Olá Luciano Correa de Jacarezinho / SP! A noção de distâncias em Israel dificulta a nossa compreensão de brasileiro, pois vivemos em um país continental. Quando viajamos fazemos centenas de quilômetros, é até dias de viagem, de um lugar para outro. Em Israel tudo é perto. O país tem a dimensão do estado do Sergipe!  Parece até uma piada. São 120 Km de largura por 250 Km de comprimento. Em poucas horas nos deslocamos para qualquer lugar.

Distâncias entre Jerusalém – Jericó e Rio Jordão

  • A distância entre Jerusalém a Jericó é de 35 km.
  • A distância de Jericó até o Rio Jordão é de 8 Km.

Jesus percorreu a pé a antiga estrada Romana, de Jerusalém a Jericó, (segue um traçado diferente do atual). E depois continuando pelo deserto chegou ao Rio Jordão. Lugar onde havia abundância de água.Aproximadamente 42 Km. Supondo que se caminhe 6 km por hora (sem paradas) em um dia de viagem ou 7 horas estaria Jesus no Rio Jordão.

Atuais dificuldades de percurso.

Para se atingir Jericó via terrestre, partindo de Jerusalém encontramos dificuldades. Na passagem da fronteira, entre Israel e Palestina existe um muro de separação logo na saída de Jerusalém cortando o deserto de Judá, pois Jericó pertence a Palestina. Existe forte contingente militar. O traçado da rodovia atual foi feito para facilitar objetivos militares. Da mesma forma para se chegar até o Rio Jordão onde se encontra uma zona militarizada.

Fonte: Baldi, Donato, Guida di Terra Santa, Com piantine, disegni e cartine stradali, Ed. Custodia di Terra Santa, Jerusalém 1992

Imagem: Visão panorâmic a de Jericó