAR .AMEM

  • Jéssica (portoAlegre) - 08/04/2014

    Eu adorei esse estudo esclareceu oque eu tinha duvida obrigada

  • Erivaldo (Salvador) - 03/04/2014

    Muito ridiculo

  • Deseree Carneiro (boa vista) - 03/04/2014

    Concordo Samuel....E todos os dias é uma batalha p nós Cristãos.

  • samuel dias carneiro (sao lourenço da mata) - 03/04/2014

    Esse sim foi fiel e nos ensina a ser também, gloria a Deus sempre.