Siga-nos no FaceBook




Lugares bíblicos

O que é um biblista? O que faz o biblista? Estas informações estão relacionadas com a ciência da religião?

Pergunta de Renato Soares, Salvador
Resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 07/04/2013


Leia mais sobre Bíblia

Olá Renato Soares de Salvdor / BA!!

 Um biblista é um estudioso da Biblia.

Um Biblista tem um Curso de Teologia, e depois deste se especializa na área Bíblica. Possivelmente fará um Mestrado em Sagrada Escritura, em alguma Universidade ou Instituto de Teologia que tem este curso, e após o Curso geralmente se dedicará ao ensino da Biblia. Já durante o Mestrado escolherá entre o Novo e o Antigo Testamento se especializando em uma área especifica.

Muitos continuam estudando e fazem o doutorado, cursam matérias especiais para o doutorado e depois desenvolvem um tema que seja um contributo científico para o conhecimento Bíblico. Especializam-se em uma área de estudo bíblico.

Para ser um Biblista, o estudo das línguas como o hebraico, grego e aramaico, são necessárias, que para nós brasileiros que não temos o conhecimento delas nos segundo grau ou faculdades de Teologia, tornam-se um curso muito pesado, cansativo e empenhativo.

Para os que vão ao doutorado terão ainda de ter o conhecimento de 2 línguas  estrangeiras.

Acabado curso com probabilidade ministrarão aulas nos cursos de mestrado, acompanharão trabalho de defesa de tese e se dedicarão a pesquisa bíblica.

Com o surgimento do CEBI começaram aparecer outras opções para se formar biblistas. Que atuarão nas comunidades, organizando Curso de Bíblia mais populares, grupos de reflexão Bíblia e publicarão textos bíblicos com uma linha de leitura mais popular.

Curso extensivo de formação de Biblistas do Cebi

 “O Curso Extensivo de Formação de Biblistas, do Cebi tem duração de cinco anos, é uma das opções para formação bíblica de pessoas leigas, possibilitando o estudo sem afastá-las de seu local de trabalho. É um curso para pessoas articuladas com a equipe de coordenação do CEBI em seu estado, comprometidas com o trabalho bíblico popular e atuantes nas comunidades.”

“As pessoas que decidem participar desse processo se organizam em grupos de estudo (5 a 10 pessoas) próximos ao local de sua prática profissional e pastoral. É condição para a existência de um grupo do Extensivo que tenha assessoria de alguém com formação exegética e com experiência no CEBI. O processo de estudo se desenvolve em três âmbitos: estudo pessoal, estudo em grupo, estudo do grupo com a assessoria. O objetivo básico é levar as pessoas participantes a se capacitarem no manuseio de instrumentos metodológicos de análise e interpretação da Bíblia, colocando-as a serviço da leitura popular da Bíblia.” (fonte: material de divulgação do Cebi)

Ciências da Religião

Ciências das Religiões são cursos que são ministrados em geral nas universidades e preparam professores, para a aérea do ensino religioso. São Cursos como bacharelado, licenciatura que poderão os que concluírem atuarem no ensino do 2 grau. Incluem uma gama muito grande de assuntos, na área das religiões e do conhecimento religioso do ser humano. Diferente dos Cursos de Teologia, (quanto ao conteúdo em geral), que tem como objetivo principal formas padres e pastores.

1222 visitas

8 comentários

Postar um comentário

  • marcelo barba (votorantim) - 08/06/2014

    QUEM CONDENOU JESUS, FOI OS ESCRIBAS E OS DOUTORES DA LEI, A PEDRA QUE OS CONSTRUTORES REJEITARAM, TORNOU-SE A PEDRA ANGULAR,OS HOMENS QUE JESUS CHAMOU ERAM INDOUTOS, NÃO ERAM LETRADOS, PROFETAS HOMENS DE FÉ, A SABEDORIA DESSE MUNDO É LOUCURA PARA DEUS, DEUS CHAMOU AS COISAS VIS, FRACAS DESSE MUNDO, PARA CONFUNDIR AS FORTES ETC, ETC ETC...

  • Antonio Amaro da Silva (Cabo de Santo Agostinho - PE) - 27/12/2013

    Prº Antonio Entendo, ao longo do meu Ministério, nos últimos vinte anos de estudos e pesquisas amiúdes, que ser um biblista é ter conhecimentos e formações específicas do Conteúdo Sagrado, porém mais intrinsecamente, ter uma cosmovisão cuja abrangência seja transcendente, demonstrando flexibilidade à visibilidade envolvendo os aspectos empírico e técnico científico de forma a influenciar no contexto prático e dinâmico de forma perceptível a reunir com sucesso todas as figuras contributivas à compreensão do Sagrado...

  • Cardozo (Rio) - 06/05/2013

    Nas religiões primitivas existem os sacerdotes, os interpretes do sagrado. Os deuses mais modernos resolveram deixar sua mensagem escrita, como é o caso do deus judaico-cristão. Então, para esses casos em que há a mensagem escrita, não faz mais sentido recorrer ao sacerdote (pajé, padre, pastor...): basta ler a mensagem deixada por Deus!

  • Clara (Feira) - 06/05/2013

    Tiago 1:5 "Portanto, se alguém de vós tiver falta de sabedoria, persista ele em pedi-la a Deus, pois ele dá generosamente a todos, e sem censurar; e ser-lhe-á dada." Então, por que pedir ajuda a um biblista (pastor, padre, etc), se podes pedir sabedoria a Deus?

  • Clara (Feira) - 06/05/2013

    Ensinar a bíblia! E o que aconteceu com o Espírito Santo? Não era ele quem facilitava o entendimento da Palavra? Estranha essa necessidade de biblistas...

  • Fernando Ripoli (Ribeirão Pires) - 06/05/2013

    Shalom e Saúde, a todos - Observando o primeiro comentário infelizmente ainda no meio cristão existem pessoas que não valorizam o ensino da bíblia, até parece que é somente ler e intender o texto bíblico, sempre existiu na história da humanidade professores, mestres e doutores. E por que não ter ensinadores da bíblia? O próprio Jesus ensinou as escrituras para os discípulos, mas infelizmente quanta ignorância no meio cristão. Os biblistas existem para ensinar a bíblia, seja no primeiro testamento ou seg...

  • Bel (Brasília) - 08/04/2013

    Como assim, para entender a Bíblia precisa até de gente com doutorado?!!! Ou Deus foi muito incompetente ao inspirar a escrita da Bíblia ou não queria que todos a entendessem. Para mim, era para ser um texto autoaplicável: leu, entendeu! Mas tão dizendo que precisa de interpretes! E essas escolas, têm o Certificado de Funcionamento emitido pelo Ministério da Educação do Céu? Os diplomas, vêm assinados pelo próprio Deus?

  • ad (aracruz) - 08/04/2013

    Não tem valor alguém ter um curso de teologia, aprendendo com alguém que não sabe nem para si. Deveria se chamar Curso de Adaptação Bíblica.