Onde está escrito na Bíblia que não pode tirar a sobrancelha, que não pode pintar o cabelo e que não pode ter televisão?

Pergunta de Josiane dos Santos, Araraquara, SP
Resposta de Luiz da Rosa, em 16/03/2013


Leia mais sobre Comportamento - regras e costumes

Nada disso está escrito na Bíblia. Quando a Bíblia começa a entrar em nossas casas, pretendemos dela uma posição radical e queremos que ela nos diga exatamente o que fazermos, como se nos tornássemos bonecos guiados por fios, marionetes. Ficamos um pouco infantis, graças à nossa inocência e, às vezes, à nossa ingenuidade guiados por pessoas nem sempre competentes.

Por exemplo, é impensável imaginar que a Bíblia fale de televisão, como também é ilusão procurar nela referências ao nosso costume de navegar na rede. São realidades nascidas há poucos anos. Não é nem lógico pensar a profecias sobre isso.

A verdade é que precisamos aprender a ler a Bíblia como ela é: palavra de Deus encarnada em uma realidade concreta, que nos transmite princípios vitais para a vida do cristão. Os princípios estão lá, mas não cada síngula ação que devemos realizar. Ela, por exemplo, nos convida à sobriedade no vestir (esse é o princípio!), mas não diz que roupa usar ou que maquiagem colocar. Cada tempo tem seus próprios costumes e o cristão é uma pessoa inserida no seu tempo e nenhum ser extra terrestre.

5381 visitas

47 comentários

Postar um comentário

  • André (Rio) - 16/12/2014

    Concordo contigo, Júlia. Como Deus criou o mecanismo da terceirização, recorrendo a homens divulgar sua vontade, natural que os homens recorram a outros homens para buscar entender qual seria a vontade divina. Difícil imaginar que o criador não dispusesse de meios capazes de falar a cada indivíduo diretamente; mas ao contrário, sempre recorreu aos intermediários!

  • Luciano (Natal) - 15/12/2014

    De qualquer forma esse argumento é inválido, não obstante que os deuses por si só já são auto suficientes para decidirem quando e quanto podem ser visto ou não. Pessoas que esperam algo proviniente desses deuses são meros espectadores obscuros sintomaticos pulsantes.

  • Júlia (Rio) - 15/12/2014

    Depende do julgamento. Se houver possibilidade de defesa há o que argumentar. Muito embora eu duvide que o Criador, ou algum preposto seu, vai estar interessado em ouvir o que quer que seja. em geral, os deuses se bastam em sua prepotência. De qualquer forma, a responsabilidade pela recorrência aos religiosos pode ser atribuída ao Criador, porque foi ele quem inventou a terceirização da divulgação de sua mensagem. O criador, por alguma razão, não se revela de forma, clara, objetiva e direta a cada individuo: ele se...

  • Luciano (Natal) - 15/12/2014

    Júlia (Rio) - Naquele Grande Dia não vai adiantar colocar a culpa no Pastor ou no Padre ou no Professor de Teologia, cada um RESPONDE POR SÍ MESMO- ADÃO fez isso colocando a culpa na Mulher que o proprio Criador deu a ele, e NÃO ADIANTOU a DESCULPA- COMETEU O ERRO e vai PAGAR, quem o Julga? Não somos Nós e por isso é que devemos atentar para isso.

  • Luciano (Natal) - 15/12/2014

    Júlia (Rio) - O SALVADOR disse QUE== "" ELES Não ENTRAM e nem deixam os outros ENTRAREM "" isso é PREOCUPANTE porque?? Eu não desejo isso para o meu inimigo e quanto mais ...qual a forma que encontramos?? Colocando à pessoas que= UM CAMINHO apenas- Uma Porta apenas- Um Bom Pastor apenas- ELE MESMO e nenhum outro Homem deve ser seguido.

  • Luciano (Natal) - 15/12/2014

    Júlia (Rio) - Voce tem razão mesmo quando diz isso "" E a culpa das pessoas darem ouvidos a religiosas é, unicamente, de Deus. "" Por isso está este texto de 2 Tess. 2;11,12 "" OPERAÇÃO do ERRO "" agora o que podemos fazer?? Pelo menos isso de comentar para ver se alguem acorde e começando a LER A ESCRITURA e que o ESPIRITO DO PAI VENHA A ESTAS PESSOAS E AS COLOQUEM NO "" CAMINHO "" não o da RELIGIÃO ou da IGREJA do PASTOR ZEZINHO ""

  • Júlia (Rio) - 15/12/2014

    Mas o problema não são os religiosos: eles fazem seu papel. O problema está nas pessoas que dão ouvidos aos religiosos: só existem religiosos porque há pessoas que dão ouvidos a eles. E a culpa das pessoas darem ouvidos a religiosas é, unicamente, de Deus.

  • Luciano (Natal) - 15/12/2014

    Julia tudo que os LIDERES RELIGIOSOS fizeram E rtudo que os RELIGIOSOS de HOJE estão fazendo - TUDO ISSO VAI SER JULGADO CONFORME A NOSSA OBRA- não tem como ESCAPAR e o que ESTOU FAZENDO comentando aqui?? Somente colocando o que eu ENTENDO só isso. "E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel" (Mateus 19:28) ""

  • Luciano (Natal) - 15/12/2014

    Júlia (Rio) - Hoje eu estou LENDO a ESCRITURA e com nenhuma influencia RELIGIOSA e por isso é que voce ""ACHA " um tanto estranho os m,eus comentarios. Quando voce entender que há 28 ou mais CITAÇÕES nos textos sobre "" LIDERES RELIGIOSOS " VOCE IRÁ ENTENDER. QUAIS OS TIPOS QUE FORAM AUTORES INTELCTUAIS do JULGAMENTO e MORTE do SALVADOR- MÁS DIRÃO NÃO ERA UMA PROFESSIA O SACRIFICIO?? CLARO QUE SIM, e daí?? Isso vai EXCLUIR O ASSASSINATO ??

  • Luciano (Natal) - 15/12/2014

    Júlia (Rio) Júlia quer saber textos que se contradiz?? MOISES RECEBE A TABUA da LEI e nela está ESCRITO == "" NÃO MATARÁS "" o ESCROTO do MOISÉS desce do MONTE com essa LEI e OUTRAS- e o que o MOISÉS faz de IMEDIATO?? "" Declarou-lhes também: "Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: 'Pegue cada um sua espada, percorra o acampamento, de tenda em tenda, e mate o seu irmão, o seu amigo e o seu vizinho' ". 28 Fizeram os levitas conforme Moi­sés ordenou, e naquele dia morreram cerca de três mil dentre o povo. "" N...

  • Júlia (Rio) - 15/12/2014

    Apenas acho você hilário, só isso. Tua forma de encarrar os religiosos (categoria, a a meu ver absolutamente perniciosa), me faz pensar que talvez, e apenas talvez, você já tenha dado ouvido a alguns deles.

  • Luciano (Natal) - 15/12/2014

    Júlia (Rio) "o SALVADOR diz AMAR ao PROXIMO, exceto aos religiosos. "" VOCE está me dizendo que "" EU NÃO AMO AO PROXIMO ""?? ou que o SALVADOR não AMA AO PROXIMO ?? Porque ELE os chamava de Hipocritas e etc... ????? o QUE É AMAR AO PROXIMO?? eu não sei se voce ama ou não ao proximo porque mesmo que te conhecesse eu não iria SABER do teu CORAÇÃO. CHAMAR voce de RELIGIOSA HIPOCRITA é não te AMAR??

  • Luciano (Natal) - 15/12/2014

    Júlia (Rio) - ""Os fariseus eram um grupo religioso que se originou dois séculos antes do SALVADOR. " . Eles eram líderes de um movimento para trazer o povo de volta a uma submissão estrita à palavra de Deus e eram considerados geralmente como os servos mais espirituais e devotos de Deus. Os fariseus seguiam não somente a lei escrita de Deus, mas também as tradições orais que lhes tinham sido passadas. e HOJE?? Estamos fazendo o que?? A mesma coisa JÚLIA e a PROVA é que voce está me CRITICANDO por chamar ou diz...

  • Júlia (Rio) - 15/12/2014

    Porque "o SALVADOR diz AMAR ao PROXIMO". E não "o SALVADOR diz AMAR ao PROXIMO, exceto aos religiosos.

  • Luciano (Natal) - 15/12/2014

    Júlia (Rio) RELIGIOSOS sim e porquer NÃO?? Se foram chamados de RAÇA de VIBORAS? SEPULCROS CAIADOS?? HIPÓCRITAS?? Quando digo " RELIGIOSOS " é uma EXPRESSÃO a "" IDEIAS " e não à PESSOAS. " RELIGIOSOS vão se FERRAR "" é a EXPRESSÃO DIRECIONADA À IDÉIAS "" o SALVADOR os CHAMA de HIPÓCRITAS-etc.. Ele estaria ERRADO tambem?? o SALVADOR não AMAVA ao PROXIMO quando se EXPRESSOU daquela forma CONTRA os DRELIGIOSOS??

  • Júlia (Rio) - 15/12/2014

    Entendi. É que um está em Natal e outro em Campinas: não são próximos. Aí, ao invés de amar, manda "se ferrar"!

  • Júlia (Rio) - 15/12/2014

    Mandar o outro ir "se ferrar" é uma bela forma de expressar o amor ao próximo.

  • Luciano (Natal) - 15/12/2014

    PAULO AUGUSTO - Cara Voce nada entende do que o SALVADOR disse?? AMAR ao PROXIMO e AMAR ao PAI?? Será que minha ESPOSA aparando os CABELOS ela estará VIOLANDO ao que o SALVADOR disse?? Vão se FERRAR voces RELIGIOSOS, o SALVADOR diz AMAR ao PROXIMO?? E voce vai se PREOCUPAR com CABELOS? isso de ser "" CRENTES "?? é a MAIOR idiotice CRIADA PELOS RELIGIOSOS.

  • PAULO AUGUSTO (CAMPINAS) - 14/12/2014

    ERIVALDO SALVADOR :1 AOS CORINTHIOS CAP 11 : PARA A MULHER LHE É HONROSO TER O CABELO CRESCIDO (CRESCIDO ENTENDA -SE QUE NÃO SE CORTA ) FRANKLERLAN RODRIGUES ANIBA (TURILÂNDIA): VC VAI FICAR MAL INFORMADO MESMO (NÃO VAI SABER O RESULTADO DO JOGO DO CURINTIA E VAI PERDER O CAP. DA NOVELA )FRANCAMENTE .VAMOS LER MAIS A BIBLIA .VAMOS SER MAIS ESPIRITUAIS .JESUS ESTA VOLTANDO .AH TUDO PODE (DAQUI UNS DIAS VÃO DIZER QUE PODE ADULTERAR,MATAR )AH DEUS É BONZINHO ELE PERDOA !!!PODE ATÉ PERDOAR ....POR ISSO QUE TEM UMA...

  • SAMUEL ARAUJO (MARISCAL ESTIGARRIVIA PY) - 14/12/2014

    POR AMAR A INIQUIDADE O AMOR DE MUITOS ESFRIARAO DEPOIS O MUNDO VAI MUDANDO COM A TECNOLOGIA E OUTROS MAIS SE VAO ENTREGANDO A VAIDADAE PORQUE NAO SE GANHA MAIS ALMAS PARA JESUS PORQUE AO INVES DE PREGAR AOS CATIVOS ESTAO TENTANDO DEFENDER O PECADO CO UMA IRMA DISSE AI NA RESPOSTA DEL A SE PODE TUDO ISSO EU POSSO TATUAGEM KKK SO JESUS NA CAUSA DAQUI UNS DIA VAO ARRUMAR UMA BASI BIBLICA QUE PEGAR A MULHER DO PROXIMO OU SAIR COM UMA DIFERENTE NAO É PECADO TBEM TEMOS QUE REVER O IGREJE DE ANTIGAMENTE QUE BUSCAVA A SA...

  • Erivaldo (Salvador) - 19/07/2014

    Silvia - quem foi que falou que iria "" construir um novo Templo?? E quando se daria essa construção? ? """ Silvia entenda que o seu corpo carnal pode suportar ou absorver o Espirito do Criador? Silvia você não entende que "" carne milita contra o espirito?? "" Silvia o Espirito do Pai estara no seu Entendimento, mas não na sua carne. Carne será destruida e que proveito terá? Mas o seu Entendimento? Voce cortando o cabelo ou pintando estará deixando de amar ao Próximo? Estara pecando em que?

  • Douglas Santos (Petrópolis RJ) - 18/07/2014

    Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm, todas as coisas me são lícitas mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. Não há nada de errado em assistir TV, ou cuidar de sua imagem, portanto quando isso me escandaliza ou de certa forma me domina aí sim se torna um pecado, cabe a cada um discernir através do Espírito Santo o que se estamos usando com decência e sabedoria a todos os recursos que chegam até nós.

  • Duda (São Paulo) - 14/01/2014

    Como as recomendações dessa epístola são para esse tal de Timóteo, então nada a ver com a gente!

  • Tiago De Jesus (Saúde, Bahia) - 14/01/2014

    A Bíblia, pode não falar de " Maquiagem, Televisão", mas Nas Epístolas A Timóteo fala sobre " Vestes ", e um resumo simples e rápido, está em 1ª Epístola do Apóstolo João Cap 2: Verso do 15 ao 17: 15- NÃO ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16- Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da CARNE, a concupiscência dos OLHOS e a SOBERBA da vida, NÃO é do Pai, mas do MUNDO. 17- E o MUNDO PASSA, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de DEUS perma...

  • Gabriel (Palmas-TO) - 04/11/2013

    Todas as opções presentes na pergunta exceto a TV referem-se à vaidade,e isso é ou não abominado por Deus? Quanto à televisão, só vemos uma suposta alusão quando lemos que não se pode ter imagem ou semelhança alguma... Mas isso sim devemos interpretar em outras palavras: Que não devemos criar deuses,ídolos, coisas inexistentes semelhantes às existentes. Não à vaidade! amém.

  • Sílvia (Cuiabá) - 04/11/2013

    E esse corpo anatomicamente pronto entregue por Deus não agrada ao ES? É preciso melhorar o acabamento dele, acrescentando a pintura? Por que será que Deus já não entregou o corpo pronto, sem precisar de retoques? E como saber qual pintura agrada ao ES?

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 04/11/2013

    Deus entregou nosso corpo pronto,anatomicamente, porém Silvia vc usa roupas, vc não nasceu de roupas, a suas unhas crescem não é...vc precisa manter, ou seja fazer a manutenção do seu corpo,como por exemplo cuidar da sua saúde...mais me fale onde alguém deixa de ser mais importante ou menos importante para Deus por usar maquiagem, por pintar o cabelo,por fazer sua higiene?Onde nas escrituras está escrito isso??A questão é que as pessoas estão mais preocupadas em doutrinas de homens do que JESUS E SUAS DOUTRINAS DE ...

  • Sílvia (Cuiabá) - 04/11/2013

    Gabriela, a pergunta é outra: Por que Deus não entregou os templos ao ES já com a pintura? Se você não sabe, não precisa inventar resposta.

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 04/11/2013

    Pois bem Silvia,sigo o q Jesus deixou,e ELE PREGA ALÉM DAS APARÊNCIAS,o q me faz bela para o SENHO É MEU interior,mais CUIDO DO MEU EXTERIOR,se USO OU NÃO MAQUIGENS CONTINUO SENDO SERVA DO SENHOR!Não se esqueça q nosso cabelo cresce, os pelos, as unhas, o corpo Deus nos deu PARA CUIDARMOS, se vc acha q não deve se cuidar, usar maquiagem é opção sua, MAIS DIZER QUE É ERRADO, É PREGAR DOUTRINAS DE HOMENS E NÃO DE JESUS!Da mesma forma q evoluiu os cosméticos da época DAS ESCRITURAS evolui a tecnologia, e vc acha corre...

  • Sílvia (Cuiabá) - 04/11/2013

    Se nosso corpo é o templo do ES e se nosso corpo foi feito por Deus, então Deus esqueceu de dar o acabamento? Por que Deus não entregou os templos ao ES já com a pintura?

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 04/11/2013

    Gente vamos ter bom sendo e equilíbrio, uma mulher pode sim pintar o cabelo, pode usar maquiagem...fala sério quem não quer se sentir bem, se cuidar, pois nosso corpo é templo do Espírito Santo e temos q nos valorizar e nos cuidar!Devemos tomar cuidado com tudo aquilo q colocamos em frente aos nosso olhos:Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, ...

  • Jorge (Salvador) - 03/11/2013

    Observo que nos prendemos em dar a nossa opinião e não em esclarecemos a pergunta que foi feita, queridos vamos nos atentar para Mt. 18, 7;10, estamos sempre acusando as coisas, os costumes, ou as pessoas, mais nunca olhamos para as outras coisas que cometemos por falta de vigilância que também nos tira do céu ou da presença de Jesus, a saber a língua, a falta de amor, a falta de fé e o pior, o julgar, sempre julgamos ser melhor, sempre julgamos que vamos entrar e que o outro não vai, porem esquecemos do principal,...

  • Luiz Carlos Guimarães (Tangará da Serra) - 02/11/2013

    É DIFÍCIL PESSOAS QUE SE DIZ ENTENDIDOS EM BÍBLIA, NO ENTANTO SÓ PREGA FILOSOFIA. EM EFÉSIOS CAP. 2 V. 2: QUE OUTRORA ANDÁVAMOS SEGUNDO O CURSO DESTE MUNDO, SEGUNDO O PRÍNCIPE DAS POTESTADES DO AR, DO ESPÍRITO QUE AGORA OPERA NOS FILHOS DA DESOBEDIÊNCIA. PERGUNTO: O QUE É O CURSO DESTE MUNDO? CURSO SIGNIFICA CAMINHO, APRENDIZADO OS QUAIS NOS INFLUENCIAM, E O PIOR DE TUDO É QUE QUEM ESTÁ SEGUNDO O CURSO DESTE MUNDO ESTÁ SOB DIREÇÃO MALÍGNA. TEMOS SIM QUE NASCER DENOVO PARA SERMOS DIRIGIDOS PELO ESPÍRITO SANTO. CASO...

  • Maria (Rio) - 13/08/2013

    Lucas, duas informações: a primeira é que na Bíblia não há referência à existência Tv e Internet no céu. A segunda é que, ao contrário do que diz a Marta, em parte alguma da Bíblia é dito que quem assiste à TV não vai para o céu!

  • EVERALDO (Minas GERAIS) - 13/08/2013

    Não devemos nos prender as vaidades, pois a vaidade é um pecado que pode deixar as pessoas dependentes. Da mesma forma não devemos nos apegar aos ídolos (televisão), não tenhamos o nosso próximo como um ídolo.

  • Lucas (São Paulo) - 12/08/2013

    "...quem assiste tv não entrara no céu..." Quer dizer que no céu não vai ter televisão? Que chato! E vai ter o que lá? Internet vai ter, né?!

  • marta oliveira (araraquara sp) - 12/08/2013

    pelo contrario queridos uma pessoa que não tem a maldição da televisão dentro de casa não é uma pessoa desenformada e tola, pelo contrario desenformados e tolos são pessoas que deixam seus filhos na frente da televisão vendo prostituições, como roubar, como matar, queridas esposas vocês acham que seus maridos ficam vendo mulheres lindas, perfeitas pombas giras, e fazem (amor) com vocês a noite, não adianta , não ficar encarando mulheres e homens na rua e ficar na televisão. ta adulterando do mesmo jeito, e ...

  • Fabiano Gomes (São Paulo) - 15/05/2013

    Como podemos dizer isto se não pelo Espírito Santo ou pelas Escrituras, são o Pai e o Filho e o Espírito Santos separados ? Ao pecado de Adão e Eva, Deus os disse que estavão nus (colocaram folhos de figos em suas partes intimas), o Senhor os fez umas túnicas e nisso acredito que Deus não tem prazer no aparentar do corpo! Orá como podemos entender se oramos e buscamos de todo o coração, mas pensamos em nós mesmos, nas próprias vontades a idolatria não está só na imagem, mas no corpo também, ao se modelar com desc...

  • ad (aracruz) - 14/05/2013

    mesmo que não é proibido, a realidade mostra a inutilidade das coisas.

  • FRANKLERLAN RODRIGUES ANIBA (TURILÂNDIA) - 14/05/2013

    é totalmente imprópio que alguma igreja proiba de assistir televisão .O grande problema, é que a televisão esta sendo usada de forma errada pela maioria das pessoas, sem contar que ela rouba muito tempo que poderia ser distribuido em outras áreas realmente importantes. sem telavisão seriamos desenformados e tolos.

  • Leticia (Saquarema) - 30/04/2013

    A Paz do Senhor..Hoje fazemos parte de um mundo mais moderno e temos que ser exemplo de muita coisa,a mulher cristã além de ter que transparecer tudo que a biblia diz inclusive a presença do Espírito Santo ela também deve estar sempre bem apresentada,arrumada maquiada sim, não maquiagem grosseira,mais uma coisa sutil,ganhar almas pra Deus tem sido difícil , e você convencer alguém de que Deus e tudo de bom e maravilhoso,se presentando como uma mulher mal arrumada,quem não conhece, não vai querer abrir mal da vida q...

  • ana paula (vilhena) - 30/04/2013

    olá paz do senhor jesus.então eo posso fazer tatuagem também? porque na biblía não diz que é proibido..se os crentes de hoje em dia fosse como os de antigamentes, com certeza não teria tanto escanda-los dentro das igrejas. precisamos seguir a jesus ele é nossa luz. eu tenho certeza que DEUS NÃO SE AGRADA DE quem usa maquiagem e tudo oque o mundo oferece. precisamos servi-lo em santidade....

  • MARINEIDE SANTOS DA SILVA (salvador) - 29/04/2013

    Graça e paz ,na verdade o que eu vejo nas igrejas e um pouco de controversista as pessoas se que lê certos capítulos como a de Jezabel e outros se retaria a não se pintar pois a pintura e sedutora apenas esto ,e sobre tv nada disto e falo na bíblia, ha um pequena passagem em apocalipse que fala que besta mas ninguém poder dizer que se trata da tv. Apesar quem e em cristo saberá dercimir o que pode e o que não pode pois tudo e licito mas nem tudo convêm,boa sorte,quem não tem sabedoria peça a Deus porque se dos aut...

  • claudio ramos (rio das ostras) - 28/04/2013

    amados irmaos em cristo ,a biblia é um manual de pratica e fé, existem muitos pastores ,porem alguns pensan so na gordura das ovelha e outros dão a vida por elas sei que sao poucos, mais existe um grande detalhe a biblia nos ensina, quem ama o mundo o amor de DEUS NAO ESTA NELE. TUDO É LICITO POREM NEM TUDO ME CONVEM, TENHAM SABEDORIA NO SEU VESTIR NO SEU FALAR, QUANTO MAIS VC SE VOLTAR PARA CRISTO MAIS ELE SE VOLTARA PARA VOCÊ. existe uma revelaçao que so o espirito santo pode lhe mostrar na biblia. faça um tempo ...

  • katia (sao paulo) - 27/04/2013

    Gente a biblia é a bussola,ou seja nos da direção a cerca do que devemos ser ou fazer..as vestes e a aparencia é questão de bom senso..abraços e até a proxima.

  • Alex (Manaus) - 22/03/2013

    Sim, Wesley, mas a bíblia fala se pode ter "caixa de imagem"? E se pode, quais imagens podem ser vistas e quais não podem?

  • Wesley (Taubaté-SP) - 16/03/2013

    A biblia não fala televisão,mas fala de caixa de imagem.E em Isaias cap3 vers.16 em diante DEUS repreende as mulheres de como ela se vestem.