Siga-nos no FaceBook




Lugares bíblicos

Quanto tempo Jesus gastou de Jerusalém ao rio Jordão, local em que João Batista o tinha batizado, antes de ir ressuscitar Lazaro?

Pergunta de Luciano Correa, Jacarezinho / SP
Resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 06/05/2013


Leia mais sobre Geografia Jesus

Olá Luciano Correa de Jacarezinho / SP! A noção de distâncias em Israel dificulta a nossa compreensão de brasileiro, pois vivemos em um país continental. Quando viajamos fazemos centenas de quilômetros, é até dias de viagem, de um lugar para outro. Em Israel tudo é perto. O país tem a dimensão do estado do Sergipe!  Parece até uma piada. São 120 Km de largura por 250 Km de comprimento. Em poucas horas nos deslocamos para qualquer lugar.

Distâncias entre Jerusalém – Jericó e Rio Jordão

  • A distância entre Jerusalém a Jericó é de 35 km.
  • A distância de Jericó até o Rio Jordão é de 8 Km.

Jesus percorreu a pé a antiga estrada Romana, de Jerusalém a Jericó, (segue um traçado diferente do atual). E depois continuando pelo deserto chegou ao Rio Jordão. Lugar onde havia abundância de água.Aproximadamente 42 Km. Supondo que se caminhe 6 km por hora (sem paradas) em um dia de viagem ou 7 horas estaria Jesus no Rio Jordão.

Atuais dificuldades de percurso.

Para se atingir Jericó via terrestre, partindo de Jerusalém encontramos dificuldades. Na passagem da fronteira, entre Israel e Palestina existe um muro de separação logo na saída de Jerusalém cortando o deserto de Judá, pois Jericó pertence a Palestina. Existe forte contingente militar. O traçado da rodovia atual foi feito para facilitar objetivos militares. Da mesma forma para se chegar até o Rio Jordão onde se encontra uma zona militarizada.

Fonte: Baldi, Donato, Guida di Terra Santa, Com piantine, disegni e cartine stradali, Ed. Custodia di Terra Santa, Jerusalém 1992

Imagem: Visão panorâmic a de Jericó

1748 visitas

7 comentários

Postar um comentário

  • Benevides (Feira) - 06/05/2013

    Poço artesiano!! Isso não funciona lá. Cisterna é outra coisa (é para armazenar água da chuva). Agora Castro está certo quanto alerta que voto em político corrupto e oração não fazem chover no sertão. Felizmente, aos poucos, o sertanejo está percebendo que não dá para ficar parado esperando, nem pelos governantes nem por Deus!

  • Deseree Silva Carneiro (Boa vista-RR) - 06/05/2013

    Castro, vc complementou...Bastava abrir poços artesianos..sabemos q esse povo precisa é só de água, o solo é fértil.

  • Castro (Maceió) - 06/05/2013

    Parte da culpa pode ser dos governantes, e por isso, dos seu eleitores! Mas a configuração geográfica é o maior problema. Orações não vão resolver, apenas tecnologia para adaptar o que Deus criou às necessidades humanas. Felizmente, enquanto uns rezam e outros roubam, há os que estão se dedicando a pesquisas de soluções tecnológicas para a questão da seca: Se Deus fez as chuvas irregulares, vamos construir cisternas para armazenar a água! Se Deus fez o rio jogar água no mar, vamos desvia-lo para jogar água no sertã...

  • Deseree Silva Carneiro (Boa vista-RR) - 06/05/2013

    Bom dia Maria!! Cada época com sua dificuldade....vc acha q naquela época eles não andavam a longa distância?? e q Eles não encontravam a água salobra tbm??? eu não tenho culpa se o seu(o nosso governante) não tomam uma atitude para cabar com essa seca toda, eu me solidarizo com vcs do nordeste a bem q à época de agora com a tecnologia q se tem e os recursos, fica muito mais fácil de poder resolver essas situação se o seu (os nossos governantes roubacem menos vc não acha??.

  • Helena (João Pessoa) - 06/05/2013

    O sofrimento dessa gente do sertão é uma evidência de que oração não funciona: o que esse povo já fez de prece pedindo o fim desse martírio!

  • Maria (Teresina) - 06/05/2013

    Óh, que lindo as pessoas caminhando sob o sol... Venha aqui para o interior do Nordeste, nessa época de seca, que você vai ver as pessoas caminhando quilômetros, sob o sol, em busca de água salobra para tentar sobreviver!

  • Deseree Silva Carneiro (Boa vista-RR) - 06/05/2013

    Eu fico maginando Jesus juntamente com seus discípulos, andando essa distância toda a pé, descendo montanhas e vales pedregosos, agora imaginando mais ainda como teria sido o percurso de Maria, indo visitar Isabel com sol muito quente, por isso q Eles andavam sem carregar muitas coisas.