Samuel é dos personagens da Biblia que foi chamado por Deus quando ainda era adolescente. (ISam 3)

A mãe de Samuel se chamava Ana, era estéril. Um dia foi ao Santuário de Silo e pediu a Deus um filho dizendo que se o seu pedido fosse atendido ela entregaria seu filho ao serviço de Deus para sempre. Seu pedido foi ouvido, ela teve um lindo menino, quando foi desmamado ela o levou para o Santuário para ser educado pelo sacerdote Eli.

Uma noite, enquanto Samuel estava dormindo, ouviu seu nome sendo chamado, "Samuel! Samuel!" Então, Samuel entrou no quarto de Eli e disse: "Aqui estou! Você me chamou." Eli disse: "Eu não te chamei! Vá se deitar de novo."

 Então, Samuel foi deitar. Em pouco tempo, ele ouviu a voz chamando novamente, "Samuel!" Samuel levantou-se novamente e foi a Eli e disse: "Aqui estou eu, você me chamou." Eli disse novamente: "Samuel, eu não chamei! Volte a dormir!" Então, Samuel voltou e deitou-se novamente.

Uma terceira vez, Samuel ouviu seu nome, "Samuel!" E pela terceira vez, Samuel foi a Eli e disse: "Aqui estou!" Mas, desta vez, Eli finalmente descobriu o que estava acontecendo. Ele percebeu que era Deus que estava tentando chamar a atenção de Samuel! Então, Eli disse a Samuel para voltar para sua cama e deitar-se, e se ouvisse o seu nome novamente ele deveria dizer: "Fala, Senhor, que o teu servo escuta."

Isso foi exatamente o que aconteceu. Samuel voltou para a cama, e em pouco tempo, ele ouviu seu nome sendo chamado mais uma vez, "Samuel!" Mas, desta vez, Samuel estava pronto. Ele respondeu: "Fala, Senhor, que o teu servo escuta."

Assim aprendemos que Deus pode chamar a qualquer idade para seu serviço.