É uma questão que sempre retorna, aqui no site (veja uma resposta de 2006). Sem ser muito redundante, repito o que já tivemos oportunidade de dizer: as regras de comportamento relativas ao vestir-se, impostas pelas igrejas sobretudo às mulheres, não tem nenhum fundamento bíblico. A Bíblia diz apenas que devemos ser sóbrios no vestir (1Timóteo 2,9-10) e cada tempo tem seus próprios costumes. Embora seja lícito a uma organização, seja igreja que empresa, pedir a seus membros de usarem determinado traje, não é correto basear tal imposição nas páginas da Bíblia. Segundo a Bíblia a mulher pode usar, sem problemas, as roupas que todo mundo usam, que são de bom senso e não provocam escândalos no ambiente em que vivemos. O mesmo vale para a maquiagem.

Muitos que visitam o site, nos comentários, citam a passagem de Deuteronômio 22,5 onde a Bíblia sublinha que a mulher não deve usar um artigo masculino (e nem o homem se vestirá com roupas de mulher). Como somos machistas, lembramos somente do preceito dado às mulheres e aquele aos homens é esquecido! A questão aqui é saber o que é roupa de mulher e o que é roupa de homem? Ora, é óbvio que cada tempo tem suas próprias convenções. Se no início do século passado era escandaloso uma mulher usar bermuda, certamente hoje em dia não o é mais. É tudo uma questão de costumes, que mudam no curso da história.

Nós somos cristãos dentro do mundo e não seres extra-terrestres. É claro que a Bíblia precisa ser respeitada, mas também precisa ser sabiamente interpretada. Em relação ao vestir-se e adornos, aquilo que ela diz é que não podemos provocar escândalos, mas sermos sóbrios. Outras intrepretações são visões limitadas da mensagem sagrada.