Olá Vanderlita de Itápolis / SP! É uma pergunta simples, mas se formos fazer um estudo sinótico comparando os três evangelhos Mateus, Marcos e Lucas, vamos encontrar algumas diferenças nas últimas palavras que disse Jesus.

Uma dificuldade que se coloca em Mateus, dizendo que depois da Ressurreição Jesus e os discípulos voltaram para a Galileia, um expediente próprio de Mateus que quer indicar, que da Galiléia haverá um novo recomeço. Ela esta aberta para aceitar a mensagem de Jesus e levá-la além-fronteiras. Jerusalém rejeitou Jesus e o condenou.

Agora o que dizer de Lucas que coloca o lugar da Ascensão no monte das Oliveiras. O que esta outra narração nos diz.

Vanderlita, não vamos nesta resposta cair na tentação da discussão qual é o texto correto. Simplesmente optamos por Lucas, já que ele narra no final do evangelho o fato e depois retoma no início dos Atos dos Apóstolos o acontecimento da subida de Jesus aos céus. Vamos ler o texto: de Atos dos Apóstolos 1,7-10

1, 7 Respondeu-lhes: A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o Pai reservou à sua própria autoridade. 8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra. 9 Tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.” (Atos dos Apóstolos 1,6-9) Bíblia Almeida.