Olá Edinauro de Moraes Modesto, Muaná-Pa!

Aparece novamente à pergunta sobre a versão da morte de Judas Iscariotes, o traidor. Agora a tem o acréscimo do por que. Na resposta que foi trabalhada nesta questão: “Qual é a versão correta da morte de Judas Iscariote, que em Mateus 27,5 diz que “se enforcou” , enquanto que Lucas em Atos relata que ele “se jogou de um barranco e se partiu ao meio” (Atos 1,18). Podem-se conciliar as narrativas, ou os críticos tem razão ao supor que a Bíblia tem contradições. Pergunta de Edmario , São Paulo / SP, resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 07/08/2012. Seria conveniente ler esta resposta.

Para saber do por que de duas interpretações, muitos estudiosos, analisando o texto desde a antiguidade (a história da exegese fala deste assunto) tentam encontrar uma explicação a questão do enforcamento de Judas (Mateus 27,5) ou jogou-se de um barranco e se partiu ao meio (Atos 1,18)?

Os Textos demonstram as características próprias dos narradores, Mateus e Lucas:

Olhando os dois escritos vemos que existe uma diferença de tempo entre o que Mateus escreveu e o que Lucas nos Atos dos Apóstolos escreveu. Ambos escrevem para comunidades diferentes, Mateus escreve para Judeus de Jerusalém (Mateus aramaico 50 d. C e Mateus 60 d.C.) e numa distância pequena entre o acontecido e o escrito. Muitos dos que ouviam o evangelho de Mateus viveram aqueles fatos, presenciaram e participaram. Enquanto que Lucas, não foi discípulo de Jesus, acompanhou em particular a Paulo nas suas viagens e seus ouvintes. (evangelho de Lucas 70 (d. C.) não conhecia nem a Palestina, ou Jerusalém muito menos onde se localizava o campo Aceldama, chamado de “campo de sangue”. Lugar para sepultamento de estrangeiros fora da área cemiterial judaica.

 

 

Imagem: Judas Iscariote, Jesus e discipulos. No chão a bolsa do dinheiro.