Uma janela sobre o mundo bíblico

O que Cristo quer dizer em João 14,21?



  • Pergunta de Edhalley da Silva Barbosa, Maracanaú / CE
  • 10939
  • 05/03/2013
Odalberto Domingos Casonatto

Olá Edhalley da Silva Barbosa de Maracanaú / CE!

 

O versículo de João 14,21 assim se apresenta:

 

“21Quem tem meus mandamentos e os observa é que me ama; e quem me ama será amado por meu Pai. Eu o amarei e a ele me manifestarei.” (Jo 14,21) Bíblia de Jerusalém.

 

Para não interpretar o versículo, sem observar seu contexto, li vários comentários deste versículo e capítulo, e procuro dar uma resposta à pergunta segundo o meu entendimento. Poderá haver outros caminhos para se chegar a uma interpretação dela.

Inicialmente procurei colocar o versículo dentro do seu conjunto mais próximo. Seria uma simples análise literária do texto e da estrutura literária desta parte do evangelho:

 

Deus na vida de quem crê Jo 14,19-24.

 

Introdução: v. 19

Igualdade entre o Pai e o Filho (vv. 21

Promessa da Habitação (centro da perícope) vv. 21

Pergunta de Judas (o Tadeu) v.22

Promessa da Habitação v.23 (retoma)

Igualdade entre o Pai e o Filho v. 24 (retoma)

 

Procuro entender esta realidade de Deus na vida do temente a Deus, a partir da interpretação do evangelho de João em relação a comunidade do discípulo amado.

Esta comunidade enfrentava na época dificuldades em perseverar no ensinamento de Jesus Cristo. João no escrever este texto, anima a comunidade a permanecer fiel a Jesus e seus ensinamentos e em consequência como Jesus esta unido ao Pai, todos aqueles que estão unidos a Jesus se ligam ao Pai e recebem após sua ressurreição o espírito de Deus.

João anima a comunidade que está órfã a mercê da ganância dos poderosos, dizendo como no Antigo Testamento Deus foi protetor dos órfãos e viúvas o Espírito Santo enviado por Deus no Pentecostes, defenderá a comunidade em meio aos conflitos:

 

“Eu não deixarei vocês órfãos, mas voltarei para vocês”(Jo 14,18)

 

Neste momento de dificuldades para a comunidade, aquilo que é o mais importante e manter a adesão a Jesus e seus mandamentos. Desta adesão firme é incondicional a Jesus que a comunidade estará sob a proteção de Deus Pai:

 

“Quem me ama, será amado por meu Pai. Eu também o amarei e me manifestarei a ele). (Jo 14,21)

 

Concluindo na interpretação do versículo 21 podemos afirmar que aquele que ama como Jesus amou, (guardando os mandamento de seu Pai) torna-se filho de Deus em Jesus, lugar onde Deus se manifesta através de seu Espírito.

10939 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook


Comentários mais antigos

  • Sérgio Coutinho (Rio) - 01/02/2016

    O interessante é como a palavra se renova a cada dia. Eu nunca tinha visto pelo lado de quando " AQUELE vira ESSE no momento em que ESSE que era Aquele guarda os mandamentos; preste atenção ! Deus é amor, Ele nos amou primeiro,o grande mandamento é o amor e Ele se manifestará em nós. Glória a Deus.

  • edison a de souza (itapevi) - 11/02/2015

    somos todos criados por DEUS quando alcançados pelo PAI tornamos erdeiros da promessa por meio do nosso SENHOR JESUS não á outros meio de acesso JESUS é o caminho a verdade e a vida aparecera muitos outro que enganaram a muitos mais quem não se desviar da verdade ou seja não andar com coceira nos ouvidos serão bem aventurados.