O que significa dar glória a Deus e aleluia. Qual o benefício nos traz?

Pergunta de Alexandro dos Santos, Mauá
Resposta de Luiz da Rosa, em 08/04/2009


Leia mais sobre Aleluia

Dar glória a Deus é um modo de oração, de ação de graças por aquilo que Deus é e faz continuamente. Aleluia, em si, é um das expressões através da qual damos glória a Deus. De fato é a transliteração da palavra hebraica halleluya, que significa oremos, louvemos a Deus. É um vocábulo composto de hallelu e Yah. Literalmente significa louvai Yah. Yah é uma forma breve de YHWH, o nome divino, o tetragrama. Na Bíblia, aparece 28 vezes, entre as quais 4 no Apocalipse. No Antigo Testamento aparece sobretudo nos Salmos 113-118.

Perguntar “qual benefício nos traz” tem o mesmo sentido que perguntar “por que rezamos”. Certamente a oração, o dar glória a Deus, não é uma necessidade divina; Deus não precisa da nossa oração. Contudo nós, através dela, aproximamo-nos da nossa natureza. Portanto a oração, em geral, e o dar glória a Deus, em particular, nos coloca em harmonia com aquilo que somos e a nossa harmonia é um grande ideal.

24044 visitas

55 comentários

Postar um comentário

  • Humberto (Orlando) - 28/09/2014

    Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 - Então vamos riscar o que está escrito ali? Não há intercessor, a não ser o Espiríto Santo de Deus. Jesus é o Caminho perfeito a Deus. Ele se sacrificou e nos abriu a porta que dá acesso a Deus. NINGUÉM MAIS!

  • RAFAEL MARCOS GARCIA (RIO DE JANEIRO) - 12/09/2014

    “filho eis a tua mãe. Mãe, eis o teu filho”. Jesus nos deu sua mãe como prova de amor pela humanidade. Se despojou de tudo até na morte nos deixou sua mãe como nossa intercessora. Ela que pediu a ele fazer o primeiro milagre de transformar a água em vinho pede tambem por nós. Amém

  • Adriana (sao paulo) - 12/09/2014

    A todos pegue a biblia e vai estudar . E deixa de disse e me disse vigia irmãos (as) isso não vai te levar pro céu. Olha o salmos 148 o que diz.

  • Hudson Sousa (Parauapebas) - 07/07/2014

    Boa tarde a todos! Estava pesquisando sobre a Bíblia quando me deparei com todos esses comentários...irmãos é triste ver que alguns comentários, mesmo entre crentes em Deus (católicos, evangélicos...) temos tantas discursões em virtude do simples. Adore a Jesus Cristo e ao nosso Deus Jeová da sua forma, seja ela em silêncio, branda ou fervorosa, seja você católico ou evangélico, enfim respeitem-se e lembrem-se que muitos irmãos nossos guerreiam até hoje, um para tentar mudar ou tomar o espaço do outro. No fim o bo...

  • toni (RECIFE) - 14/05/2014

    pro verbio c 8 v 17

  • toni (RECIFE) - 14/05/2014

    eu amo quem me ama os que me procuram acham. gloria deus!!!

  • Fábio (São Paulo) - 24/12/2013

    Então o galo, os pássaros, todos os animais (inclusive o homem) só existem para agradar a Deus? Deus tudo somente para ser agradado?

  • marlon mateus da fonseca (coxim ms) - 24/12/2013

    O galo... os pássaros... todos os animais pronunciam para agradar a Deus... não da ouvidos para criticas banais, sem nenhum fundamento... glorifica você também... seja em silencio, seja em vos alta, mas glorifiquem............aceito criticas, é só com elas que podemos melhorar nossos conhecimentos. gloria a Deus.

  • Márcia (Salvador) - 18/12/2013

    Sim, mas por que Deus precisa do homem incorruptível e à imagem da Sua própria natureza? Deus precisa do homem para alguma coisa, senão não o teria criado. Por enquanto, o que temos é que Deus criou o homem para ser glorificado pelo homem. Você sabe de outro motivo para Deus ter criado o homem?

  • Adailton (São José) - 18/12/2013

    Márcia (Salvador), nunca leu Sabedoria 2,23? "Sim, Deus criou o homem para ser incorruptível e o fez à imagem da sua própria natureza.", não o fez escravo, mas "Desde o princípio, Deus criou o homem e o entregou ao poder de suas próprias decisões." (Eclesiástico 15,14)

  • Márcia (Salvador) - 18/12/2013

    Pelo que sabemos até agora, Deus só criou o homem para que este O adorasse. O homem não tem qualquer outra utilidade; não faria a menor falta ao Universo! Então, se Deus criou o homem para ser glorificado pelo homem, é porque Deus precisa do homem. E Deus ficará muito chateado se o homem, que não tem qualquer outra utilidade, não O glorificar!

  • cristiane ayres (São Paulo) - 18/12/2013

    Bom dia, Pra que ficar discutindo tanto, colocando opiniões e criticando os outros apenas devemos glorificar a Deus Sempre, em cada momento, em cada segundo, quando acontecem coisas boas e coisas não tão boas assim, sempre dar Glória A Deus, é Ele quem sabe tudo e está no comando, Glória A Deus!!!!!!!!!

  • Bruna (Goiânia) - 08/12/2013

    Rubens se vc fosse mais inteligente, teria lido todo o comentário do Miguel e veria q ele não é brasileiro, por isso escreveu daquele jeito e deu p entender.

  • IGOR (GARANHUNS - PE) - 04/11/2013

    Vamos ser um povo Santo. O que significa ser um povo santo? Um povo separado somente para DEUS. Vamos morrer para nossas vontades e viver o que somente as vontades de CRISTO JESUS. Pois nada vale viver neste mundo se não for para CRISTO.

  • IGOR (GARANHUNS - PE) - 04/11/2013

    Vamos glorificar a DEUS tambem em nossas atitudes. E tambem é importante glorificar a DEUS levando seu evangelho a pessoas que estão se deixando levar por immposições de satanas, trocando a vontade de DEUS por momentos prazerosos que o mundo oferece. Eu não concordo que pessoas se desviem da vontade de DEUS. VAMOS GANHAR ESTE BRASIL PARA JESUS , NÃO VAMOS NOS ACOMODAR MAS A EXPOR O VERDADEIRO EVANGELHO. DEUS SEJA LOUVADO.

  • RUBENS FARIAS PINA (BRASÍLIA) - 29/10/2013

    Seu Miguel Pereira.............aprenda a escrever corretamente primeiro!!!!

  • Miguel Pereira (ouagadougou) - 16/08/2013

    Olà a todos, desculpem se estou enganado e corrigem-me por favor: No meu ver o dar Gloria a DEUS é muito mais k louvar ou orar a DEUS, damos a Gloria a DEUS kuando testemunhamos do seu poder de perdão, ressureição e transformação !! Expliko: O verdadeiro testemunho é o nosso dia ekuatidiano, em tudo o k fazemos e dizemos, ker keiras, ker não, hà sempre olhos postos em ti... Outrora andava perdido num mundo da droga e vicios carnais, (vida de luxuria), moralmente e sentimentalmente, estava morto, espiritualmente ...

  • Miguel Pereira (ouagadougou) - 16/08/2013

    Olà a todos, desculpem se estou enganado e corrigem-me por favor: No meu ver o dar Gloria a DEUS é muito mais k louvar ou orar a DEUS, damos a Gloria a DEUS kuando testemunhamos do seu poder de perdão, ressureição e transformação !! Expliko: O verdadeiro testemunho é o nosso dia ekuatidiano, em tudo o k fazemos e dizemos, ker keiras, ker não, hà sempre olhos postos em ti... Outrora andava perdido num mundo da droga e vicios carnais, (vida de luxuria), moralmente e sentimentalmente, estava morto, espiritualmente ...

  • RITA DE CASSIA (RIO DE JANEIRO) - 10/08/2013

    Tantas almas morrendo sem Jesus, a igreja catolica se unindo para eventos no rio, satanás desgraçando as vidas e os que se dizem salvos discutindo como se deve adorar a DEUS. ninguém discuti para ir ensinar na favela, nos hospitais, nas prisões, etc... quero ver naquele grande dia, ACORDA POVO!!!

  • Marcelo (São Paulo) - 10/08/2013

    Everaldo, todos louvam e glorificam a Deus em troca de benefício: a vida eterna! Alguém conhece algum cristão que não esteja interessado nesse benefício?

  • Everaldo (Minas Gerais) - 10/08/2013

    Não devemos louvar ou glorificar ao Senhor em troca de benefício, esse ato deve ser de livre e espotânea vontade.

  • RODRIGO DAYVID (presidente prudente) - 09/08/2013

    Sou evangelico desde a adolescencia, e me lembro de um obreiro bém velhinho, sábio com sermões calmos e espirituais que diziam tem crente igual lata vazia em ladeira abaixo, um barulhão terrível é como fogo de palha logo tudo passa. Os barulhentos são crentes problemáticos, complicados somente dá trabalho para o ministério são cheio de meninice, sejamos cheio do espirito Santo na medida certa.

  • Patrícia (São Paulo) - 09/08/2013

    Se uma pessoa que ora gritando busca a Deus, que é o Erivaldo para julgá-la?

  • Bruna (Piracicaba) - 09/08/2013

    Dar gloria deus e uma forma de agradescer,muitos evangelicos,q estao na presenca de Deus,q estao sentindo a Uncao,gritam de emocao. De sentir a presenca do Deus vivo. Isso n e ser hipocrita,simplismente cada um tem se u modo detr se expressar. Nao e certo fca julgando,ninguem deve

  • Erivaldo (Salvador) - 20/07/2013

    Minha amiga, tem muita importãncia sim sabermos como ORARMOS, porque voce não ouve as palavras de JESUS? ao invés de ficar ouvindo os PASTORES HIPÓCRITAS- todo, eu digo que TODOS esses PASTORES são uns HIPÓCRITAS porque? Veja o que Jesus diz dessas pessoas que ORAM como voce diz, GRITANDO e isso não tem importância? Mat.6.5-13 SÃO HIPÓCRITAS essas pessoas que fazem esse tipo de oração? É isso que vimos em muitos locais? É mentira minha? Então os HIPÓCRITAS que ficam gritando, em pé, dizendo que é o espirito santo? ...

  • fernando moreira dos santos (campinas) - 19/07/2013

    acredito que nos evangelicos, independente, de deniminação, deverias ser mais unidos, e parar de ficar fazendo criticas, a maneira de adorar a Deus, desde que o adorem em verdade e em espirito, uns gosta de orar em silencio , outros gritando, mais o importante é adorar o verdadeiro Deus, toda casa dividida é destruida e não subsistira vamos louvar e adorar a Deus

  • Deseree Silva Carneiro (Boa vista-RR) - 19/07/2013

    A prova é tanto q JESUS orava em silêncio. ELE somente se afastava p ter um momento só seu, em comunhão com o seu PAI. Não é aos berros q Deus vai lhe ouvir. Os pedidos vão vir de acordo com q Deus acha q é necessário a vc.

  • Thaylon (RJ) - 19/07/2013

    Sou cristão e sou tradicional, lamento muito ver a infantilidade de certas pessoas, rodrigo, Deus realmente não é surdo, então não a necessidade de ficar gritando, caindo no chão e fazendo outras coisas como as igrejas pentecostais fazem, na Bíblia está escrito, fazei tudo com ordem e disciplina. Sou tradicional com amor! Viva o nome do salvador Jesus.

  • rodrigo sp (carapicuiba) - 14/05/2013

    Olha CAROL (BH) DEUS ñ é surdo apenas gritamos por agradecimento pois ele deu a vida dele por nós! Aposto q funk vc canta alto isso msm continue agradando o inimigo pq nós com os gritos estamos clamando pela sua vida! Nunca e tarde p aceitar a jesus!!!

  • Carol (BH) - 01/05/2013

    Por que fazer muito barulho? Deus é surdo? E por que ficar repetindo a mesma coisa? Deus sofre de amnésia?

  • marcos gabriel (ouricuri-PE) - 01/05/2013

    DEUS é o rei da gloria, porque tudo é feito por ele, então devemos dar gloria a deus sempre porque quando damos GLORIA A DEUS E ALELUIA, chegamos mais perto dele. Então abra a sua boca e dê GLORIA A DEUS. E VIVA A ELE.

  • Valdete (Americana sp) - 23/02/2013

    Bom de uma coisa eu sei, os anjos no ceu dão gloria a Deus Diariamante, e eles não precisam mais de salvaçao pois estão com Deus na sua gloria, vamos dar gloria ao nosso criador sempre.

  • raimundo celio (capitão poço) - 10/11/2012

    dar gloria a deus e aleluia e uma pratica muito usada pelos evangelicos e resovie pesquisar porque eu só dava gloria nas coisa boas e resovie também glorificar nas horas difices e todo melhoroui porque deus tem que ser glorificado tadas as hora amém

  • PR: J. NASCIMENTO (BRASILIA) - 08/11/2012

    DAR GLÓRIA A DEUS NÃO É CITAR A PALAVRA \"GLÓRIA A DEUS\" EM ALTA VOZ, MAS, RECONHECER QUE TUDO QUE VOCÊ É, TUDO QUE VCÊ TEM... FOI CONCEDIDO POR ELE, E MAIS; AGRADECER ATRAVEZ DO LOUVOR ETC... APRENDA A DAR GLÓRIA DEUS NÃO SOMENTE COM PALAVRAS, MAS, TAMBÉM COM AÇÕES.

  • emerson (santo an) - 13/10/2012

    Dar gloria a Deus e aleluia, e mais do que palavras mas sim a nossa maneira de viver se comfiamos na sua palavra e colocamos em pratica por amor a Jesus o Cristo,nosso Senhor e salvador,estamos o adorando,louvando e dando gloria a Deus. e nos traz um beneficios para a alma e para o espirito. que possamos caminhar no Senhor em espirito e em verdade.

  • DANIEL (SALVADOR) - 11/10/2012

    A DEUS SEJA DADA TODA HONRA , TODA GLÓRIA E TODO LOUVOR. SOMENTE A ELE . QUEM DA GLÓRIA A DEUS E ALELUIA, SE ENCHE MAIS DO PODER E DA UNÇÃO DO ESPIRITO SANTO. O SENHOR MUTUA BRASAS VIVAS SOBRE NOSSAS CABEÇAS.

  • vicente de paulo (itapipoca) - 08/06/2012

    Entendo que e uma forma de demostrarmos á Deus o quanto somos gratos pela sua misericórdia e amor para com todos nós.

  • alexandra (Rio de Janeiro) - 03/05/2012

    Irmãos por favor, ajudem Mandei um testemunho(quem quiser me envie um email) na qual nele disse issoEm Romanos 1,2 e 3 podem entender tudo isso que aqui vós falo no versiculo Romanos 3.8 "E por que não dizemos, como alguns,caluniosamente,afirma que o fazemos; pratiquemos males, para que venham bens? A condenação desta é justa." Embora, Deus seja tão grande, que é capaz de usar o mal para finalmente,trazer a glória a si mesmo, ele mesmo nunca pratica o mal; e nunca permite que façamos o mal a fim de conseguir o...

  • Adilson (São Gonçalo) - 16/11/2011

    A Deus pertence toda a Gloria, somente a Ele. o que Obtemos quando estamos nos principios e caminhos do Senhor Jesus e horamos nossos irmãos e quando pregamos seu Evangelho é HONRA.... Deus nos HONRA com Bençãos e prosperidade no reino dos Céus. a Deus toda Honra e toda Glória. Uma semana abençoada em Cristo Jesus a todos Vocês - Halleluya, Maranatha, Glórias ao Senhor Jesus

  • Luciano P. Mauricio (São Paulo) - 25/09/2011

    Graça e Paz amados, eu sou pentecostal, mas eu entendo que dar glória a Deus não se resume em ficar gritando "glória a Deus...", geralmente se ouve gritos de aleluia e de glória a Deus nas igrejas quando o preletor esta trazendo mensagens de bençãos com palavras do tipo "vitória, a sua benção chegou, você é mais que vencedor...", mas é difícil ouvir gritos quando está se pregando correção, quando está pregando que o camarada deve se consertar e deixar os seus maus caminhos. Toda glória pertence a Deus, então porqu...

  • aquiles (Salvador) - 16/09/2011

    Pulem dancem de glorias aleluias porque Deus é acima de tudo amor e quando sentimos amor nossa reação é de pura alegria GLORIAS A DEUS sempre.

  • lucas (caaporã) - 28/07/2011

    ola eu nãoi sou evagelico mas gosto de deus asima de tudo eu estol indo a ele de pouco em pouco gosteei muito de sabe sobre isso valeu bjs para todos os evagelico e não evagelico

  • laudiceia rocha amendola (cuiaba mt) - 24/06/2011

    olhando na minha propria vida eu era assim, trabalhava em um emprego razoavél, que me proporcionava o salario também razoavél, que dava pra pagar as contas e ir prosseguindo na vida...Mas quando pediam pra mim falar algo do meu patrão, eu falava muito bem dele, que ele era um patrao bom, maravilhoso, que não tinha outro igual, FUI MANDADA EMBORARA MESMO ASSIM..Imagina de Jesus Cristo que me sustenta em tudo, cuida da minha familia e em tudo sou dependente dele, tenho sim que encher ele de gloria e aleluia de dia e...

  • mara (luis gomes) - 22/06/2011

    crei que nao somos proibido de da gloria a deus porque e a unica coisa que nos alimenta na fe porque as vez estamos passado por algum monentos que so deus nos enche de gloria.

  • Flavio (Teresina) - 25/05/2011

    Queridos vejo que tem muitos irmãos querendo ser imitadores de profetas e irmãos da antiga e nova aliança, sabemos nos que Deus trata cada um dos seus filhos de maneira diferente. Por isso devemos seguir somente os passos de Jesus Cristo, que merece sim, toda honra e gloria... E que possamos usar o que o Senhor nos dados (boca, braços, pernas, maos...) para o adorar-lo em espirito e em verdade! Aleluia!

  • PR DANIEL (SOROCABA) - 26/04/2011

    CARO IRMÃO ANTONIO SOU PENTECOSTAL E BARULHENTO A BIBLIA DIZ QUE NO DIA DO PENTECOSTE OS DISCIPULOS ESTAVAM COMO QUEM ESTAVA EMBREAGADOS E PELO QUE SEI UMA PESSOA EMBREAGADA FAZ MUINTO BARULHO

  • Carlah Couto (25) - 29/07/2010

    Rosana amei seu comentário. Creio que vc foi muito usada neste momento.Eu como vc acho que os anjos e Jesus se alegra em ver que estamos felizes e na presença dele... é claro que podemos dançar, glorificar o nomde De Jesus pq se quando muito de nós estavmos no mundo e faziamos isso td pq agora q estamos na presença do Senhor não podemos clamar a Deus?? Que Deus abençoa a vida d tds vcs Amém.

  • Rosana Lima (BH) - 20/07/2010

    Amado Antônio, a paz. Pelo que percebir vc não gosta muito do barulho que os pentecostais fazem, pois são muito barulhentos, não é mesmo? Mas quem somos nós pra dizer se é indecente ou não fazer barulho? Se o culto é pro Senhor Jesus, é Ele quem diz se esta gostando ou não! Eu sou Batista, e a mh igreja parece pentecostal, mas sebemos a hora em que devemos calar e ouvir o que o Espírito Santo tem a nos dizer, que devemos ter reverência na hora da palavra,apesar de darmos glória e aleluia quando algo dito mexe c/ o ...

  • Antonio (Londrina) - 28/04/2010

    Em 1º Samuel Ana recebeu uma das maiores bençãos mensionadas na biblia, porém, somente seus lábios mal se moviam. Elias disse que Deus estava em um SICIO suave. Moisés: Tire as sandálias dos pés que onde estás é terra santa. Paulo disse que Nosso Deus é um Deus de ORDEM. Devemos louva-lo, mas decentemente. Essa é minha forma de ver essa questão. Que me perdoe os pentecostais,

  • levita-yerudiktus (Rio de Janeiro) - 05/03/2010

    A antiga nação do pacto era reconhecida por essas caracteristicas.Hoje nós, a(IGREJA)é quem devemos manter acesa essa chama tão antiga, e tão sublime.Não pode existir para um EVANGÉLICO nada mais importante que o LOUVOR E A ADORAÇÃO AO Seu CRIADOR SENHOR E REI. Aleluia!

  • GERALDO MARQUES DA CRUZ JÚNIOR (Taboao da Serra) - 02/11/2009

    Dê uma olhada em Mateus 5:16, converse com Deus e receba, com alegria, o entendimento que lhe for concedido. Fique com Deus.

  • JAiro (niloplis) - 21/10/2009

    O NOME DE DEUS E JEOVA?

  • LUI Z NELSON (Rio de Janeiro) - 27/09/2009

    O glórias e aleleuias é uma forma de engrandecer-mos o nome do nosso Deus Altissimo, em agradecimento as bençãos sobre as nossas vidas, sobre o seu mover na igreja, em nossas vidas, Glórias de glorificar o seu Santo nome e Aleluias pela presença do espirito Santo de Deus em Nossas Vidas.

  • Pr. Paulo - da India (Bangalore) - 31/05/2009

    Temos que se acostumar desde agora, com o Barulho de Glorias e Aleluias, Pois em Apocalipse, narra que no Reino de Deus, teremos que glorificar e os Anjos faem-lo. Comece agora, ...

  • NIVALDO JOSÉ (MÊRCES- MG.) - 09/04/2009

    ADORAR,DA GLÓRIA E DIZER ALALUIA NO MEU PENSAR É DEVER DE TODO SER VIVO ,É UMA DAS MANEIRAS DE AGRADECER O QUE DEUS NOS FEZ E CONTINUA FAZENDO.