Olá Adilson Klein de São José ! Perguntas semelhantes a esta que diriges ao site, já chegaram até nós para serem respondidas. Com formulações um pouco diferentes, mas todas elas com a mesma preocupação. Para responder a pergunta, aproveito elementos da resposta pergunta: “Quantos anos Jesus tinha, quando São José morreu?” pergunta de Ana Rosa, Registro / SP, em 30/08/2011, e o material que foi publicado na revista terrasanta, (edição portuguesa) número 4 de 2012, editada pela canção nova. Neste número, traduzi do italiano o dossiê “Aqueles evangelhos ocultos chamados apócrifos”, composto de vários artigo incluindo este: ´Vida (e morte) de José o Carpinteiro”, de autoria de Alberto Elli.

Existem perguntas acerca de fatos religiosos e bíblicos como este que não possuímos uma resposta com provas científicas de textos que consigam provar o que se afirma. Assim a resposta leva em consideração possíveis conjunturas, ou probabilidades.

As citações bíblicas de São José:

O que sabemos sobre o marido de Maria e pai adotivo de Jesus vêm da Bíblia, entretanto existem muitos textos apócrifos, (textos não oficiais) caso “A história de José o carpinteiro”, escrito em grego e conservado em árabe, siriano e copta, que fala em especial da morte de São José.

Na resposta publicada neste site, e no artigo mencionado, buscamos elementos para responder a pergunta “Qual a data aproximada da morte de São José? Vejamos:

"Assim José o Carpinteiro, pai de Jesus segundo a carne, abandonou esta vida mortal e viveu cento e doze anos. Quando nosso Salvador contou toda a sua vida aos apóstolos, reunidos no monte das Oliveiras, eles escreveram as suas palavras e, depois as guardaram na biblioteca de Jerusalém e além disso, deixaram consignado que o dia no qual o santo ancião separou-se do seu corpo foi o dia 26 de Epiphi, na paz do Senhor. Amém" Texto retirado na"História de José o Carpinteiro".

Pode ser conferido em forma completa em http://www.gnosisonline.org/teologia-gnostica/a-historia-de-jose-o-carpinteiro/.

O mesmo texto coloca José casado com Maria sendo viúvo, com idade respeitável e que possuía 6 filhos, quatro homens e duas mulheres, cujos nomes eram: Judá, Justo, Tiago e Simão e as filhas chamavam-se Lísia e Lídia.

O momento da morte narrado na “História de José o carpinteiro” assim é apresentado com riqueza de detalhes. Jesus estava presente:

“Inclinei-me sobre o corpo inerte de meu pai. Cerrei seus olhos, fechei sua boca e levantei-me para contemplá-lo. Depois disse à Virgem: Ó Maria, minha mãe, onde estão os objetos de artesanato feitos por ele desde sua infância até hoje? Neste momento todos eles passaram, como se ele não tivesse sequer vindo a este mundo... Efetivamente, morreu, mas sua morte não é morte, porém vida eterna. Grandes coisas esperam nosso querido pai José. Desde o momento em que sua alma sai do seu corpo, desapareceu para ele toda espécie de dor. Ele se pôs a caminho do reino eterno. Deixou atrás de si o peso da carne, com todo este mundo de dor e de preocupações, e foi para o lugar de repouso que tem meu Pai nesses céus que nunca serão destruídos”.

No artigo “Vida (e morte) de José, o Carpinteiro” de Alberto Elli, com tradução do italiano de Odalberto Domingos Casonatto, assim encontramos o texto:

“De acordo com o apócrifo José morreria com 111 anos 26 “epiphi” (20 de julho). Teria tido quatro filhos (Judá, Justo, Tiago e Simão) e duas filhas (Lísia e Lídia) de um primeiro casamento. Quando José permanece viúvo, Maria tem 12 anos de idade e desde os três anos de idade anos vive no Templo. Retornar para este apócrifo o episódio do Arcanjo que aparece em sonhos a José e a história da fuga para o Egito (por dois anos, de acordo com outras tradições três anos e seis meses), até a morte de Herodes. Voltou para Nazaré, José viveu um longo tempo. Apesar dos seus 111 anos "não sofria de qualquer doença corpo, sua visão não vacilou, nem perdeu algum dente da sua boca; em toda sua vida, ele sempre tinha a mente lúcida, em suas empresas teve sempre um vigor juvenil, como a de um criança, seus membros estavam sempre intactos e livre de qualquer dor”. Quando José fica doente, um anjo anuncia a morte dentro de um ano: "Ele, foi invadido de medo e grande perturbação". Então ele foi a Jerusalém e no templo sobe orações a Deus para uma boa morte. Voltou para Nazaré, adoece "desta doença foi depois morrer, como é estabelecido para cada homem". Depois segue uma breve descrição da vida passada de José: "Ele passou os primeiros 40 anos para tomar uma esposa, e outros 49 anos passou-os no mundo com a sua esposa e depois que ela morreu, ele passou outro ano sozinho. Minha amada mãe passou mais dois anos na sua casa desde que era sua namorada como esposa, sendo confiado pelos sacerdotes, dizendo: "guarde-a até a hora do casamento. E Maria, minha mãe me gerou no início do terceiro ano que estava na casa de José. Em seu décimo quinto ano, Maria, minha mãe, me gerou”. Isto sugere que Jesus tinha 18 anos na morte de José.

Em conclusão:

São nestes textos apócrifos que vamos encontrar respostas para perguntas que por motivos de importância de fatos foram deixados de lado.

Se Jesus estava com 18 anos de idade (segundo este apócrifo) o ano que José morreu foi aproximadamente no ano 15 d.C.

A figura de José, embora encontremos nos Evangelhos não é descrita com riqueza de detalhes, pois o objeto da descrição dos evangelhos era outro.