Olá Alexandre Foz  do Iguaçu / PR!

Antes de Elias ser levado pelo redemoinho, deu a Eliseu o privilégio de fazer um pedido. Eliseu pediu por uma porção dobrada do espírito de Elias. Isso lhe foi concedido. Quando Elias foi levado, sua capa caiu e Eliseu ajuntou. Ele a tomou e imediatamente, partiu para o ministério atravessando novamente o Rio Jordão.

Seu primeiro milagre foi à reprodução do último milagre de Elias, partindo as águas do Jordão. Durante toda sua vida foi um homem como Elias, obedeceu ao Senhor e falou duramente contra o pecado até nos maiores homens, incluindo o rei de Judá, Jeosafá.

O último milagre de Elias se repete no primeiro de Eliseu!

Recordamos a História Bíblica deste acontecimento, quando o profeta Elias chega às margens do Rio Jordão e batendo o seu manto nas águas estas se abrem para dar a ele passagem. A história dos últimos momentos de Elias nos indica que Deus está prestes a levar Elias para o Céu. Eliseu, ajudante que foi preparado por Elias, está junto quando ele faz a última visita à escola dos profetas, estavam ali cerca de cinquenta irmãos profetas. Eliseu caminha junto e não quer deixar que Elias se afastasse da vista dele.

O último milagre de Elias

Elias bate a capa na água do rio Jordão e ele se abre.Este é seu último milagre. Abrindo as águas do Jordão. Eles atravessam o rio em terra enxuta, e então Elias pergunta a Eliseu: “O que posso fazer por você antes de ser levado?” (conf. 2Rs 2,9-10) Eliseu pede uma porção dobrada do espírito de Elias. Logo Elias é levado para o Céu em uma carruagem puxada por cavalos de fogo. Elias deixa cair sua capa e Elias ajunta, retoma seu caminho, e do mesmo modo de Elias ele usa a capa para abrir passagem no rio Jordão como Elias fizera. Este foi o primeiro milagre de Eliseu.

Concluindo: o primeiro milagre de Eliseu repete o último milagre de Elias, com os mesmos gestos, mesma capa, e passagem pelo Jordão. Eliseu partiu assim para o ministério que foi duas vezes maior que o de Elias, pelo menos em relação ao número de milagres realizados por ele.

Fonte de consulta:

Mesters, C, Gruen W., O profeta Elias, Homem de Deus, homem do povo, paulinas 1987, pag. 31ss.

 Imagem: Elias, o profeta uma das pessoas notórias do Antigo Testamento