Olá José Chaim Jorge de  Guarulhos / SP! Olhei os textos bíblicos que falam de José, para constatar se aparecia alguma narrativa que tivesse a fala de José. Entretanto nesta dezena de textos bíblicos os evangelistas Mateus e Lucas,  citam apenas o nome de José, o episódio dentro do conjunto da narrativa do fato. Até mesmo o episódio da perca do menino Jesus no templo  de Jerusalém onde seus país voltam a sua procura, a repreensão a Jesus tem a iniciativa de Maria sua Mãe.

Foram respondidas outras perguntas semelhantes a esta e que estão no site, sobre a personagem José, encontramos nos evangelhos apócrifos narrativas mais consistentes a respeito de José, mas que nesta resposta não vem ao caso.

Segue relatos bíblicos em especial de Mateus e Lucas que citam o nome de José em suas narrativas.

As citações bíblicas José esposo de Maria:
José o carpinteiro:

José era carpinteiro, mas também se dedicava a agricultura, um trabalhador, tanto que, em Nazaré, os fariseus falavam de Jesus e perguntavam

"Não é este o filho do carpinteiro?" (Mateus 13,55). Bíblia de Jerusalém

Da descendência de Davi
José veio de uma linhagem real. Lucas e Mateus discordam um pouco em relação aos detalhes da genealogia de José, mas eles falam de sua descendência a partir de Davi, (Mateus 1,1-16 e Lucas 3,23-38) Bíblia de Jerusalém.

A gravidez de Maria
Quando José soube que Maria estava grávida após estarem para se casar, sabendo que a criança não era dele e desconhecia, ele planejou separar-se de Maria de acordo com a lei, mas temeu pela segurança e o sofrimento dela e do bebê. Ele sabia que mulheres acusadas de adultério poderiam ser apedrejadas até a morte, então ele decidiu deixá-la silenciosamente e não expor Maria a vergonha. (Mateus 1,19-25) Bíblia de Jerusalém. Era homem de fé, obediente a Deus. Quando o anjo apareceu a José em um sonho e contou-lhe a verdade sobre a criança que Maria estava carregando, José imediatamente e sem questionar, tomou-a como esposa.

A oferta dos pobres e circuncisão de Jesus
Ele não possuía posses e quando levou Jesus ao Templo para ser circuncidado e Maria para ser purificada ofereceu o sacrifício dos pobres, isto é, um par de rolas ou dois pombinhos, permitido apenas àqueles que não tinham condições de comprar um cordeiro (Lucas 2,24) Bíblia de Jerusalém..

A fuga para o Egito
Quando o anjo reapareceu para dizer-lhe que sua família estava em perigo, ele escapou para um país estranho, o Egito, com sua jovem esposa e o bebê. Ele aguardou no Egito sem questionar até que o anjo disse a ele que já era seguro retornar (Mateus 2,13-23) Bíblia de Jerusalém.

Volta para Nazaré e perca de Jesus no Templo
Por ocasião de seu retorno fixou residência na pequena cidade de Nazaré sem temer por sua vida. Quando Jesus ficou perdido no Templo, José (junto com Maria) procurou por ele com grande ansiedade por três dias (Lucas 2,48). Bíblia de Jerusalém.

Na sinagoga de Nazaré
As pessoas de Nazaré constantemente repetiam a frase em relação a Jesus, "Não é este o filho de José?" (Lucas 4,22) Bíblia de Jerusalém.

As festas judaicas em Jerusalém
Ele levava sua família a Jerusalém todo ano para a Páscoa e outras festas de preceito, algo que não era fácil para um trabalhador. (Lc 2, 41) Bíblia de Jerusalém.

Na vida pública de Jesus
A última menção feita a José na Bíblia é quando ele procura por Jesus no Templo de Jerusalém. Depois deste acontecimento José desaparece do cenário da narrativa bíblica. Durante a vida pública de Jesus não encontram mais nenhuma citação, nem nas narrativas da morte e ressurreição de Jesus. Aqui entra a constatação feita por muitos estudiosos da Bíblia. Provavelmente José havia morrido antes que Jesus iniciasse sua vida pública. Seguindo estas considerações dos Biblista Jesus teria 30 anos de idade. Seria uma das hipóteses quanto a pergunta que é feita.