Uma janela sobre o mundo bíblico

Em gálatas 5,19-21 na Bíblia de Jerusalém contém 15 obras da carne não aparecendo a palavra adultério e nem homicídios e a palavra fornicação, aparece como se fosse no lugar de prostituição. Na almeida corrigida e revisada fiel já aparecem 17 obras da carne: adultério, prostituição (fornicação), impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonaria.



  • Pergunta de Antônio, Juiz de Fora / MG
  • 11393
  • 17/03/2013
Odalberto Domingos Casonatto

 Olá Antônio, de Juiz de Fora / MG!

 

Pergunta importante, porque faz um alerta a comunidade da Gálacia a caminharem segundo o espírito.

As 15 obras da carne vem contrapondo a obra do espírito, que para Paulo é uma só o amor. Paulo usa muito este expediente, na apresentação de suas ideias. Ele contrapõe conceitos, ideias, jogando uma contra outras segundo características próprias da literatura de sua época, e no final conclui com seu pensamento.

Com respeito de 17 obras da carne que aparece na Almeida corrigida, 2 delas são repetidas ou tem o mesmo significado. Olhei a Biblia King James, que é outra tradução para o Inglês e no final aparece com as bebedeiras, glutonarias os homicídios, no texto esta “murders”. Olhando a tradução Almeida revisada aparece invejas, bebedeiras e glutonarias, totalizando 17 vícios que as obras da carne produzem.

Lendo os comentários, grande parte deles coloca, que Paulo usa o expediente da literatura grego-romana, que utilizava muito os catálogos dos vícios e virtudes, e esta enumeração de 15 obras da carne que aparece em Gl 5,19-21 é um exemplo. Cito uma passagem de um trabalho que fiz sobre Catálogos de vícios e virtudes ali aparece 15 conceitos em 4 grupos:

1 - Paixões sexuais (fornicação, impureza, licenciosidade);

2 - Falta de fé em matéria religiosa: (idolatria – feitiçaria);

3 - Falta de fraternidade: (inimizades...intrigas);

4 - Intemperança: (bebedeiras e orgias)

O comentário do Novo Testamento da BAC (Biblioteca de Autores Cristianos) assim comenta. Nestes versos Gl 5,19-21 aparecem 15 obras da carne:

Cinco pecados de intemperança: fornicação, impureza, lascívia, orgias e bacanais

Dois contra Deus: Idolatria e magia;

Oito contra o próximo: (inimizade, ambições, discórdias, facções, ciúmes, iras, invejas, ódios.)

Concluindo, deste ensinamento Paulino que aparece em Gálatas, acredito que o principal na vida do cristão é construir a obra do espírito que é o amor. As obras da carne mais abundantes chegando a 15 segundo Paulo, devemos evitar. Neste texto não é o principal fixarmos se uma tradução colocou uma obra da carne a mais ou menos, mas nossa luta constante com a ajuda do espírito de Deus e evitar as obras da carne e nos aproximar da obra do Espírito.

 

Fonte de consulta:

Casonatto, O. D., A Escatologia cristã na carta aos Gálatas, Análise Temática da Perícope 5,16-26, pág.62, Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo, 1994.

Casonatto, O. D., Antíteses e Catálogo dos Vícios e Virtudes em Gálatas 5,16-26. Uma Chave de Leitura. http://www.abiblia.org/ver.php?id=3819#.UUdBuReHvbw, em 17.03.2013. 

11393 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook