Olá Daniel Alves de Ros;ário do Sul / RS!

O Bom Samaritano representado em Saint Eutrope vitrail, Wikipedia enciclopédia livreNada mais justo que procurar uma resposta em nossas dúvidas com respeito aos textos Bíblicos. Também pesquisei o texto que traz a Parábola do Bom Samaritano em Lucas 10,29-38. Esta  Parábola do Bom Samaritano vamos encontrar unicamente em Lucas, os outros evangelhos não apresentam. Isto vem ao encontro dos aspectos teológicos que Lucas apresenta em seu evangelho. É um evangelho escrito para os gentios e por este motivo neste caso valoriza o Samaritano, mostrando que a mensagem de Jesus é para todos, Universal e não somente para um grupo.

Lendo o texto encontramos apenas a descrição da intenção do samaritano, não apresenta outros detalhes, assim está escrito: Lc 10,35

“No dia seguinte, tirou dois denários e deu-os ao hospedeiro, dizendo: Cuida dele, e o que gastares a mais, em meu regresso te pagarei.’ (Lucas 10,35) Bíblia de Jerusalém.

Quanto ao valor do denário, moeda única para ser usada em todo o Império Romano. Era privilégio do Imperador Romano cunhar as moedas seja de ouro ou prata. A unidade comum era chamada de denário, igual à moeda grega dracma de prata. Na época de Jesus o dracma valia ¾ do denário. Isto é um pouco menos. O valor da moeda romana o denário era de 25 “medidas de trigo” ou o equivalente de um dia de trabalho. Se quisermos saber o valor atual em reais é só dividir o salário mínimo brasileiro pelos dias do mês e teremos o valor de um dia de trabalho. (o valor do salário depende da região no Brasil).

Com isto parte da pergunta esta resolvida, mas a outra pergunta é quantos dias de hospedagem equivaleria 2 denários.

Olhando os comentários tradicionais, não encontramos uma resposta para esta questão, mesmo porque o texto não induz a este esclarecimento. Procurei na literatura alternativa, que fala mais do dia a dia da vida de Jesus. Encontrei na “A Bíblia ilustrada da Família” de Dr. Claude-Bernard Costecalde, editora Amereida na página 267 o seguinte comentário para a Parábola do Bom Samaritano no cap. 10,25:

“Tirou duas moedas de prata”

Por duas diárias de um trabalhador manual, pagava-se dois denários. A quantia deixada cobria cerca de dois meses de hospedagem na pousada.

Fonte de Pesquisa:

Claude-Bernard Costecalde, “A Bíblia ilustrada da Família”, editora DK (Londres), Amereida (Santiago do Chile), Jornal Zero Hora (encarte) (Porto Alegre), pág. 267, 1999.
ACO – CPO, A História do Povo de Deus, 3°. volume, pág. 33, Nova Letra, Rio de Janeiro 1999.
David H. Stern, Comentário Judaico do N.T, São Paulo, 2012.