Olá Warley Neres de Cuiabá / MT!

A resposta da pergunta é que foi um profeta de Iahweh, pois esteve a serviço de Iahweh varias vezes, por seu chamado e o reconhece como seu Deus.

Entretanto a origem do nome em hebraico, “bil’am”, tem o sentido de “duvidoso”, da raiz hebraico “bl”= causar confusão. Isto espelha a sua própria atividade, esteve a serviço no início ao Rei pagão Balac, para proferir uma maldição contra Israel, o que de fato aconteceu, e depois Iahweh o chama para profetizar em seu nome.

Balaão, um profeta pagão ou um profeta de Deus?

Balaão é uma figura misteriosa (Nm 22-24), as informações que temos dele é a aquilo que o texto bíblico nos apresenta. Vamos examinar o texto bíblico e teremos uma resposta mais segura.

Sabemos que Balão era um Profeta de Deus. A leitura dos textos nos sugere como foi realizado o chamado de Iahweh ao profeta Balaão, e qual a missão foi designado. Lendo os capítulos 22-24 do livro dos Números temos uma certeza que o Espírito do Deus veio sobre ele, e ele profetizou sobre o futuro do povo de Deus e a vinda do Messias (Nm 24,1-9, 17-19). Embora Balac, rei de Moab, pediu que Balaão amaldiçoasse o povo de Israel, ele possuía uma certeza de que este povo era protegido e abençoado por Deus. Iahweh já tinha entrado em contato com Balaão e revelou Seu plano e ação de profeta.

Aos mensageiros de Balac o profeta Balaão disse:

“Mesmo que Balac me desse o seu palácio cheio de prata e de ouro, eu não poderia fazer coisa alguma, grande ou pequena, que vá além da ordem do Senhor, o meu Deus” (Nm 22,18).

Nesta passagem bíblica temos o conhecimento que Balaão se converteu para Iahweh, o Deus de Israel, e O adorava plenamente, sem restrições. Não temos conhecimento, quando e como isto aconteceu , mas sabemos que Balaão se tornou um profeta de Deus.

Lendo o Dicionário Bíblico Vida Nova encontramos o seguinte comentário: Alguns eruditos se perguntam como um profeta de Deus poderia agir como Balaão fez. O texto continua, uma pessoa pode ser um verdadeiro profeta numa ocasião e um miserável enganador em outra. (conforme Jo 11,49-52). Em outras palavras temos que supor a mudança das pessoas. Elas poderão voltar-se para Deus, embora estejam afastadas.

Concluindo, apesar das atitudes controversas de Balaão como vidente estrangeiro, anunciando uma maldição sobre Israel, depois disto é chamado por Deus, e profetiza em seu favor. Não há dúvidas que Balaão foi um profeta de Deus.