Quem foi o homem mas velho da bíblia e onde se encontra essa passagem?

Pergunta de Thais, João Pessoa
Resposta de Luiz da Rosa, em 03/04/2013


Leia mais sobre Idade

A pessoa com idade mais avançada na Bíblia é Matusalém, que, segundo Gênesis 5,27, teria vivido 969 anos.

Há muita especulação em torno a essa informação bíblica, todas elas sem fundamento. A bíblia menciona uma idade muito grande para os personagens que viveram antes de Noé, antes do Dilúvio. Adão, por exemplo, teria vivido 930 anos (Gênesis 5,5). Depois do dilúvio a idade começa a baixar. Na verdade, é ilusão pensar que alguém tenha vivido tanto tempo assim. A informação bíblica é um recurso literário, usado para mostrar como à medida que o ser humano se afasta de Deus, à medida que comete pecado, a sua vida se torna mais breve, menos marcada. Em várias passagens, o texto sagrado sublinha que a longevidade é um dom de Deus, que ele dá a quem vive de acordo com a sua vontade (Jó 36,11; Provérbios 3,2; 16,1). A vida longa é ligada com a observância dos mandamentos do Senhor. Por isso se alguém obedece a Deus conserva as energias fisícas (Deuteronômio 34,7; Josué 14,10; Salmos 92,15) enquanto quem o desobece é punido antes que alcance a velhice (1Samuel 2,31.32). É exatamente por isso que encontramos em Jó 21, 7 esse texto: Por que os ímpios continuam a viver, e ao envelhecer se tornam ainda mais ricos?

Há muitas pessoas que procuram responder a sua pergunta levantando hipóteses infundadas, como por exemplo o fato da falta de poluíção, ou a comida mais sã. Outra hipótese frequente é a questão da durada dos anos. É verdade que a contagem não era como a nossa, mas desde sempre existiram as 4 estações e foram elas a regular a contagem dos anos. Portanto os anos, embora arranjados de formas diversas, sempre tiveram a mesma duração.

8208 visitas

10 comentários

Postar um comentário

  • Heitor C Amorin (Brasilia) - 14/10/2014

    Renato, Uma análise do relato de Gênesis não deixa dúvidas de que as pessoas naquela época tinham o mesmo conceito de tempo que nós temos hoje. Alguns afirman, que os anos, na verdade seriam meses.. vamos a dois fatos: Primeiro: Uma comparação entre Gênesis 7:11, 24 e Gênesis 8:3, 4 mostra que cinco meses, contando desde o dia 17 do segundo mês até o dia 17 do sétimo mês, equivaliam a 150 dias. Evidentemente isso indica que Noé utilizava períodos de 30 dias para calcular o mês, e 12 desses meses completa...

  • Renato Schimitt (Porto Alegre) - 14/10/2014

    Eu fico pasmo de ver que pessoas, nesta época de informação, acreditem que alguém possa viver 180 anos, 950 anos! É de uma cegueira e ignorância infindável! A linguagem da Bíblia é simbólica! É ensinamento moral e não literal! Deus não é um mágico é Inteligência Suprema e Amor Absoluto e não contraria suas leis naturais, que são perfeitas! A contagem do tempo, há época de Moisés e dos profetas, era de outra forma. Somente após Gregório é que se institucionalizou o ano de 365 dias, mais o ano bisexto! Antes não! Er...

  • Ana Maria Da Silva Rêgo (são miguel) - 15/02/2014

    Metusalém viveu cento e oitenta e sete anos e gerou a Meleque.Depois que gerou a Meleque,viveu Metusalém setecentos e oitenta e dois anos; e teve filhos e filhas.Todos os dias de Metusalém foram novecentos e sessenta e nove anos;e morreu.Ele foi avô de noé.Ele viu seu netinho construir a arca, mas morreu ante do dilúviu.Gênesis 5:25,26,27

  • Ana Maria Da Silva Rêgo (são miguel) - 15/02/2014

    O homem mais velho do mundo é Enoque. SimEnoque foi pai de Matusalém.E o Matusalenzinho nasceu quando Enoque tinha 65 anos de idade.A biblia nos diz que Enoque foi um homem muito especial,que se tornou tão,mas tão amigo de Deus, que Deus o levou para morar com ele no céu,quando Enoque tinha apenas 365 anos de idade. E Enoque que está até hoje com seu amigo no céu. Por isso, ele é o homem mais velho do mundo!

  • nilson carlos (manaus) - 02/01/2014

    eu creio Deus tem o poder de da a vida eterna tambem da um vida lomga

  • Bel (Brasília) - 24/04/2013

    Quanto à morte de Matusalém, pode ser que ele estivesse entre as vítimas do Dilúvio: "Matusalém, teve seu primeiro filho, Lamec, com a idade de 187 anos (Gênesis 5:25). Lamec, ao completar 182 anos, gerou a Noé (Gênesis 5:28) e Noé tinha 600 anos quando irromperam as águas do dilúvio. Somando (187+182+600) dá 969, que é exatamente o número de anos vividos por Matusalém. Então ele morreu no ano do dilúvio, junto com Lamec. Será que afogados?

  • thais (João Pessoa) - 24/04/2013

    muito obrigado. queria mt saber sobre esse homem. fiquem na paz qui Deus abençoe mais e mais.

  • JOSE EZEQUIEL DOS SANTOS (PRAIA GRANDE -SP) - 19/04/2013

    Olá meus amigos e irmãos,a paz do senhor,sobre o assunto a Biblia diz que o homem viveu 969 anos,isto é só pra mostrar que as suas mensagem através da historia é verdadeira,a época era precedente da dispensação da inocência pra consciência ,muito embora o pecado já existisse mais o homem estava em período de descoberta e isto mostra as suas vantagem até que Deus determinou os anos de vida do homem seria agora 120 anos de vida Gn .6,3 ,pois bem Ecl.7,29 diz Deus fez o homem reto mais ele buscou muitas invenções ,...

  • Gerson Lima (Rio de Janeiro) - 04/04/2013

    Como pode revelar tal informação? dizendo que é uma invenção ou ilusão. O que você está afirmando é que os profetas estavam loucos em dizer que 969 anos é uma ilusão? Pelo amor de Deus, não interpreta as perguntas com a visão de Satanás.

  • ad (aracruz) - 03/04/2013

    A hipótese mais infundada de todas é aquela que tenta negar o que diz a Bíblia. Se está escrito que Matusalém viveu tantos anos, é porque viveu, doa a quem doer. Se desobediência fosse motivo para viver menos, gerações nem teriam nascido. Sinceramente, ainda vou descobrir porque pessoas negam a Bíblia e ainda tentam dizer que a defendem como a Palavra de Deus.