Uma janela sobre o mundo bíblico

No inicio quando os homens viviam 300 anos e até 600 mais anos. Até onde ía o ciclo mestrual das mulheres e até quantos anos podiam ter filhos?



  • Pergunta de Aluisio Otaviano, Umarizal - RN
  • 26838
  • 18/03/2009
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Idade |


Aluisio, as pessoas nunca viveram tanto tempo quanto vivem hoje. Não podemos tomar como históricas as idades mencionadas para os primeiros personagens da Bíblia, os patriarcas, que aparecem no Gênesis. Provavelmente naquele período a idade média das pessoas não superava os 35 anos. Portanto também eles morreram com essas idades.

Dito isso, precisamos refletir por que a Bíblia fala que viveram tanto tempo. É, com certeza, uma linguagem figurada. Não se trata de uma mentira. Repito: é um estilo literário. Quando digo que fulano é duro como uma pedra estou dizendo uma verdade, embora não estou dizendo que fulano é uma pedra. É a mesma coisa para certos textos da Bíblia.

Que verdade transmite a Bíblia com a idade avançada desses personagens? Vamos ver o que diz a Bíblia.

A pessoa mais velha que encontramos na Bíblia é Matusalém, que morreu com 969 anos (Gênesis 5,27). Os patriarcas, que viveram antes do dilúvio, de Adão até Noé, viveram, segundo o texto sagrado, de 969 a 365 anos e até o período de Abraão a idade das pessoas variava entre 600 e 180 anos. No período que vai de Abraão até Josué a Bíblia fala de uma média de vida que vai de 180 a 110 anos (Gênesis 35,28; 50,26; Josué 24,29). É importante notar que há textos da Mesopotâmia, local próximo ao contexto onde nasceu a Bíblia, onde certos personagens são apresentados com a idade de 10 mil anos.

Existem várias interpretações para esses números. A mais difundida é aquela que retém que no imaginário comum os tempos passados foram sempre tempos áureos, onde o ser humano era abençoado por Deus e, por isso, vivia muito. De fato a Bíblia diz que uma vida comprida é uma bênção de Deus (Provérbios 10,27). Portanto, para o autor sagrado os patriarcas viveram muito por que faziam o bem, caminhavam segundo os ensinamentos de Deus. De acordo com o progresso do mal a idade abaixa, a bênção divina diminui.

26838 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook