Andreza, da Bahia / BA!

Já duas perguntas semelhantes foram feitas: O que é quaresma que os católicos fazem; e para nós Evangélicos o que devemos fazer?” E a outra “Qual versículo bíblico fala sobre a quaresma?”. Nestas duas respostas poderás encontrar uma resposta que seja satisfatória para a pergunta. Entretanto aproveito para responder a questão:

Quaresma é o período de jejum e conversão que os católicos tradicionalmente observam ultimamente aliada a Campanha da Fraternidade em que um problema social é discutido.

A origem da quaresma
A duração do jejum da quaresma foi estabelecida no século IV de 40 dias de duração. Tempo que vai da quarta feira de Cinzas até a Páscoa. Durante este período, os participantes comem muito pouco, ou simplesmente deixam de comer algum tipo de comida (caso carne vermelha e substitui para carne de peixe na sexta feira) ou deixam de praticar alguma ação habitual. A quaresma inicia na quarta-feira de cinzas com um forte apelo ao jejum, a oração e a abstinência de carne como uma forma de os católicos lembrarem-se do arrependimento de seus pecados imitando o exemplo das pessoas do Antigo Testamento, que usavam vestes de panos de saco, cinzas na cabeça e jejum (Ester 4,1-3; Jeremias 6,26; Daniel 9,3; Mateus 11,21).

A Campanha da Fraternidade durante a quaresma
Para unir a oração e a pratica do evangelho, neste tempo foi instituída a Campanha da Fraternidade, que leva os católicos a pensarem refletirem, rezarem e darem uma oferta com o objetivo de conscientização de uma problemática social que esta distante de Deus. Todos são chamados a construírem uma sociedade conforme o rosto do ressuscitado em cada ano. Muitas vezes o tema da Campanha da Fraternidade indica uma problemática atual outras vezes problemas humanos. Existe um esforço do uso da Mídia disponível para divulgação destes temas trabalhados durante a quaresma.

Quaresma
Quaresma é o tempo propício de escuta da Palavra de Deus,
de conversão e de reconciliação com os irmãos e com Deus.